top of page
  • Silvano Formentin

5 curiosidades impressionantes sobre o David de Michelangelo

Conheça aqui algumas informações sobre uma das esculturas mais famosas do mundo!


A famosa escultura “David de Michelangelo” é uma das maiores obras de arte da história da humanidade, tanto em tamanho como em impacto. Até hoje, é uma escultura estudada e admirada pela sua imponência.


Atualmente, você pode visitá-lo na Galleria dell’Academia, um dos mais importantes museus de Florença e que também abriga alguns trabalhos de Boticceli e Gianbologna! Imperdível, não é mesmo?


Confira agora algumas curiosidades sobre a história e sobre a composição dessa impressionante atração: O David de Michelangelo!


1- Um desafio gigante


Tudo se iniciou quando os dirigentes da Ópera do Duomo decidiram decorar o exterior da Catedral Santa Maria del Fiore com doze figuras esculpidas. Para isso, um bloco de pedra gigantesco foi transportado até Florença, em 1460.


Diversos artistas tentaram e não conseguiram trabalhar com um bloco de mármore maciço tão grande, e isso fez com que ele fosse armazenado e esquecido por algum tempo.


Michelangelo foi o único que aceitou encarar o desafio, e em 1501, a Ópera do Duomo encomendou oficialmente uma escultura do artista!


2- Raios e ataques

David de Michelangelo

Devido ao seu tamanho, o David de Michelangelo não cumpriu seu objetivo primário, que era decorar a fachada da Catedral de Florença. Por isso, ele foi exposto na Piazza della Signoria, e acabou sofrendo um pouco por lá!


Por exemplo, David já chegou a ser atingido por um raio no ano de 1527, e o seu braço foi atingido por uma cadeira e se partiu em três pontos, durante um protesto. A restauração foi feita com pregos de cobre, mas os danos ainda podem ser vistos, como se fossem mesmo cicatrizes.


3- Reconstruções


Para proteger a escultura, ela foi transportada para a Galleria della’Academia no ano de 1873. Entretanto, ela ainda chegou a sofrer ataques até mesmo dentro do Museu!


Em 1991, a escultura de Michelangelo foi atacada com um martelo. O golpe acertou um dos dedos do pé esquerdo de David, que precisou ser reconstruído.



4- A representação de um homem poderoso

David foi esculpido com cabeça e mãos bem grandes. Isso não se trata de uma imperfeição da obra, e na verdade possui uma explicação muito simples: como ela foi pensada para ser admirada de baixo para cima, essa proporção equilibraria as feições do corpo de David.


Outra explicação possível é a de que as mãos foram esculpidas em um tamanho grande propositalmente porque na Idade Média, um homem de poder era chamado de manu fortis, que significa “mão forte”.


5- Uma obra visionária


Essa obra se diferenciou das outras de sua época pois o personagem David era geralmente representado como um adolescente e com as roupas e objetos da luta contra Golias.


Já o David de Michelangelo, foi construído para representar um homem imponente, forte e vitorioso. Por causa disso, se tornou também uma representação da vitória contra a tirania e na época de sua inauguração, a escultura foi adotada como símbolo da liberdade do povo na República de Florença.


É impossível negar que essa é uma escultura impressionante, e que representa o valor cultural e artístico da Itália, além de confirmar todo o talento do genial Michelangelo!


Se você gostou de saber essas curiosidades, ou se já teve a oportunidade de observar o David de perto, me conte nos comentários! Lembre-se também de cadastrar seu e-mail abaixo deste artigo, para receber atualizações do blog!


Um abraço, arrivederci!

51.539 visualizações39 comentários

Posts recentes

Ver tudo

39 Kommentare


alvaroapcerq
26. Apr. 2022

Minha admiração pelo Gêrnio de Michelangelo é infinita!


Alvaro Pedreira de Cerqueira (89 anos)

Nascido em Salvador, Bahia, em 01/10/1932

Residente em Balo Horizonte desde 1972.

Email: alvaroapcerq@gmail.com

Gefällt mir

crmorgental
29. Nov. 2021

Estivemos visitando Florença em 2015 e conhecemos está extraordinária obra de Michelangelo.Naquele dia a Chanceler Ângela Merkel visitava a Galleria dell'Academia.Razão pela qual tivemos que esperar pela abertura do Museu.

Gefällt mir

joaojorgemarquesmelo
28. Nov. 2021

Quando estive em Florença em 1973 fiquei muito feliz por tudo, a cidade realmente é uma verdadeira Obra de Arte. VIVA MIGUELANGELO.

Gefällt mir

msouzapiaz
28. Nov. 2021

Sim. Já tive o privilégio de ver de perto, o grandioso Davi.

Foi uma experiência indescritível!!!!

Gefällt mir

joaojorgemarquesmelo
25. Nov. 2021

Fiquei fascinado com tanta beleza.

Florença é uma cidade museu, nunca . esquecerei

Gefällt mir
bottom of page