• Silvano Formentin

5 curiosidades impressionantes sobre o David de Michelangelo

Conheça aqui algumas informações sobre uma das esculturas mais famosas do mundo!

Escultura David de Michelangelo

A famosa escultura “David de Michelangelo” é uma das maiores obras de arte da história da humanidade, tanto em tamanho como em impacto. Até hoje, é uma escultura estudada e admirada pela sua imponência.


Atualmente, você pode visitá-lo na Galleria dell’Academia, um dos mais importantes museus de Florença e que também abriga alguns trabalhos de Boticceli e Gianbologna! Imperdível, não é mesmo?


Confira agora algumas curiosidades sobre a história e sobre a composição dessa impressionante atração: O David de Michelangelo!


1- Um desafio gigante


Tudo se iniciou quando os dirigentes da Ópera do Duomo decidiram decorar o exterior da Catedral Santa Maria del Fiore com doze figuras esculpidas. Para isso, um bloco de pedra gigantesco foi transportado até Florença, em 1460.


Diversos artistas tentaram e não conseguiram trabalhar com um bloco de mármore maciço tão grande, e isso fez com que ele fosse armazenado e esquecido por algum tempo.


Michelangelo foi o único que aceitou encarar o desafio, e em 1501, a Ópera do Duomo encomendou oficialmente uma escultura do artista!


2- Raios e ataques

David de Michelangelo

Devido ao seu tamanho, o David de Michelangelo não cumpriu seu objetivo primário, que era decorar a fachada da Catedral de Florença. Por isso, ele foi exposto na Piazza della Signoria, e acabou sofrendo um pouco por lá!


Por exemplo, David já chegou a ser atingido por um raio no ano de 1527, e o seu braço foi atingido por uma cadeira e se partiu em três pontos, durante um protesto. A restauração foi feita com pregos de cobre, mas os danos ainda podem ser vistos, como se fossem mesmo cicatrizes.


3- Reconstruções


Para proteger a escultura, ela foi transportada para a Galleria della’Academia no ano de 1873. Entretanto, ela ainda chegou a sofrer ataques até mesmo dentro do Museu!


Em 1991, a escultura de Michelangelo foi atacada com um martelo. O golpe acertou um dos dedos do pé esquerdo de David, que precisou ser reconstruído.


4- A representação de um homem poderoso

Rosto de David de Michelangelo

David foi esculpido com cabeça e mãos bem grandes. Isso não se trata de uma imperfeição da obra, e na verdade possui uma explicação muito simples: como ela foi pensada para ser admirada de baixo para cima, essa proporção equilibraria as feições do corpo de David.


Outra explicação possível é a de que as mãos foram esculpidas em um tamanho grande propositalmente porque na Idade Média, um homem de poder era chamado de manu fortis, que significa “mão forte”.


5- Uma obra visionária


Essa obra se diferenciou das outras de sua época pois o personagem David era geralmente representado como um adolescente e com as roupas e objetos da luta contra Golias.


Já o David de Michelangelo, foi construído para representar um homem imponente, forte e vitorioso. Por causa disso, se tornou também uma representação da vitória contra a tirania e na época de sua inauguração, a escultura foi adotada como símbolo da liberdade do povo na República de Florença.

Escultura de Michelangelo

É impossível negar que essa é uma escultura impressionante, e que representa o valor cultural e artístico da Itália, além de confirmar todo o talento do genial Michelangelo!


Se você gostou de saber essas curiosidades, ou se já teve a oportunidade de observar o David de perto, me conte nos comentários! Lembre-se também de cadastrar seu e-mail abaixo deste artigo, para receber atualizações do blog!


Um abraço, arrivederci!

27,725 visualizações30 comentários

Posts recentes

Ver tudo