• Silvano Formentin

Um oceano nos separa

Alguns costumes italianos são diferentes dos brasileiros. Você está preparado(a) para as diferenças culturais que vai encontrar? Montamos uma lista de diferenças para você ir se preparando!


Já diria um famoso provérbio, "Quando em Roma, aja como os romanos"

Se você está planejando morar ou passar um período na Itália, deve se preparar para algumas mudanças além do idioma. Muitas pessoas possuem o sentimento de familiaridade devido à essência latina, mas o oceano cultural que nos separa pode ser maior do que o esperado.


Você está preparado para as diferenças culturais que vai encontrar? 

Pensando nisso, montamos uma lista de curiosidades muito importantes para que você aterrize em terras italianas bem mais preparada: 


Coisas que nunca te disseram sobre morar na Itália


1. Boletos e pagamentos.


Lá também é necessário realizar o pagamento dos famigerados boletos bancários. No Brasil o sistema bancário tem evoluído constantemente e atualmente podemos pagar todas as contas no conforto do nosso sofá por meio de aplicativos bancários.


Já na Itália, você vai se acostumar com a expressão: “andare alle poste per pagare le bollette”. O maior banco italiano, por número de agências, é o Banco Posta, então você terá que se dirigir até um Poste Italiane, que também é a empresa de serviços postais da Itália, equivalente aos correios no Brasil (por isso “posta” de “postal”), para realizar seu pagamento ou transferência.



2. Petiscos em bares


Uma das coisas que mais me chamou a atenção em minha primeira semana na Itália, é o costume de servir uns “beliscos” gratuitos nos bares.


Não conseguia entender... “como assim de graça?” eu pensava, olhando para aquele balcão do bar do Senhor Máximo, na cidadezinha de Alpignano, província de Turim, cheio de mini pizzas, mini bruschettas, azeitonas, chips e outras delícias. 

No início eu e meus amigos resistimos um pouco, mas acabamos nos rendendo a tradição. Claro que sem exagerar, não queríamos fazer feio. Obviamente ninguém comia os aperitivos sem consumir um vinho, uma água ou “una birra” (cerveja). 


Essa é uma tradição que poderia ter no Brasil

3. Cuidado ao misturar comidas


Por mais que a Itália seja visitada por pessoas do mundo inteiro, ainda existem algumas coisas que podem fazer com que os italianos te olhem de modo estranho, ou grosseiro.


Lembre-se: a comida italiana equivale a uma obra de arte.

Os italianos não veem com bons olhos: queijos com frutos do mar, ketchup ou maionese na pizza, cappuccino depois das refeições e principalmente, pedir para modificar o prato do cardápio, querendo, por exemplo, tirar a cebola ou trocar o molho... o que é bem comum no Brasil, mas quase um crime na Itália, seria como comprar uma pintura de Michelangelo e mandar mudar a cor. 


4. A faxina tem que ser diferente


Se você é como a maioria dos brasileiros na hora de limpar a casa, já está acostumado a pegar os bons amigos sabão e balde e ir lavando tudo. Mas cuidado para não alagar seu apartamento na Itália, já que lá não existem ralos assim como no Brasil. Os italianos costumam utilizar panos específicos para limpeza ou o mocio, uma espécie de esfregão com lã para limpar o chão. 


5. Sem lixeiros nos banheiros


E se parece estranho não ter ralo nos ambientes, imagine não ter lixeiro no banheiro. A primeira vista fica a pergunta: e agora, o papel vai onde? Sim, no vaso mesmo. O papel higiênico é biodegradável e o tratamento de esgoto suporta esse material.


Neste aspecto Veneza está entre as exceções por ser uma cidade com canais e não ruas; e assim estar mais suscetível a enchentes.


6. Parla italiano


Talvez o maior choque cultural será a comunicação. Muitos brasileiros acreditam que por se tratar de um idioma latino os italianos estarão nos esperando de braços abertos e farão malabarismo na hora da comunicação.


Assim como os franceses, os italianos são muito ligados às suas raízes e tendem a não se esforçar para ajudar alguém que fala outro idioma. 

Pode generalizar? Realmente não, alguns italianos são muito gentis e solícitos, mas eles podem ser raros e é melhor não contar com a sorte para se comunicar e ter uma viagem ou estadia completa e maravilhosa. 


Deixe seu comentário se você tem vontade de aprender italiano definitivamente.

132 visualizações

NUNCA MAIS PERCA UMA POSTAGEM!

Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades, além de dicas e aulas gratuitas!

Siga-me também nas redes sociais

  • Instagram

© 2019, Silvano Formentin

  • Ícone preto do Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Ícone preto do Instagram