top of page
  • Silvano Formentin

A celebração de Páscoa na Itália

A Páscoa na Itália, juntamente com o restante da Semana Santa representa a forte tradição religiosa do país.


Assim como no Brasil, a Páscoa na Itália é uma festa religiosa muito importante. A data é celebrada todo ano, no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera/outono.


Ainda assim, existem algumas diferenças em relação à Páscoa da Itália e a do Brasil. Desde as comidas típicas até as brincadeiras e os presentes, essa diferença cultural é o que faz da Semana Santa um período tão interessante no país da bota.


Dessa forma, confira nesse artigo as informações que reuni sobre a Páscoa na Itália. Entenda o que comem, fazem e celebram os italianos nessa data tão especial! Confira, ainda, os ritos e tradições que acontecem até hoje!


A origem da celebração de Páscoa


A Páscoa é uma celebração com um plano de fundo religioso muito forte. Na Itália, então, a população carrega muitas tradições, simbolismos, história, lendas e religiosidade, afinal, estamos falando do local que é a sede da Igreja Católica.


Ainda assim, a Itália antiga é repleta de folclore e ritos pagãos, onde se celebrava o início da primavera, as colheitas e a fartura. Conta a história que os antigos romanos comemoravam nesse período um culto à fertilidade.


A tradição era de que as crianças procurassem por ovos escondidos em suas casas e recebiam doces como prêmio, costume bem comum até os dias de hoje - ainda que existam algumas adaptações.


Atualmente, essas celebrações se misturam com as religiosas que fazem referência à morte e ressurreição de Jesus Cristo. Isso deu origem a uma data festiva muito interessante, repleta de referências e uma herança cultural muito rica. Confira todos os detalhes a seguir!


Os símbolos da Páscoa na Itália



Os símbolos da Páscoa na Itália são parecidos com os conhecidos aqui pelo Brasil, e também carregam significados religiosos, representando a renovação. Veja aqui quais são os principais, e seus respectivos significados!


L'uovo - O Ovo


O ovo, assim como o pintinho, são símbolos de nascimento e de uma nova vida. O ovo é uma imagem muito representativa da Páscoa, por celebrar a ressurreição de Jesus Cristo — ou seja, o seu renascimento.


Na Itália, além do ovo ser consumido em receitas salgadas, também é comum encontrar ovos decorados com diversos desenhos e dedicatórias, recheados com doces, e até mesmo os ovos de chocolate, tão famosos no Brasil.


L'agnello - O Cordeiro


No cristianismo, Jesus muitas vezes foi comparado ao cordeiro, chamado de “Cordeiro de Deus”. Isso se dá pelo fato do cordeiro era um animal dócil muito usado para sacrifícios em nome de Deus.


Assim, se o ovo é o símbolo da vida, o cordeiro representa o sacrifício feito pelo Filho de Deus. Adotar o cordeiro como símbolo da Páscoa é uma tradição também dos judeus, que consomem cordeiro em memória ao fato de que Deus, antes de enviar a última praga contra os egípcios para matar todos os primogênitos, prometeu a salvação se os chefes de família marcassem as portas das suas casas com sangue de cordeiro.


Il Coniglietto - O Coelhinho


Assim como o ovo, o coelho representa a reprodução, nascimento de novas vidas e renovação. Além disso, como este animal muda a cor do seu pelo conforme as estações quentes e frias, é referido por Santo Ambrósio como um símbolo da Ressurreição.


Da mesma maneira, o coelho era um dos primeiros animais a serem vistos com o fim do inverno. Isso fez com que o coelho passasse a ser enxergado como um símbolo da renovação e, portanto, da ressurreição.


La campana - O Sino


O sino representa a festa, a alegria com que os fiéis celebram a Páscoa e a Ressurreição de Jesus. Assim, na Sexta-feira Santa, quando se comemora a morte de Cristo, os sinos de todas as igrejas tocam em luto, enquanto no dia de Páscoa os sinos de todas as igrejas tocam em celebração para anunciar a Ressurreição de forma festiva.


Il cero - A Vela


A vela representa a ressurreição de Cristo e os fiéis que acompanham a chegada da vela à igreja em procissão simbolizam o novo povo de Deus seguindo o Cristo ressuscitado, a luz do mundo.


Mais um símbolo com forte significado religioso, a luz da vela ilumina as trevas, e por isso ela é um símbolo de Jesus, considerado a luz do mundo, pois com sua morte e ressurreição derrotou as trevas.


A culinária de Páscoa na Itália


Assim como o Natal e diversas outras festas da Itália, a Páscoa também é uma celebração familiar. Sendo assim, é muito comum que as famílias italianas se reúnam desde a manhã do domingo de Páscoa.


Teoricamente, é o café da manhã do domingo de Páscoa que marca o fim do jejum da quaresma, pois esse é o primeiro alimento substancioso depois dos 40 dias - e muitas delícias são reparadas ao longo do dia para essa celebração especial.


É claro que isso envolve muita comida - afinal, não seria diferente na terra de uma das culinárias mais famosas do mundo. A gastronomia típica de Páscoa na Itália é diferente entre as regiões do país, mas as principais comidas você confere agora:


1 — Agnello / Cordeiro

Além de ser um dos símbolos que representam a religiosidade da data, o cordeiro se faz presente também na mesa dos italianos durante a Páscoa. Em quase todas as regiões do país, o cordeiro é consumido como prato principal no almoço.


A diferença se dá entre os acompanhamentos: no Piemonte, ele é assado com batatas, no Vêneto e na Campânia é feito com alecrim e cebola, e na Sicília, com queijo e ovos, por exemplo.


Seu consumo tem significado religioso, pois representa o sacrifício de Cristo na cruz. Também está ligado à celebração judaica da Páscoa, onde, antes do êxodo do Egito, conforme prescrito por Deus a Moisés, o povo de Israel sacrificou um cordeiro e o comeu assado, junto com ervas e pão.


2 — Torta Pasqualina


A torta pasqualina é um prato típico da região da Ligúria durante a Páscoa. Ela leva ovos cozidos inteiros no recheio, como uma forma de simbolizar o renascimento e a vida, que é celebrada nesse período nos rituais do cristianismo e também nas celebrações pagãs de equinócio.


Esse prato consiste em massa folhada à base de farinha e azeite de oliva, com recheios que variam entre espinafre, alcachofra ou acelga. Além disso, a receita também leva queijo ralado, noz moscada, noz-moscada, e é claro, os ovos.


A torta pasqualina é um prato que pode ser encontrado também fora da Itália, pois é muito popular no Uruguai, Paraguai, Argentina e ate mesmo no Chile. A diferença é que, nestes outros países, ela é consumida durante o ano todo, não sendo uma exclusividade da Páscoa.


3 — Colomba


A Colomba é um doce popular da Páscoa aqui no Brasil também! Esse doce, nascido em Pavía, na Itália, tem uma história de origem bem interessante: Conta a lenda que, quando a cidade do norte da Itália estava sendo saqueada por soldados do rei dos Lombardos, Alboino, um padeiro da cidade decidiu assar um bolo em formato de pomba para simbolizar a paz!


Ele ofereceu o bolo aos invasores, e eles gostaram tanto do doce que decidiram poupar a cidade e não mais invadi-la! A história sendo verdadeira ou não, o importante é que o bolo em forma de pomba (colomba, em italiano) tornou-se uma tradição da Páscoa.


4 — Pinza


A Pinza é mais um doce que compõe a mesa dos italianos na região de Friul-Veneza Júlia durante a Páscoa. Ela nada mais é do que um pão doce e cítrico, aromatizado com casca de limão e laranja!


Conforme a tradição, ele é servido acompanhado de uma fatia de presunto para quebrar o jejum da sexta-feira santa. Em sua cobertura, é desenhada uma espécie de cruz, que simboliza a paixão de Cristo.



Como são as celebrações de Páscoa na Itália?


As comemorações da Páscoa na Itália se iniciam na sexta-feira (data em que os italianos trabalham normalmente) e vão até a segunda-feira! Isso mesmo, a celebração de Páscoa não acaba no domingo.


Isso acontece, pois, na Itália, a segunda-feira também é um feriado conhecido como “pasquetta”. Essa é uma data que celebra a aparição do anjo para mulheres que visitavam o sepulcro de Jesus anunciando a sua ressurreição.


Se o fim de semana é celebrado com refeições em família, a “pasquetta” é comemorada com mais reuniões familiares, piqueniques, passeios pelo centro da cidade e pelos pontos turísticos.


De uma maneira geral, a Páscoa na Itália é um momento de paz, união familiar e o toque especial que todo evento na Itália carrega: a comida deliciosa e confraternização ao redor da mesa!


Me conte nos comentários: Quais são os costumes de Páscoa da sua família? Lembre-se também de cadastrar seu e-mail no campo abaixo do artigo para receber as atualizações aqui do blog!


Buona Pasqua!


Arrivederci!

4.346 visualizações18 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page