top of page
  • Silvano Formentin

A história da família mais poderosa da Itália

Os Médici construíram um verdadeiro império, e são os principais responsáveis pelo triunfo de Florença!


Firenze (Florença) nem sempre foi uma potência na Europa — no ano de 1348, ela foi infelizmente atingida por uma doença muito contagiosa, conhecida como Peste Negra!


A falta de trabalhadores resultou na perda das colheitas, o que acabou gerando fome, e, por consequência, gerou também uma grande crise econômica em Firenze, que permaneceu em decadência até a família Médici assumir o controle no século quinze.


Os Médici foram uma família de banqueiros que comandaram Firenze, reergueram a cidade e foram importantíssimos no movimento renascentista. Eles foram os donos do Banco Médici, principal instituição econômica da história da cidade! E eu vou te contar como eles conquistaram tudo isso! Vem comigo!



A origem dos Médici


A história dessa família poderosa começa com Giovanni di Bicci de Medici, o patriarca, que tinha um cargo muito importante no governo de Firenze. Ele era gonfanoleiro, ou seja, ele comandava as forças armadas da cidade, entre outras atribuições.


Foi ele quem fundou o banco Médici, e deixou para os filhos Cosimo e Lorenzo um verdadeiro império!


Giovanni foi um grande homem de negócios, e o Banco Médici abriu filiais por toda a Europa. Ele morreu em 1428, com 68 anos e uma excelente reputação na cidade, o que contribuiu para o sucesso dos seus descendentes.


Após o falecimento de Giovanni, seu filho Cosimo assumiu os negócios da família. Ele também fez um excelente trabalho, manteve a riqueza que seu pai havia acumulado, mas uma ditadura imposta pela família Albizzi o fez se afastar de Firenze.


Os Albizi e outros membros de classe alta da cidade acusavam Cosimo de querer derrubar o governo e agir contra as oligarquias de Firenze – ou seja, contra as famílias que detinham o poder naquela época. Isso fez Cosimo deixar a cidade em 1433.



O triunfo de Cosimo

Pintura de Cosimo de Medici

Depois de passar um ano exilado em Veneza, Cosimo de Médici retornou à Firenze e foi recebido com muita festa pelo povo, pois ele já era famoso e considerado um benfeitor. Esse retorno triunfal foi o começo do fim do governo republicano na cidade, pois, aos poucos, Cosimo foi usando sua alta quantidade de dinheiro para apadrinhar a classe média!


Além disso, ele se aliou aos poderosos da cidade, e ganhou a confiança de todos, o que acabou dando à família Médici ainda mais poder, até chegarem ao comando de Firenze, em um domínio que durou quase 300 anos.


A Fortuna de Cosimo de Médici era tão grande que ele se tornou simplesmente o homem mais rico de toda a Europa. Inclusive, nessa época Firenze já havia se tornado uma cidade extremamente rica, e além do Banco Médici, haviam também dezenas de outros bancos que emprestavam dinheiro até para reis, imperadores e papas. Isso fez com que Firenze se tornasse mais rica do que a própria Inglaterra.


A influência no movimento renascentista

Pintura O Nascimento de Vênus

Com seu dinheiro, os Médici fizeram de sua família uma instituição que mandou e desmandou na política, na arte e até na religião. A fama e a aprovação do comando da cidade pelos Médici eram tão grandes que ninguém se opôs quando o poder passou para o filho de Cosimo, Piero, e logo depois para o neto, Lorenzo.


Conhecido como O Magnífico, Lorenzo levou o governo dos Médici ao auge em 1469. Muito culto, interessado em leituras de temas como filosofia, poesia e arte em geral, ele também era um diplomata nato e ótimo negociador.


Ele atraiu comerciantes judeus para a cidade e trouxe os melhores artistas da época para Florença, o que fortaleceu ainda mais a economia local. Esse foi um passo essencial para o Renascimento, movimento artístico que marcou a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.


Ali, surgiram nomes como Michelangelo, Donatello, Brunelleschi, Sandro Botticelli, Nicolau Maquiavel, Leonardo da Vinci e diversos outros grandes pintores, escultores e arquitetos famosos.


Firenze foi o centro transmissor de arte e cultura na época do Renascimento, pois muitos artistas italianos foram para outros países da Europa e acabaram espalhando os conhecimentos sobre estilos e técnicas de pintura e escultura desenvolvidos na cidade.


Este fato fez com que o Renascimento não ficasse restrito à Península Itálica, espalhando-se por vários países. Obviamente, isso gerou uma herança cultural impressionante, que ainda pode ser observada atualmente em Firenze. São inúmeros palácios, galerias de arte, museus e edifícios históricos.



A consolidação de uma dinastia

Mesmo tanto anos depois, a história e o nome da família Médici ainda é muito celebrado em Florença. Na cidade, você pode visitar diversos museus e locais que foram influenciados por essas figuras.


Dica: Se você gosta de assistir filmes e séries, e quer descobrir mais sobre a história dessa incrível família, eu sugiro a série Medici: Masters of Florence (disponível na HBO Max e Claro TV)!


Na trama, Cosimo de Médici acaba tendo que assumir o Banco de Médici, pois seu pai e dono do lugar, é assassinado misteriosamente. É uma indicação perfeita para quem gosta de desvendar mistérios e suspense, e é claro, de história! Confira um pequeno trailer abaixo:


Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais afundo a história dos Médici! Como sempre, vou pedir para você deixar um comentário aqui abaixo, me contando o que achou do artigo e dando a sua opinião!


Nos vemos nos próximos posts! Arrivederci!

3.935 visualizações34 comentários

Posts recentes

Ver tudo

34 Comments


Nazare Barreto
Nazare Barreto
Dec 19, 2022

professor Silvano, muitíssimo boa aula, estou agora em Bologna, mas pretendo visitar Florença com certeza, à propósito, estudamos um pouco sobre a família Médici no meu curso de gastronomia, muito interessante, continuo seguindo suas aulas no YouTube, principalmente as aulas sobre utensílios de cozinha.

Obrigada pelos ensinamentos!

Like

celvc
Nov 29, 2022

Adorei, professor! Por favor, continue dividindo seu conhecimento!

Like

fabinoce
Nov 08, 2022

Pode e deve continuar nos enviando a história da Itália , pois não existe coisa melhor chegar num país e saber e tem conhecimento de sua história obrigada

Like

jramos.shv
Sep 22, 2022

muito bom, conhecimento nunca foi demais.

Like

jramos.shv
Sep 22, 2022

gostei muito

Like
bottom of page