top of page
  • Silvano Formentin

A macabra história da Ponte dos Suspiros, em Veneza

Muitos dizem que a ponte é tão bela que arranca suspiros de quem passa por lá, mas a história verdadeira não é bem essa…


A Ponte dos Suspiros, em italiano, Ponte dei Suspiri é uma belíssima ponte de pedra, ponto turístico marcante de Veneza! Ela foi projetada pelo arquiteto Antonio Contin e inaugurada em 1603!


Ao longo dos anos, muitas teorias surgiram para explicar o nome dado a Ponte! Para alguns, ela é uma obra arquitetônica tão bela que arranca suspiros de quem a admira, para outros, os suspiros vêm dos apaixonados casais que passam de gôndola por debaixo da sua estrutura.


A verdade, entretanto, não é tão romântica ou suave assim - eu diria, até, que a história da ponte é um tanto obscura. É exatamente isso que eu vou te contar no artigo de hoje! Aproveite, boa leitura!


A história da ponte

Inicialmente, os prisioneiros em julgamento em Veneza eram mantidos nas câmaras da prisão subterrânea no Palácio dos Doges — local por onde se acessa um dos lados da ponte.


Entretanto, conforme o número de prisioneiros crescia, a prisão foi expandida para um prédio do outro lado do canal chamado Nova Prisão, e a Ponte dos Suspiros foi construída principalmente para transportar os prisioneiros diretamente de seu julgamento para suas celas.


É por isso que, o nome da ponte vem dos suspiros dos prisioneiros que cruzaram a ponte a caminho de suas celas de prisão ou câmara de execução, capturando seu último vislumbre da beleza de Veneza através das pequenas janelas. A passarela da ponte também está dividida em duas partes e separada por um muro. Isto foi feito para que os prisioneiros que caminhavam em direções opostas nunca pudessem se ver ou se cruzar. Isso só reforça o quanto a vida de um prisioneiro era solitária e sem esperança!


O prisioneiro fugitivo


Dar uma rápida olhada pela janela e encarar a execução foi o destino de praticamente todos os prisioneiros, com exceção de um...


Giacomo Casanova, escritor e aventureiro italiano, foi feito prisioneiro no (Palácio Ducal) em 1755, e colocado em uma cela minúscula, com a previsão de permanecer por ali por pelo menos 5 anos. Ela havia sido preso na madrugada de 26 de julho de 1755, sob a acusação de levar uma vida dissoluta, de possuir livros proibidos e de fazer propaganda antirreligiosa.


Giacomo era conhecido como um mulherengo, aventureiro, e uma de suas mais notáveis aventuras foi justamente escapar de ser mais um homem que dava seus últimos suspiros na Ponte dos Suspiros.

Inconformado com a sua prisão, ele começou a cavar um túnel já nos primeiros dias encarneirado. Esse plano, entretanto, falhou quando ele foi trocado de cela. Mas, mesmo com essa adversidade, ele não desistiu, e depois de 16 meses, fugiu por um buraco feito no teto da cela, de onde ele teve acesso aos telhados do Palácio ducal e saiu em fuga rumo à França!


Você pode ler tudo sobre essa grande aventura no livro História da Minha Fuga das Prisões de Veneza, com autoria do próprio Giacomo! — pois, sim, ele relatou tudo!


A beleza da Ponte dei Suspiri


Nem só de histórias trágicas e de épicas aventuras vive a Ponte dos Suspiros — ela também reserva um espaço para o romance! Diz a lenda que o amor eterno estará garantido se você passar por baixo da ponte de gôndola ao pôr do sol com os sinos do campanário de são Marco tocando.


Vale a pena tentar… Você não acha? Pelo menos, eu tenho certeza de que a vista será linda!


Falando em vista, a maneira mais fácil de ver a Ponte dos Suspiros por fora é visitando uma das pontes vizinhas. A mais fácil de se alcançar é a Ponte Paglia ao lado da Praça São Marco e logo atrás do Palácio dos Doges. Mesmo sendo uma das pontes mais movimentadas de Veneza, vale a pena ir até lá, pois a luz entra por trás e ilumina perfeitamente a Ponte dos Suspiros. É exatamente o que você precisa para uma foto maravilhosa!


A Ponte dos Suspiros é um exemplo incrível da história de Veneza, a cidade que cresceu e prosperou em cima da água! Espero que você tenha gostado de aprender um pouco mais sobre esse ponto turístico indispensável da Itália.


Lembre-se de deixar seu comentário aqui embaixo, me contando o que você achou do artigo e das histórias que contei aqui! Caso ainda não tenha feito, cadastre seu e-mail no campo logo abaixo do artigo para sempre ficar por dentro das novidades daqui!


Arrivederci!

6.984 visualizações61 comentários

Posts recentes

Ver tudo

61 Kommentare


silsarib27
26. Sept. 2022

Ciao professor Silvano.

Mi piace tanto questa historia e la arte italiana.

Grazie mille!

Gefällt mir

geraldobatistaaraujo
23. Sept. 2022

A História de Roma e de seu império é fascinante.

Gefällt mir

verallsp.07
02. Sept. 2022

Adorei o artigo. Histórias excelentes ❗💗 Conteúdos enriquecedores ❗ Parabéns ‼️👏👏👏👏

Gefällt mir

Geminiano Cardoso Santos
Geminiano Cardoso Santos
17. Aug. 2022

Historia fascinante dessa ponte, assim como há varias outras historias belíssimas que encanta e que causa desejo de conhece-las.

Gefällt mir

bosco.scabbia
10. Aug. 2022

EXCELENTE. SUAS HISTÓRIAS DAS ILHAS DE VENEZA ME FEZ RECORDAR AS VIAGENS QUE FIZ À ITÁLIA. ELA É MA - RA VI - LHO - SA.

OBRIGADA PELAS VIGENS QUE ME FEZ RECORDAR E ME INCENTIVAR A VOLTAR PARA REVER ESSAS MARAVILHAS.

UMA DICA: JÁ PENSOU DAR AULAS DE PORTUGUÊS AOS ITALIANOS? E CONTAR NOSSA HISTÓRIA MOSTRANDO NOSSAS BELEZAS NATURAIS E NOSSA CULTURA?

GRAZIE PER TUTTI !

Gefällt mir
bottom of page