top of page
  • Silvano Formentin

As 5 atrações mais estranhas da Itália

Nem só de Torre de Pisa e Coliseu vive o turismo da Itália...

Que a Itália é repleta de paisagens incríveis e monumentos impressionantes, acho que todos já sabem. Mas, quando se trata de atrações estranhas e curiosas, o país da bota também é um prato cheio!


Se você é o tipo de turista que adora ir atrás de localidades diferentes, ou se a sua curiosidade sempre fala mais alto, nesse artigo eu trouxe uma seleção de 5 lugares inusitados que podem ser visitados na Itália!


Desde museus com cadáveres até bichinhos de pelúcia gigantes... Tenho certeza que você irá se surpreender! Confira agora as 5 atrações mais estranhas da Itália!


1 — O Coelho Gigante dos Alpes


Os Alpes italianos são o lar de um coelho um tanto quanto diferente! Ele se chama Haze, e possui nada mais do que 55 metros de comprimento!


Ele foi colocado no topo da colina de Colletto Fava, região de Piemonte, por artistas em 2011. Infelizmente, a previsão é de que até 2025, ele já tenha se decomposto com a ajuda do tempo e dos animais, por ser feito de palha e tecido.


Então, se você quer visitar esse coelho diferente, fique atento: é melhor correr antes que ele desapareça!


2 — O Cristo Submerso de San Fruttuoso

Na Baía de San Fruttuoso, entre Camogli e Portofino, na Riviera italiana, fica localizada uma uma das atrações subaquáticas mais visitadas do mundo! Estou falando da estátua de Jesus Cristo feita em bronze, em posição de oferenda: com as mãos e cabeça voltadas para cima, em direção a superfície da água.



Essa estátua foi esculpida pelo artista Guido Galleti, sob a sugestão do mergulhador italiano Duilio Marcante. A obra possui 2,5 metros de altura se encontra a 17 metros de profundidade! Ela foi colocada sob as águas em 22 de agosto de 1954, próximo ao local de falecimento de Dario Gonzatti, o primeiro italiano a usar equipamentos de mergulho.


A obra é conhecida como Il Cristo degli Abissi ou, O Cristo do Abismo em português.


3- Centuripe, a cidade em formato de pessoa


Centuripe é uma comuna italiana da região da Sicília, na província de Enna, e tem cerca de 5.900 habitantes! Essa pequena cidadezinha é como qualquer outra cidade do interior da Itália: calma, pacata e charmosa.


O que chama atenção em Centuripe é justamente o seu formato! Vista de cima, a cidade tem o formato de uma pessoa! Mas, as suas atrações não param por aí. Chamada de “Varanda da Sicília”, ela oferece uma maravilhosa vista panorâmica de 360 graus de toda a região, especialmente do Monte Etna onde o vulcão de mesmo nome está em constante erupção.


Além disso, Centuripe possui um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, referente ao período helenico e romano. A cidadezinha em formato de pessoa com certeza é um roteiro imperdível para quem visita a Sicília!



4 — A Fonte de Vinho, na Villa Caldari


Que os italianos são apaixonados por vinho todo mundo sabe, mas você acredita que eles amam tanto essa bebida que criaram até um fonte que jorra vinho o tempo todo?


Essa atração curiosa fica na Villa Caldari, em Abruzzo, na província de Chieti, não muito longe de Ortona e se trata de uma fonte que jorra vinho ininterruptamente! Ela foi inaugurada em 9 de outubro de 2016, data que é tradicionalmente dedicado à colheita e à prensagem de Montepulciano Storico Nitae, uma videira típica de Abruzzo.


O melhor de tudo é que, assim como as outras fontes de água potável espalhadas pela Itália, a bebida é gratuita! Por isso, se estiver passando pela região, não deixe de se deliciar com um delicioso vinho típico e gratuito!


5 — O museu da morte, em Palermo


Se você gosta de atrações macabras e diferentes, As Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo, na Sicília, abrigam um dos museus mais originais e curiosos do mundo! Essas catacumbas são o “lar” de mais de oito mil esqueletos — a maioria deles pertencentes à elite, clero e nobreza locais.


Essas catacumbas existem desde o ano de 1599, quando o monge Silvestro de Gubbio foi sepultado no local, para ser orado e visitado, já que ele tinha reputação de santo! Depois disso, os frades capuchinhos iniciaram um cemitério subterrâneo atrás do altar da Igreja Santa Maria della Pace.


Tudo era feito de maneira desleixada: os corpos eram enrolados em lençóis e jogados em uma espécie de fossa. Com o tempo, o espaço ficou pequeno demais, e ao transportar os corpos para um ambiente maior, os frades repararam que muitos haviam se mumificado naturalmente!


A partir de então, os corpos começaram a ser colocados em pé, em nichos, na disposição que pode ser observada hoje.


O Museu das Múmias pode ser visitado de segunda a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00, e o valor da entrada é de 3 euros!


Passeios diferentes


Aposto que depois desse post, você já tem, pelo menos, um local curioso na Itália que está com vontade de visitar! Estou certo?


Me conte aqui nos comentários qual desses lugares diferentes da Itália você ficou com mais vontade de visitar!


Lembre-se também de cadastrar seu e-mail no campo abaixo do texto, para receber as atualizações do blog diretamente no seu e-mail!


Nos vemos no próximo artigo!


Arrivederci!











126.154 visualizações50 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page