top of page
  • Silvano Formentin

Capodanno: o ano novo na Itália

O ano novo é uma data muito simbólica que representa a renovação, e na Itália, algumas tradições especiais marcam esse dia chamado de Capodanno.


O réveillon dos italianos possui algumas similaridades e várias diferenças na maneira como comemoramos no Brasil, a começar pelo clima — por lá, a temperatura é baixa, podendo até nevar em algumas localidades.


Capodanno

Apesar disso, algumas celebrações acontecem na rua e as pessoas não se assustam com o frio. É comum assistir a queima de fogos e os shows gratuitos que acontecem em algumas cidades grandes. Roma, por exemplo, recebe turistas e moradores em diversos pontos como no Coliseu, Circo Massimo e Piazza Del Popolo.


Em Milão, há shows em vários pontos da cidade como Piazza Castello e Piazza Affari, mas é a Piazza Duomo o lugar que fica mais lotado e onde acontecem os shows mais importantes.


Em Veneza, o clima de amor se intensifica na noite de ano novo. Muitas pessoas vestidas de branco se reúnem na belíssima Piazza San Marco, onde aguardam a chegada da meia noite para darem o famoso beijo coletivo, conhecido como “Bacio di Mezzanotte”, ou, “beijo da meia-noite”, uma tradição local.


Para aqueles que não desejam passar a virada do ano na rua, se reunir em casa com familiares e amigos também é bem comum. Na ceia de ano novo, a cenone di capodanno, os italianos gostam de comer frutos do mar, lentilhas e carne de porco, mais especificamente um embutido chamado cotecchino ou o zampone, que é a pata dianteira do porco recheada com carne.


Para brindar, um bom espumante.


Assim como os brasileiros, os italianos seguem algumas superstições. Eles também acreditam que comer lentilha à meia-noite traz boa sorte e prosperidade. Outro costume parecido com este é o de comer 12 uvas ou 12 uvas-passas, uma para cada mês do novo ano, para atrair dinheiro, sucesso e sorte nos meses que vão seguir.


Ainda nas tradições comestíveis, temos a romã, símbolo da fertilidade. Dizem que comê-la na última noite do ano na companhia do seu amor atrai prosperidade, fidelidade e devoção.


Um costume diferente de muitas partes da Itália é o de jogar objetos velhos pela janela. A meia-noite, vários italianos têm o hábito de lançar coisas antigas pelas janelas - geralmente louças - em um ato simbólico de dizer adeus às coisas velhas acumuladas durante o ano, para dar espaço a coisas novas e melhores.


Outra superstição bem antiga é a de reparar na primeira pessoa que você encontra na rua depois da meia-noite. Se você encontra uma pessoa mais velha ou um corcunda, o novo ano estará cheio de surpresas positivas. Se você encontra um bebê, um padre ou um médico, de acordo com a tradição, isso representa má sorte.

Já na manhã do primeiro dia do ano, alguns corajosos se arriscam pulando da Ponte de Santo Ângelo para dentro do Rio Tibre, em Roma. O salto é considerado muito arriscado porque o rio é muito raso para mergulhos desse tipo. Além disso, a água é bastante fria nessa época do ano — inverno no hemisfério norte. O primeiro salto foi realizado em 1946, e até hoje muitos italianos e estrangeiros vão ao local somente para observar. Para os praticantes, o mergulho é uma maneira de atrair boa sorte.


Claro que este ano as coisas estão um pouco diferentes, não apenas na Itália, mas no mundo todo. Devido à pandemia e ao aumento dos casos de coronavírus no país, as autoridades restringiram a mobilidade dos cidadãos entre os dias 21 de dezembro e 6 de janeiro. Além disso, a Itália também entrou em regime de lockdown, um isolamento mais restrito. Isso significa que não vai ser possível viajar de uma região a outra, e claro, as aglomerações estão estritamente proibidas. Todos os bares e restaurantes vão permanecer fechados nesse período de festas, e as lojas não essenciais serão fechadas entre 24 e 27 de dezembro, 31 de dezembro e 3 de janeiro, além de 5 e 6 de janeiro. Nesses dias, a população só poderá circular por razões de trabalho, saúde ou emergência.


Com costumes parecidos ou diferentes dos nossos, o fato é que os italianos sabem aproveitar uma boa festa e celebrar a passagem dos anos com muita alegria, e tenho certeza que saberão enfrentar essa virada de ano atípica com bom humor e esperança.


O que você mais gostou na maneira que eles costumam celebrar o réveillon? Me conte nos comentários! Além disso, não esqueça de cadastrar seu e-mail no campo disponível abaixo do artigo, para que eu possa avisar você cada vez que uma postagem nova vai ao ar! Dessa forma, você não perde nenhuma novidade do blog.


Espero que você tenha uma excelente virada de ano, e que os próximos 12 meses lhe tragam muitas alegrias e vitórias!


Arrivederci! Buon Capodanno!



599 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page