• Silvano Formentin

Casas na Itália por 1 euro: tudo o que você precisa saber!

Confira aqui tudo sobre as desejadas casas na Itália que podem ser compradas por apenas um euro!

Residências na Itália

Você já imaginou poder comprar casas na Itália por 1 euro? Ter uma residência em regiões belíssimas como a Toscana, Sicília, Sardenha ou Lombardia? É um verdadeiro sonho, não é mesmo?


Bom, a verdade é que mais de 30 vilarejos estão com casas à venda por esse valor simbólico. Essa é uma iniciativa que pretende reduzir o abandono de pequenas cidades, incentivando assim o aumento da população nesses locais.


Mas então, por que não estamos todos nos mudando para lá e aproveitando essa promoção de casas na Itália por 1 euro? Nem tudo é tão simples assim, e é exatamente isso que eu vou explicar nesse artigo!


A origem das casas na Itália por 1 euro

Casas por 1 euro na Itália

Em primeiro lugar, é interessante entender como essa história toda surgiu! Tudo se iniciou na década de 1960, onde grande parte da população italiana se mudou das zonais rurais para os grandes centros urbanos.


A modernização e a boa fase da economia do país tiveram um lado negativo: essas pequenas cidades, cuja população já era pequena, acabaram com ainda menos moradores.


A partir de então, a população que ainda permaneceu nessas cidadezinhas foi envelhecendo, e seus herdeiros foram perdendo o interesse em permanecer na sua terra natal, buscando também as cidades grandes.


Então, a iniciativa de vender casas e terrenos por um preço simbólico começou por esse motivo. Como a Itália é um país que se preocupa muito em preservar as tradições, essa foi uma forma encontrada para repovoar essas pequenas cidades e assim, não as deixar cair no esquecimento.


Tudo parece muito simples, mas existem detalhes relacionados à compra dessas casas, e é isso que eu vou contar para você agora!


A burocracia das casas na Itália por 1 euro

Moradia na Itália

Comprar uma casa por 1 euro apenas está ao alcance da maioria das pessoas! Entretanto, os pormenores desse acordo não são tão simples: existe um lado burocrático por trás de tudo!


Para começar, pessoas de qualquer nacionalidade podem adquirir as casas, mas moradores de fora da União Europeia precisam de uma autorização de residência, chamada de “permesso di soggiorno”.


Esse é um documento que precisa ser renovado a cada dois anos, mas só é concedido a pessoas que preenchem alguns requisitos, como por exemplo: ter uma renda estável, ter algum parente morando na Itália, ter um emprego garantido no país, entre outros.


Cada cidade tem suas regras específicas, mas no geral, quem adquirir uma casa por 1 euro precisa arcar com outros custos também. O novo proprietário da casa precisa pagar por uma reestruturação do imóvel, e é aí que entra a pegadinha!


A grande maioria das casas não estão com uma estrutura muito boa, e a reforma não pode ser feita de qualquer jeito! Por serem imóveis históricos, é necessário seguir um monte de regras específicas para preservar o patrimônio cultural e arquitetônico.


Além disso, o novo proprietário também tem um prazo para realizar a tal reforma, bem como acertar toda a nova documentação do imóvel. Caso isso não aconteça, ele precisa pagar uma multa e devolver a casa à prefeitura.


E aí, que tal se mudar para a Itália?

Casas na Itália

Podemos ver que, ao contrário do que diz a propaganda, essas casas na Itália acabam custando bem mais que um euro. Ainda assim, existem pessoas que consideram essa uma boa oportunidade de negócio.


Se você tem interesse, pode visitar o site Case a 1 euro para analisar algumas opções de imóveis disponíveis! Para fechar o negócio, entretanto, é preciso entrar em contato diretamente com a prefeitura do município.


Mas se você fosse investir em uma dessas casas, em qual região das Itália gostaria que ela ficasse? Me conte nos comentários!


Além disso, se precisar de um pouco de inspiração, visite a aba “Turismo na Itália” aqui no meu blog, e conheça um pouco mais sobre diversas cidades e paisagens desse país que tanto amamos!


Lembre-se de cadastrar o seu e-mail no campo abaixo desse artigo! Dessa forma, eu posso te notificar cada vez que um novo post for ao ar, para você não perder nenhuma novidade do blog!


Arrivederci!


3,903 visualizações18 comentários

Posts recentes

Ver tudo