top of page
  • Silvano Formentin

Celebrações diferentes do fim de ano italiano

Confira aqui algumas tradições curiosas dos italianos no Natal e no Ano Novo!


Os italianos, assim como os brasileiros, amam o Natal! Eu já escrevi um artigo aqui no blog contando como eles celebram essa data, e você pode conferir nesse link!


Por gostar muito de tradições, é claro que eles comemoram os dias 24 e 25 de dezembro e 1º de janeiro com muita comida, música e festa - mas, além disso, eles possuem algumas celebrações curiosas e divertidas!


Alguns eventos curiosos e até mesmo engraçados acontecem nesse época do ano por toda a Itália, e é isso que eu vim contar para você no artigo de hoje! Confira 3 atividades inusitadas realizadas pelos italianos no Natal e no Ano-Novo:


1- A "Regata do Papai Noel", em Veneza



No dia 17 de dezembro, uma imagem muito curiosa toma conta do Canal Grande, em Veneza: diversas pessoas vestidas de Papai Noel saem remando com seus barcos às 10h30 de São Marcos e se dirigem até à Universidade Ca’Foscari!


Essa "regata" faz parte de outras comemorações envolvendo a prática de esportes com roupas típicas do "bom velhinho" que tomam conta de toda a cidade! No dia 11 de dezembro, por exemplo, acontece a corrida do Papai Noel!


Ao mesmo estilo da competição das águas, essa é uma corrida feita por diversas pessoas vestidas de Papai Noel, que partem às 15 horas da Piazzale di Santa Lucia, tendo a linha de chegada no Mercado do Peixe, em Rialto.


Da mesma maneira, em 18 de dezembro, acontece a caminhada do Papai Noel! Com os mesmos princípios das outras duas modalidades, essa é uma atividade em ritmo mais lento, que começa em Campo San Giacometto, às 9h30 da manhã.


Seja correndo, caminhando ou remando, ver tantos "Papais-Noéis" tomando conta das ruas e das águas em Veneza com certeza deve ser muito divertido, não é mesmo?


2- O "Desfile de Tochas", em Camporosso


A véspera de ano-novo consegue ser ainda mais encantadora na região da Ligúria, mais precisamente na comuna de Camporosso! A neve e as montanhas fornecem o cenário perfeito para quem deseja ter uma virada do ano mágica!


É nesse cenário belíssimo que acontece o desfile das tochas, tradição onde 250 esquiadores descem a pista de esqui de Di Prampero, no Monte Lussari, vestindo trajes típicos - manto, calças e meia de lã, bem como chapéus e botas tradicionais.


Esses esquiadores fazem o trajeto iluminados apenas por lanternas (tochas), no dia primeiro de janeiro, ao pôr do sol. Além disso, existe também um mercado formado por diversas barraquinhas que comercializam produtos locais e que vendem tochas de luz para as crianças se divertirem no festival!


Ver esses "pontinhos de luz" descendo o Monte em meio a neve deve ser muito bonito e divertido - não é à toa que esse evento já se tornou uma tradição com mais de quarenta anos!


3- A "Fogueira do Velho", em Bologna


Bologna é uma cidade estudantil - isso significa que a população é jovem, e durante as festas de fim de ano, muitos viajam para visitar a família em outras cidades. Mesmo assim, com a cidade um pouco mais vazia, Bologna fica iluminada e celebra o mês de dezembro com diversos festivais!


Para o Ano Novo, Bologna tem uma tradição chamada de a fogueira do velho (em italiano, falò del vecchione). Nessa celebração, uma figura representando um homem velho é queimada em uma das principais praças da cidade - a Piazza Maggiore.


Ele representa o ano velho que está passando, e o ato de queimá-lo simbolizada a abertura do caminho para coisas novas e melhores que chegarão com o novo ano! Uma curiosidade é que, em anos bissextos, o "velho" se transforma em "velha"! A figura de uma velha mulher é queimada na cerimônia nesse caso.


O Velho ou “Vecchione” é um fantoche gigante e iluminado que fica no meio da praça no final de dezembro até a contagem regressiva para a meia-noite do dia 31, quando acontece a fogueira. Depois da fogueira, as comemorações continuam na praça e pelas ruas próximas, com muita música e apresentações de artistas de rua!


Centenas de pessoas se dirigem à Piazza Maggiore para a comemoração da fogueira do velho, portanto é importante ter em mente que é necessário chegar cedo para garantir um bom lugar para assistir à queima do fantoche!


Tradições italianas


Essas são três celebrações que acontecem na |Itália na época de final de ano. Se você deseja saber mais sobre como o Ano Novo é celebrado no país, basta clicar aqui para ter acesso ao artigo que eu escrevi, mostrando com detalhes como os italianos celebram essa data.


Com certeza esses eventos especiais da Itália merecem ser apreciados, mas me conte nos comentários: de qual dessas celebrações você mais gostaria de participar? Vou adorar saber a sua opinião!


Lembre-se também de cadastrar o seu e-mail aqui no blog, no campo logo abaixo do artigo! Dessa maneira, eu posso notificar você cada vez que uma novidade surgir por aqui!


Aproveito o espaço para desejar um excelente final de ano a todos, com muita saúde, paz, e alegrias junto à família e amigos! Nos vemos em 2022, com muitas novidades e conteúdos interessantes sobre língua e cultura italiana aqui no blog!


Arrivederci!






552 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page