• Silvano Formentin

Como fazer imersão sem estar na Itália

Complete seus estudos com essas dicas!


Separei 3 dicas incríveis de imersão em italiano para você que deseja aprender a falar a língua italiana sem estar necessariamente morando na Itália.

Mas o que é imersão? Imersão em italiano é você estar rodeado de informações em língua italiana, tendo contato com o novo idioma de forma natural e rotineira. Quando você está em outro país, para todos os lugares que você olhar verá placas, outdoors e propagandas, escritas no idioma local.

Quando você viajar para a Itália, claramente, não será diferente. As pessoas ao seu lado falarão em italiano! Quando você for ao supermercado, à farmácia ou ao restaurante, também estará envolto em língua italiana, assim como quando ouvir a rádio ou assistir à televisão local.

Em todos os momentos, você estará imerso no idioma italiano em seu cotidiano, o que por si só já acelera e facilita o aprendizado da língua. E você já pode fazer a imersão na língua italiana sem estar necessariamente morando na Itália!

A imersão é uma ferramenta fantástica quando está aliada a um bom método de estudo para aprender a falar italiano.

Além da imersão, você também precisa estar comprometido com as aulas do curso de italiano, deve praticar a escrita, seguindo um método eficiente e que te ajude nessa jornada, e deve praticar a audição, acompanhando os áudios do professor durante as aulas e também por meio do meu podcast, Italiano com Silvano, clique aqui para escutar!

Inclusive, tenho também uma seleção com outras excelentes opções de podcasts com temas variados, clique aqui para conhecer.

Dentro da sua metodologia de estudo, você poderá então utilizar a importante ferramenta de imersão no idioma italiano como forma de te auxiliar a aprender mais rápido, acostumando seu ouvido a essa nova língua.

Mas como fazer a imersão estando fora da Itália? A primeira dica é algo simples, mas muito útil: configurar o seu celular no idioma italiano!


Como você utiliza seu telefone todos os dias, ele é uma ferramenta eficiente de imersão pois você estará em contato com a língua italiana em situações práticas, do seu cotidiano. Será possível aprender novas palavras ao mexer em seu smartphone de forma habitual, e é assim que a imersão funciona.

Aproveite também para passar seu Facebook e demais aplicativos do seu celular para o idioma italiano. Você estará em contato com a língua rotineiramente, o que é a chave da imersão, permitindo que você esteja em contato com a língua todos os dias em diversos momentos.

Passar o idioma do seu celular para italiano é uma importante dica que sempre aconselho aos alunos. Inclusive, o benefício também se estende às crianças, que eventualmente mexem no celular dos pais baixando jogos, por exemplo.


Assim, os pequenos já vão se acostumando com o novo idioma também, fazendo uma pequena imersão durante suas atividades.

A segunda dica é criar um ambiente de imersão em italiano dentro da sua própria casa, junto com a sua família, colocando etiquetas com as palavras em italiano espalhadas pelos móveis, eletrodomésticos e utensílios de cozinha, cada vez que você aprender um novo significado.


Na geladeira, por exemplo, você colocará uma etiqueta “frigo”, na pia será uma etiqueta escrita “lavandino”, na mesa estará a etiqueta “tavolo”, e assim por diante.


Minha aluna Maria Ines escreveu até nas "frutas"

São inúmeras possibilidades que podem ser adicionadas aos itens da sua casa conforme você avança em seu aprendizado durante o curso e aumenta seu vocabulário.

Fazer isso criará um ambiente de imersão em língua italiana que te possibilitará aprender de forma natural. Essa é outra dica poderosa que dou aos meus alunos, que muito animados compartilham conosco fotos de suas casas cheias de etiquetas.

A terceira dica de imersão em italiano sem estar morando na Itália é através de filmes e séries. Mas atenção, não basta apenas colocar o idioma do áudio em italiano e manter a legenda em português, pois assim você não treinará seu sistema auditivo!


Com a legenda em português, seu ouvido não prestará tanta atenção no som das palavras, já que você estará lendo, e assim você não vai aprender a língua italiana. É preciso então seguir o método certo.

São três etapas: Na primeira vez que assistir, você deverá configurar o áudio do filme ou da série para idioma italiano, com legenda em português. Em seguida, você deverá assistir ao filme novamente, mas nessa segunda vez deixará com áudio em italiano e a legenda em italiano também. Por último, assista pela terceira vez, com áudio em italiano, mas sem legenda.

Não se preocupe caso você não entenda muitas palavras por ainda estar no começo do seu estudo de língua italiana. Se você conseguir entender 10% ou 15% já será o suficiente para te ajudar no aprendizado e imersão no idioma, mesmo que você não compreenda as frases completamente.

Esse exercício será útil por te permitir aprender novas palavras, aumentando seu vocabulário. Com isso você também começará a habituar seu ouvido com a nova linguagem e os novos sons.

Mesmo sem saber o significado no início, conseguir identificar o som das palavras e particularidades da pronúncia é extremamente importante para quem está começando sua jornada de aprendizado em um novo idioma.

Você pode praticar essa dica através da Netflix, que traz uma grande diversidade de filmes e séries com áudio em italiano.

Reforço a dica de assistir filmes e séries em três etapas. Primeiro, em idioma italiano com legenda em português; depois, veja pela segunda vez, em idioma italiano com legenda em italiano; e então assista ao mesmo filme uma terceira vez, em idioma italiano porém sem legenda.


Assim você terá assistido ao filme, ou à série, três vezes e aprenderá italiano de forma fácil e prazerosa. Se por acaso for um filme ou série que você já viu, pode pular a primeira etapa.

Prepare a pipoca!

FILMES Troia Pixels O menino do Pijama Listrado Sem misericórdia (The equalizer) Quando nos conhecemos Extinção Lá vêm os pais SÉRIES Orange is the new black The crown Black Mirror La casa de papel Anne With an E Stranger Things Luke Cage Vikings Bates Motel A história de Deus The Ranch As Casas mais extraordinárias do Mundo A Catedral do Mar


Outros filmes excelentes para imersão são os que já citei em outro artigo aqui no blog, com 5 dicas de filmes do cinema italiano, clique aqui para conferir a lista e aproveite!


Você acabou de conhecer 3 maneiras simples e que funcionam muito bem para auxiliar no aprendizado de italiano. Use essas dicas desde já e veja a diferença em seu aprendizado! Dessa forma você ajuda a desenvolver a tão sonhada fluência, tendo uma imersão na língua italiana sem sair de casa, utilizando ferramentas simples.


Gostou dessas técnicas? Me conte nos comentários qual delas você já vai começar a aplicar hoje mesmo!


Continue acompanhando nosso blog para mais dicas exclusivas de como aprender italiano de maneira fácil, rápida e eficiente.


Arrivederci!

809 visualizações

NUNCA MAIS PERCA UMA POSTAGEM!

Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades, além de dicas e aulas gratuitas!

Siga-me também nas redes sociais

  • Instagram

© 2019, Silvano Formentin

  • Ícone preto do Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Ícone preto do Instagram