• Silvano Formentin

Criptas e catacumbas: Os mistérios subterrâneos da Itália

E se eu te falar que existem verdadeiros TESOUROS enterrados sob os solos italianos?

A Itália é um país que carrega séculos de história em seus monumentos e atrações - isso não é novidade para ninguém. Mas, para além dos edifícios ao alcance da vista, existem verdadeiros pedaços da história ENTERRADOS pela Itália!


Eu estou falando das inúmeras criptas e catacumbas, que foram descobertas devido a escavações e revelaram resquícios de construções antigas. Essas atrações subterrâneas são variadas, e eu trouxe hoje 3 das mais impressionantes, diferentes e curiosas atrações para você conhecer!


1- Catacumbas de São Sebastião

Catacumbas são, na realidade, uma espécie de cemitério debaixo da terra. Sendo assim, as catacumbas romanas eram reservadas para o sepultamento dos cristãos. Essa, em específico, se localizada na Via Appia, nos arredores de Roma.


Isso se deu pelo fato de que os cristãos queriam se desfazer do costume dos pagãos, que incineravam seus mortos, mas uma lei impedia que sepultamentos fossem feitos dentro da divisão da cidade.


As Catacumbas de São Sebastião ocupam cerca de 12 quilômetros da Via Appia Antica, com passagens subterrâneas, galerias, e túneis impressionantes que podem ser visitados.


Como o nome indica, é ali que foi sepultado o o mártir São Sebastião - e algumas lendas afirmam que ali também foram enterrados durante algum tempo, os restos mortais dos apóstolos Pedro e Paulo.


Ao longo do passeio, é possível observar afrescos, epígrafes, pinturas, e até mesmo um busto de São Sebastião, feito por ninguém menos do que o famoso artista Bernini.



2- Criptas da Catedral de Florença

O famoso Duomo de Florença - Igreja que abriga a fascinante cúpula de Brunelleschi - também tem segredos e coisas fascinantes no seu subsolo. É lá que ficam os resquícios da igreja de Santa Maria Reparata, o edifício que ali existia antes da construção do imponente Duomo.


Algumas escavações arqueológicas feitas na década de 60 descobriram a igreja que antecedeu a catedral. Ali, além de pedaços do que antigamente foi a Igreja Santa Maria Reparata, também é possível visitar o túmulo do grande Brunelleschi!


Eu e o meu irmão fomos explorar a cripta secreta sob a Catedral de Florença, lar da maior cúpula do mundo, para descobrir que mistérios ela escondia. Confira tudo no vídeo:



3- Criptas dos Capuchinhos

(Só para quem ter coragem)


Se você gosta de atrações macabras e diferentes, As Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo, na Sicília, abrigam um dos museus mais originais e curiosos do mundo! Essas catacumbas são o "lar" de mais de oito mil esqueletos - a maior parte deles pertencentes à elite, clero e nobreza locais.


Essas catacumbas existem desde o ano de 1599, quando o monge Silvestro de Gubbio foi sepultado no local, para ser orado e visitado, já que ele tinha reputação de santo! Depois disso, os frades capuchinhos iniciaram um cemitério subterrâneo atrás do altar da Igreja Santa Maria della Pace.


Tudo era feito de maneira desleixada: os corpos eram enrolados em lençóis e jogados em uma espécie de fossa. Com o tempo, o espaço ficou pequeno demais, e ao transportar os corpos para um ambiente maior, os frades repararam que muitos haviam se mumificado naturalmente!


A partir de então, os corpos começaram a ser colocados em pé, em nichos, na disposição que pode ser observada hoje.


O Museu das Múmias pode ser visitado de segunda à sábado, das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00, e o valor da entrada é de 3 euros!


Me conte aqui nos comentários qual desses lugares diferentes da Itália você ficou com mais vontade de visitar!


Lembre-se também de cadastrar seu e-mail no campo abaixo do texto, para receber as atualizações do blog diretamente no seu e-mail!


Nos vemos no próximo artigo!


Arrivederci!


2.655 visualizações12 comentários

Posts recentes

Ver tudo