top of page
Silvano Formentin

Criptas e catacumbas: Os mistérios subterrâneos da Itália

E se eu te falar que existem verdadeiros TESOUROS enterrados sob os solos italianos?


A Itália é um país que carrega séculos de história em seus monumentos e atrações - isso não é novidade para ninguém. Mas, para além dos edifícios ao alcance da vista, existem verdadeiros pedaços da história ENTERRADOS pela Itália!



Estou falando das inúmeras criptas e catacumbas, que foram descobertas devido a escavações e revelaram resquícios de construções antigas. Essas atrações subterrâneas são variadas, e eu trouxe hoje 3 das mais impressionantes, diferentes e curiosas atrações para você conhecer!



1 — Catacumbas de São Sebastião


Catacumbas são, na realidade, uma espécie de cemitério debaixo da terra. Sendo assim, as catacumbas romanas eram reservadas para o sepultamento dos cristãos. Essa, em específico, se localizada na Via Appia, nos arredores de Roma.


Isso se deu pelo fato de que os cristãos queriam se desfazer do costume dos pagãos, que incineravam seus mortos, mas uma lei impedia que sepultamentos fossem feitos dentro da divisão da cidade.


As Catacumbas de São Sebastião ocupam cerca de 12 quilômetros da Via Appia Antica, com passagens subterrâneas, galerias, e túneis impressionantes que podem ser visitados.


Como o nome indica, é ali que foi sepultado o o mártir São Sebastião - e algumas lendas afirmam que ali também foram enterrados durante algum tempo, os restos mortais dos apóstolos Pedro e Paulo.


Ao longo do passeio, é possível observar afrescos, epígrafes, pinturas, e até mesmo um busto de São Sebastião, feito por ninguém menos do que o famoso artista Bernini.



2 — Criptas da Catedral de Florença

O famoso Duomo de Florença — Igreja que abriga a fascinante cúpula de Brunelleschi — também tem segredos e coisas fascinantes no seu subsolo. É lá que ficam os resquícios da igreja de Santa Maria Reparata, o edifício que ali existia antes da construção do imponente Duomo.


Algumas escavações arqueológicas feitas na década de 60 descobriram a igreja que antecedeu a catedral. Ali, além de pedaços do que antigamente foi a Igreja Santa Maria Reparata, também é possível visitar o túmulo do grande Brunelleschi!


Eu e o meu irmão fomos explorar a cripta secreta sob a Catedral de Florença, lar da maior cúpula do mundo, para descobrir que mistérios ela escondia. Confira tudo no vídeo:



3 — Criptas dos Capuchinhos

(Só para quem ter coragem)


Se você gosta de atrações macabras e diferentes, As Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo, na Sicília, abrigam um dos museus mais originais e curiosos do mundo! Essas catacumbas são o “lar” de mais de oito mil esqueletos — a maioria deles pertencentes à elite, clero e nobreza locais.


Essas catacumbas existem desde o ano de 1599, quando o monge Silvestro de Gubbio foi sepultado no local, para ser orado e visitado, já que ele tinha reputação de santo! Depois disso, os frades capuchinhos iniciaram um cemitério subterrâneo atrás do altar da Igreja Santa Maria della Pace.


Tudo era feito de maneira desleixada: os corpos eram enrolados em lençóis e jogados em uma espécie de fossa. Com o tempo, o espaço ficou pequeno demais, e ao transportar os corpos para um ambiente maior, os frades repararam que muitos haviam se mumificado naturalmente!


A partir de então, os corpos começaram a ser colocados em pé, em nichos, na disposição que pode ser observada hoje.


O Museu das Múmias pode ser visitado de segunda a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00, e o valor da entrada é de 3 euros!


Me conte aqui nos comentários qual desses lugares diferentes da Itália você ficou com mais vontade de visitar!


Lembre-se também de cadastrar seu e-mail no campo abaixo do texto, para receber as atualizações do blog diretamente no seu e-mail!


Nos vemos no próximo artigo!


Arrivederci!


28.610 visualizações24 comentários

Posts recentes

Ver tudo

24 comentarios


elenaup10
elenaup10
22 sept 2022

As reportagens do Professor Silvano são maravilhosas. Vou sempre acompanhar todas. Estive na Catacumba de Santa Domitila em 1975 com meu marido. Me identifiquei com o sofrimento, a fé e a criatividade para sobreviver em situações tão hostis. Minha alma doeu muito com o que vi. Por outro lado, é impressionante a capacidade humana de superar obstáculos. Muitíssimas descobertas foram feitas nestes anos e agradeço muito ao Professor Silvano Formentin por nos mostrar todas elas

Me gusta

deguer.shumaia
10 ago 2022

Adorei esta materia sobre as catacumbas. E fiquei emocionada com os videos da Catedarl de Florença e a visita a Cúpula. Nossa fiquei sem fólego... imagino o que será estar lá pessoalmente! Muito obrigada por compartilhar.

Me gusta

Mirna Fontana
Mirna Fontana
10 ago 2022

Amei o vídeo, os pisos feitos de mosaico são maravilhosos. Parabéns pela explicação no vídeo. Gostei muito, também gostaria de conhecer esses segredos.

Me gusta

Mirna Fontana
Mirna Fontana
10 ago 2022

Sem dúvida as Catacumbas de São Sebastião será o primeiro lugar que vou visitar, depois as Criptas dos Capuchinhos, que é assustadora com tantas caveiras. Essas antiguidades preservadas me fascinam.

Me gusta

elenaup10
elenaup10
31 jul 2022

Tive a sorte de conhecer a Gruta Azul no inverno de 1975 e até hoje sinto grande emoção pela beleza do local. Estive em Florença em dias em que tudo estava fechado. Pretendo conhecer todos os belíssimos monumentos desta linda cidade, bem como o Palácio dos Doges de Veneza. Hoje, as escavações de Pompéia mostram muito mais do que conheci. Há 50 anos, não havia internet e era mais difícil saber o que hoje sei.

Vou completar esta lacuna na minha vida. Tenho paixão pela Itália.

Helena Uchoa


Me gusta
bottom of page