• Silvano Formentin

10 motivos para escolher um curso online

Entenda as vantagens que um curso online apresenta!


Você já deve ter reparado no crescimento dos cursos online pelo mundo. Além do desenvolvimento da tecnologia, o período de pandemia e isolamento social também contribuiu para o crescimento dessa modalidade de ensino.


Mas, se você ainda tem dúvidas em relação aos cursos online ou acredita que ele oferece menos qualidade que um curso presencial, eu reuni neste artigo os principais benefícios do modelo de aprendizagem online. Confira!

estudando com curso online

Benefícios do curso online:


1 - Fazer seu próprio horário

Em um curso online você não precisa organizar a sua vida de acordo com os horários das aulas. O que acontece é o oposto: você adapta na sua rotina o momento de estudo, da maneira que achar melhor.


Por isso um curso online é indicado para praticamente todo mundo. Quem estuda ou trabalha e precisa encaixar o curso em horários não convencionais ou quem quer investir em um curso justamente para ocupar o seu tempo: é uma boa escolha para todos!


2 - Estudar onde quiser sem precisar se deslocar

estudando online

Em um curso online, você não precisa se preocupar com o deslocamento, afinal, as aulas serão na sua própria casa (ou outro lugar da sua preferência). Já pensou não ter que se preocupar se mora perto ou longe da escola, se precisa ir de carro ou ônibus, se vai chegar atrasado ou não?


Lembre-se que isso também representa uma economia muito grande! Não precisar gastar com passagem ou gasolina é uma excelente vantagem.


3 - Decidir o próprio ritmo de estudo

Um curso online permite a você ter a autonomia de recapitular e revisar o que precisa sempre que deseja. Isso significa que quem escolhe o ritmo da aprendizagem é você!


É possível passar mais tempo nos conteúdos onde você sente mais dificuldade e assistir determinada aula mais de uma vez – dependendo de como funciona a plataforma do curso.


4 - Desenvolver outras habilidades

Independente do curso que você escolha para estudar, existem algumas habilidades que são exercitadas junto com a matéria do curso. Por ser capaz de decidir como e onde estudar, você desenvolve as características de organização e autonomia, e exercita também a responsabilidade de se dedicar a uma tarefa.


Além disso, fazer um curso online estimula muito a sua prática com a tecnologia – o que é essencial nos dias de hoje!


5 - Experimentar dinâmicas diferentes e desafiadoras

Um curso online oferece um modelo novo de aprendizado. Isso é sempre um ponto positivo, pois novas dinâmicas de estudo são estimulantes.


No meu curso de italiano, por exemplo, eu aplico com meus alunos um método bem diferente do encontrado em escolas tradicionais. Isso permite que eles alcancem a fluência em apenas oito meses!


Como a maneira de ensinar e aprender através da internet é diferente, é normal que várias adaptações sejam feitas. Isso, no entanto, pode ser uma coisa boa! Principalmente se você já tentou fazer um curso presencial antes e não obteve os resultados que desejava.


6 - Estudar com professores que talvez você não teria acesso

estudando com curso online

A questão geográfica infelizmente se torna um empecilho quando falamos de cursos presenciais.


Você consegue imaginar quantos professores incríveis deixa de conhecer simplesmente por morar em uma cidade, um estado ou até mesmo um país diferente que o deles?


Em um curso online, esse empecilho é eliminado. Basta ter uma conexão com a internet que você consegue ter contato e assistir aulas de pessoas incríveis, mesmo que elas estejam a milhares de quilômetros de distância.


7 - Acesso a mais conteúdos

Disponibilizar conteúdos na internet é muito mais fácil, afinal, tudo pode ser online. É muito comum que cursos ofereçam documentos em pdf, e-books (os famosos livros digitais) e mais uma grande variedade de materiais para complementar seus estudos.


Além disso, é muito mais fácil para você ter acesso e armazenar esses conteúdos. Pense só: bastar criar uma pasta no seu computador e salvar ali tudo o que quiser. Não é necessário ocupar espaço na sua casa com livros físicos, apostilas, entre outras coisas.


8 - Conectar-se com mais pessoas

reunião online

Da mesma maneira que você pode ter contato com professores ao redor do mundo, também pode criar uma rede de amizade com os outros alunos do curso!


Assim, você pode trocar experiências, dicas de estudo e interagir com pessoas que estão passando pelo mesmo processo que você.


9 - Contar com um suporte

Só por que o curso é online, não pense que você não pode tirar dúvidas ou pedir ajuda se precisar. Eu, por exemplo, além de sempre responder as dúvidas dos meus alunos, conto com a ajuda de uma excelente equipe de suporte, que está sempre pronta para auxiliar no que for necessário.


Dessa forma, você não precisa se preocupar em ter dificuldade em algum assunto e não ter a quem recorrer. Como em qualquer curso, é normal ter dúvidas – inclusive isso faz parte do processo de aprendizagem! E para isso, saiba que existem pessoas preparadas para te atender, mesmo que isso seja feito à distância.


10 - Preços mais acessíveis

Em comparação com um curso presencial, os cursos online são bem mais acessíveis! Isso significa que o investimento é menor, mas a qualidade e os resultados obtidos são gigantes! Essa é uma excelente vantagem.


Além disso, cursos online costumam ter uma duração um pouco menor que os tradicionais cursos presenciais. Isso não significa que o curso presencial seja mais completo, mas sim que no curso online o conteúdo é transmitido de maneira muito mais prática e eficaz.


Como você pode ver, os motivos para fazer um curso online são muitos! Como professor, eu sou muito grato à essas plataformas que me permitem transmitir conhecimento para tantas pessoas, de tantos lugares diferentes!


Se você deseja experimentar a minha metodologia de ensino à distância, convido você a me seguir nas redes sociais, onde eu estou sempre postando conteúdo gratuito!


Me conte nos comentários: você já participou de algum curso online, ou tem vontade de investir em um?


Lembre-se também de cadastrar o seu e-mail no campo abaixo do artigo. Dessa forma, você vai ser avisado quando houver alguma novidade do blog.


Arrivederci!


867 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo