top of page
  • Silvano Formentin

"Envelhecer não é uma sentença de solidão: 3 decisões diárias que melhoram sua qualidade de vida

Hoje vim trazer um assunto muito importante para você que tem mais de 50 anos, um tema que venho postergado e que decidi trazer neste artigo.


Como professor de italiano, acompanho de perto meus alunos que prontamente trazem pensamentos, comportamentos e reflexões em comum. Faço questão de responder todas as mensagens, mas infelizmente não consigo atender a todos como gostaria, e mesmo quando o faço, sinto que falo para um pequeno grupo, o que me fez pensar em uma forma de abordar o tema de forma que alcance mais pessoas.


Dores no corpo, perda de energia, insônia ou sono demais, tendência ao isolamento, solidão e medo do futuro…


Se você sente dois ou mais “sintomas”, esse artigo é para você. Leia até o final e deixe seu comentário para ajudar outras pessoas também.


Os sinais acima são comuns principalmente em idosos, que sentem as dores físicas e psicológicas do processo de envelhecimento, onde pode envolver várias perdas, mudanças e desafios, como dificuldades de mobilidade, problemas de memória e outras condições de saúde que podem impactar negativamente a qualidade de vida.


Esses fatores se agravam ainda mais pelo fato de que muitas pessoas preferem não falar a respeito de seus problemas ou não terem com quem compartilhar, se sentindo isoladas e aumentando a sensação de solidão.


Atualmente no Brasil, estima-se que a população idosa é de 31,23 milhões de pessoas, um aumento de 39,8% em 9 anos segundo pesquisas. Um ponto de atenção para a pesquisa é de que a depressão é encontrada em 10% das pessoas acima dos 60 anos, e, considerando os idosos que vivem em casas geriátricas, o percentual passa de 40%,aponta Wannmacher (2016).


Um estudo recente descobriu que o aprendizado de uma nova língua pode atrasar o aparecimento da demência em quase cinco anos.


O cérebro oculto na A Criação de Adão de Michelangelo: historiadores acreditam ser uma mensagem subliminar de que somente através do conhecimento é possível alcançar a Deus.


Apesar da modernidade e de todos os avanços tecnológicos, ainda não temos preparo e não sabemos lidar com os problemas que enfrentamos ao longo do nosso processo de envelhecimento, o que me faz pensar que temos que tomar uma atitude por nós mesmos e mudarmos essa história e estatísticas.


Foi justamente por pensar assim que decidi escrever sobre esse assunto que pode ser delicado para alguns. É importante não normalizarmos as condições negativas do envelhecimento e fazermos algo a respeito para reverter esse pensamento, afinal, envelhecer é algo natural e pode ser prazeroso para quem tem disposição em aprender e se desenvolver.


Existem, claro, declínios cognitivos e funcionais que podem acontecer em função da idade, mas isso não quer dizer que a vida parou ou algo do tipo, se você acordou hoje e consegue ler esse texto, isso já é um motivo em tanto para comemorar.



Mova seu corpo!


Com o aumento da expectativa de vida, cada vez mais pessoas estão buscando novas atividades para manter a mente e o corpo ativos na terceira idade.


Curiosidade: Você sabia que a origem do nome do filósofo Platão vem de omoplatas largas, ou seja, ombros largos. Desde a Grécia antiga todos os grandes pensadores falavam sobre os benefícios de exercitar o corpo, desde aquela época eles já entendiam que o exercício físico é indispensável ao pensamento.



No meu livro Guia para Alavancar seu Italiano, falo sobre como preparar o corpo e a mente para receber informações, como aprender a “aprender” e a maneira correta de fortalecer seu cérebro, a força e o poder que bons hábitos têm e muito mais.


Confira um trecho do livro:


“Durante a atividade física, a região do cérebro chamada hipocampo (associado a memória), é inundada de sangue e oxigênio, quando estimulada, reduz o risco de acidentes vasculares cerebrais, promove sensação de bem-estar e prazer e o mais incrível: favorece o nascimento de novos neurônios.”


Fortaleça seu cérebro e aprenda 5x mais rápido



Você é o que você come


Outra forma de envelhecermos de forma saudável é cuidarmos da alimentação evitando alimentos industrializados, incluindo mais frutas, verduras e legumes na dieta com destaque para o magnésio, substancia responsável por nossas sinapses (comunicação entre neurônios), que pode ser encontrada em castanhas, amendoim e amêndoas).






Aprenda algo novo todos os dias


Isso pode ser desde uma nova habilidade, um idioma estrangeiro, um hobby ou até mesmo um novo jogo de quebra-cabeça.



Aprender um novo idioma pode ajudar a manter o cérebro ativo e saudável. O estudo de uma nova língua envolve o uso de diferentes habilidades cognitivas, como a memória de curto e longo prazo, a capacidade de concentrar-se e a compreensão de novos conceitos.


Comece pelo mais fácil: fale italiano


O italiano é um dos idiomas mais fáceis para o brasileiro aprender, onde o vocabulário italiano se assemelha ao português em 75%, ou seja, você precisa aprender apenas 25% para alcançar a fluência em um idioma novo!




Além disso, conta com outros benefícios, como:


  • Permite que você se comunique com pessoas de todo o mundo que falam a língua (Itália, Suíça, San Marino e Vaticano)


  • Falar a língua pode ajudá-lo a se conectar melhor com a cultura e as pessoas locais


  • Aprenda sobre a história, arte, música e culinária italiana, enriquecendo sua compreensão e acelerando seus resultados


  • Faça novos amigos que compartilham os mesmos interesses com grupos de conversação em italiano e participe de aulas para praticar e conhecer novas pessoas. Pratique suas habilidades se sinta mais confortável falando o idioma


  • Pratique todos os dias: A prática diária é a chave para aprender qualquer novo idioma. Reserve um tempo todos os dias para praticar suas habilidades de fala, leitura e escrita.


É importante lembrar que cada pessoa tem sua própria jornada de envelhecimento e que é possível enfrentar esses desafios de forma positiva, buscando apoio de

amigos, familiares e profissionais de saúde, bem como encontrando novas atividades e hobbies que proporcionem alegria e propósito de vida.


Nunca é tarde para encontrar novos propósitos. A gratidão pela vida é uma das chaves para encontrar a felicidade e retomar o sentido perdido, mesmo em momentos difíceis.


Agradeça pelas pequenas coisas, como um dia ensolarado, uma refeição saborosa ou um telefonema de um amigo. A gratidão nos ajuda a mudar nosso foco para o que temos, em vez de nos concentrarmos no que perdemos.


Não importa quais são as suas circunstâncias atuais, é importante lembrar que a vida sempre tem algo a oferecer. A vida é um presente, e cabe a cada um de nós encontrar a beleza e a alegria em cada momento. Então, siga em frente e aproveite ao máximo cada dia!


O que você faz que pode ser compartilhado para ajudar mais pessoas com os impactos do envelhecimento?


Deixe aqui nos comentários e aproveite para compartilhar esse artigo com alguém especial



Até o próximo artigo e arrivederci!

1.210 visualizações20 comentários

Posts recentes

Ver tudo

20 Comments


Berenice Coelho Brito
Berenice Coelho Brito
May 15, 2023

- 'Mente sana in corpore sano.' É importante saber envelhecer: nosso corpo é uma máquina que necessita de cuidados via alimentação!!!... Ciao!...

Like

Claudinei Girardi
Claudinei Girardi
May 15, 2023

Parabéns Professor Silvano, belo artigo. Muito válido e vai ajudar muita gente. Obrigado por nos inspirar e motivar. Orgulho em fazer parte deste curso. Abraço!

Claudinei Girardi

Like

fontanemaia
May 13, 2023

Parabéns Prof. Silvano pelos conteúdos de seu Blog!!!! Altamente incentivador, renovador , que engradecem cada dia meus conhecimentos, quer na saúde, na cultura, e na sabedoria , e no aprendizado da língua italiana. Cada dia aprendo mais !!!! Grazie !!!!

Like

afvrrnunes
May 12, 2023

Muito bom! Professor Silvano o curso é excelente e nesses 14 dias gostei muito. No momento não posso fazer o curso, mas a minha pretensão é muito grande para num futuro bem próximo fazê-lo. Tambem quero parabeniza-lo pelo marketing do curso.

Like

Maria Olimpia Barboza
Maria Olimpia Barboza
May 12, 2023

Ciao Professor Silvano Formentin. Estaive passando por todas estas variantes . inclusive com parente proximo fazendo hemodiálise. Esta reflexão e inclusive as mioivações que são realizadas nas suas lives , criam um clima satisfatório que abre varias possibilidades de observarmos que ainda existem espaços para todos desde que façamos o seu método de ensino de acordo com os seus ensinamentos. Muito agradecida por sua disponibilidade deste nos apresentar este algo mais. Deus o recompense pelo carinho com que se dedica a todos seus alunos. Abraço. Maria Olimpia Campinas - SP

Like
Silvano Formentin
Silvano Formentin
May 23, 2023
Replying to

Fico feliz em ter conseguido te ajudar de alguma forma, Maria! Continue acompanhando meu conteúdo para se manter motivada enquanto cuida do corpo e da mente.

Like
bottom of page