top of page
  • Silvano Formentin

O dia que se comemora a força da resistência italiana

A história do feriado de 25 de abril


O dia 25 de abril é um importante feriado no calendário italiano para celebrar a liberdade e a democracia.


É marcado pela data da Libertação Italiana, quando no ano de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados nazistas e fascistas foram expulsos das cidades de Milão e Turim pela Resistência Italiana.


Tal acontecimento acabou culminando na derrota das tropas nazifascistas e, posteriormente, também deu início ao processo de estabelecimento da república italiana e da atual Constituição da Itália.


janelas italianas com bandeiras da Italia expostas

Você conhece a história deste feriado?


Nos primeiros meses de 1945, haviam milhares de pessoas lutando contra a ocupação nazista no norte da Itália.


Em 25 de abril, o Comitê de Libertação Nacional (CLN) convocou todas as forças partidárias de resistência, em todos os territórios ainda ocupados, e ordenou que atacassem, dando origem a uma rebelião que forçou as tropas nazifascistas a se retirarem do solo italiano.


Os soldados alemães tiveram que se retirar de Milão e Turim. Na noite de 25 de abril, Benito Mussolini deixou Milão na tentativa de fugir para a Suíça e partiu em direção a Como.

Mussolini foi então capturado e morto de forma violenta junto com sua companheira e outros políticos fascistas, poucos dias depois, em 28 de abril.


Os "partigiani", como eram chamados os membros da Resistência Italiana, continuaram a chegar em Milão entre os dias 25 e 28 de abril, e combateram a ocupação nazista que ainda existia, libertando outras cidades do norte da Itália como Bolonha, Gênova e Veneza.


Uma grande manifestação popular para comemorar a libertação foi realizada em Milão em 28 de abril, celebrando a vitória da Resistenza Italiana.


Até 1º de maio de 1945 todo o território italiano estava finalmente libertado, encerrando assim os 20 longos anos de ditadura fascista e a ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial.


Mulheres com armas no ano de 1945 contra as tropas nazifascistas


Milhares de pessoas de diferentes grupos fizeram parte da luta da Resistência contra o governo fascista e a ocupação nazista, muitas delas tinham posicionamentos políticos diversos, o que marcou a pluralidade do movimento, onde todas tinham o ideal comum de defender a liberdade.


A expulsão da ocupação nazifascista não aconteceu em um único dia na Itália, mas consideram o dia de 25 de abril como a data simbólica a ser celebrada pois foi nesse dia que as tropas nazistas e fascistas retiraram-se das cidades de Turim e Milão, após a população e os "partigiani" se revoltarem e retomarem as cidades.


Este fato marcou o fim da ocupação das tropas em território italiano. O dia 25 de abril de 1945 foi então escolhido como Dia da Libertação e instituído como feriado nacional, sendo celebrado com muito orgulho até hoje em toda a Itália.


Desde então, os italianos comemoram a data de 25 de abril como um dia importante de memória da guerra, ficando conhecido como o Anniversario della liberazione d'Italia. Outros países europeus também comemoram a libertação, mas em datas diferentes.


Foto de 1945 de diversos partigiani - forca revolucionaria italiana

Depois do dia 25 de abril de 1945, com o norte da Itália livre da ocupação, teve início o movimento que originou a República e posteriormente a elaboração da Constituição Italiana.


O país se encontrava destruído após os anos de guerra e ditadura fascista. A Itália então finalmente se tornou República Italiana em 1946, através de um referendo nacional realizado em 2 de junho, quando os italianos votaram pelo fim da monarquia e a favor da república como forma de governo.


Essa foi também a primeira vez que as mulheres italianas tiveram direito ao voto.


Foram feitas diversas músicas em reconhecimento e homenagem aos partigiani, mas uma das mais conhecidas é a canção Bella Ciao, que foi adaptada de um canto italiano ainda mais antigo.


A melodia se tornou um hino antifascista em todo o mundo e é cantada até hoje em manifestações populares na Itália, tendo se tornado um símbolo de liberdade e da Resistência Italiana, que bravamente combateu o fascismo e o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.


Esse ano completa-se 75 anos da memorável data, que continua a ser lembrada com muito orgulho pelos italianos. Para celebrar o Dia da Libertação e comemorar o dia em que a Itália foi libertada do regime nazifascista, os cidadãos italianos costumam sair às ruas e praças das cidades.


Devido ao distanciamento social vivido por toda a sociedade, em 2020 o feriado de 25 de abril será comemorado em cada casa.


A Associazione Nazionale Partigiani d'Italia (ANPI) convocou a população para uma grande praça virtual em comemoração ao 75º Aniversário da Liberação da Itália, lançando a campanha #bellaciaoinognicasa.


bandeira italiana sendo agitada em uma janela

O convite é para que cada italiano celebre a data em suas casas e participe cantando de suas varandas e janelas, reafirmando os princípios constitucionais e os valores de solidariedade, democracia e liberdade defendidos pela Resistência e fortalecendo a memória da Libertação.


Mais uma vez, a bela Itália mostra a força da esperança e da união, celebrando assim o 75º aniversário da Libertação Italiana.


Você já conhecia a história desse feriado italiano?

1.746 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


j.guarniero
j.guarniero
Apr 24, 2020

Ciao! Grazie Silvano.

Like

ARNALDO CORTEZI
ARNALDO CORTEZI
Apr 24, 2020

Salve Silvano! Molto interessante! In quest'anno ( 1945) mia mamma aveva 11 anni e viveva con i sue genitori, sua sorella da 6 anni e suo fratello brasiliano, ucciso in un campo di conentramento, a La Spezzia. I miei nonni l'hanno portati sulle montagne per nasconderla, così non avrebbero rischiato di essere maltrattati dai nazisti o altri combattenti.


Una curiosità che ora ho fatto correlazione, è che dal 14 al 27 aprlile 1945 è stata combattuta la bataglia di Montese dove i nostri "pracinhas brasileiros" hanno participato e contribuire a spingere le truppe tedesche fuori dal territori italiano.

Montese è una città piena di colline vicina ai provinci di Modena e Bologna, regione di Emiglia Romagna. Si noti che l…


Like

Maria Da Conceição Kiraly
Maria Da Conceição Kiraly
Apr 24, 2020

Ciao! Silvano, eu não sabia deste feriado. Gostei, muito de saber Grazie!

Like

Izaura Oliveira
Izaura Oliveira
Apr 23, 2020

È molto importante questa comemorazione, specialmente in questo momento difficile per tutta Itália. Siete bravi!

Like
bottom of page