- Silvano Formentin
Festa della Befana: A tradição da Epifania na Itália
Você já conhece a história da bruxa mais adorada pelos italianos?
Na Itália, as celebrações de final de ano não terminam com o Capodanno (Ano-Novo). No dia 6 de janeiro, uma festa muito celebrada e esperada (principalmente pelas crianças) toma conta das ruas: é a Epifania, também conhecida como Festa da Bruxa Befana!
A Epifania faz parte do calendário religioso e é muito comemorada em diversos lugares, pois representa a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Aqui no Brasil, o dia conhecido popularmente como “Dia de Reis” é simplesmente o dia de desmontar a árvore de natal.
Na Itália, a data tem uma proporção maior, pois nesse dia também é celebrada a “Festa della Befana”, uma comemoração dedicada à uma personagem muito adorada pelas crianças. A história dessa personagem, a boa bruxa Befana, é o que eu vou contar nesse artigo! Confira!
A Lenda da Bruxa Befana
A origem da lenda da Befana é incerta. Alguns dizem que ela surgiu no período pré-cristão, na época do Império Romano, onde camponeses cultuavam uma deusa chamada Diana, para que ela trouxesse abundâncias às colheitas e tornasse o solo mais fértil.
Já os cristãos, atribuem a origem da Befana a uma lenda, onde uma simpática velhinha ajuda os Reis Magos a encontrarem o caminho certo até o menino Jesus. Perdidos na estrada rumo à Belém, eles e pediram auxílio a uma senhora.
Agradecidos com a informação, eles a convidaram para seguir viagem junto e ir a encontro da Sagrada Família. Ela não aceitou, mas se arrependeu mais tarde e, sem saber quem era o menino iluminado que havia nascido, saiu distribuindo presentes nas portas de diversas casas, na esperança de, assim, presentear o menino Jesus.
Desde aquele dia, na noite do dia 5 para o dia 6 de janeiro, a bruxa Befana sai pelas ruas, distribuindo doces para as crianças que se comportaram bem durante o ano. Para as que foram mal comportadas, ela deixa pedaços de carvão!
As celebrações
A Befana é celebrada de diversas maneiras na Itália! É muito comum os moradores enfeitarem as portas de suas casas e fachadas de suas lojas com bonecos representando a Befana — isso possibilita avisar a ela que ali mora uma criança que aguarda o seu doce!
A igreja, por exemplo, organiza a passagem da Befana nas casas da cidade. Para isso, um voluntário(a) se veste como a bruxinha, com uma vassoura na mão e um lenço na cabeça.
Acompanhada por um grupo animado, a “Befana” vai passando pelas casas e oferecendo doces para as crianças., perguntando aos pais se ela merece doce ou um pedaço de carvão! As crianças levadas recebem o chamado “carbone”, uma espécie de caramelo que imita o carvão.
Em Borgaccio di Spoleto (Perugia-Umbria), a “Befana” desfila pelas ruas a cavalo, distribuindo os doces. Em Veneza, é realizada a “Regata delle Befane” onde várias pessoas se vestem com as roupas típicas da famosa bruxa e disputam uma corrida de barcos pelo Canal Grande!
Essa é uma atividade muito engraçada, que reúne centenas de espectadores! Com certeza deve ser muito divertido assistir diversas “velhinhas” remando com velocidade pelos canais de Veneza, não é mesmo?
Outros eventos da Epifania
O dia da Befana é também o dia da Epifania, e por isso, as comemorações e homenagens à bruxa também dividem espaço com as celebrações aos Reis Magos!
Em Firenze, por exemplo, no dia 6 de janeiro é realizada a tradicional “Cavalcata dei Re Magi”, onde várias pessoas vestidas com roupas características, fazem um cortejo à cavalo, que atravessa todo o centro histórico da cidade até chegar à Piazza del Duomo, onde os indivíduos que representam os Reis Magos depositam presentes no presépio!
Em Veneza, é na Epifania também que pessoas representando os Reis Magos desfilam caracterizadas pelo balcão da Torre dell´Orologio, na Piazza San Marco!
Esses são eventos que carregam anos de tradição e atraem muitos turistas, junto com a querida Befana!
Uma data especial
A verdade é que as crianças adoram a bruxa e aguardam ansiosos para receber os doces, mas a Festa della Befana é uma celebração que contagia pessoas de todas as idades! Essa é uma tradição de décadas na Itália, e que também representa a riqueza cultural do país!
Além da festa da bruxa, os eventos de Epifania relacionadas aos Reis Magos também são muito interessantes e que com certeza encantam os espectadores!
O dia 6 de janeiro é uma data mais do que especial para visitar a Itália, não é mesmo? Me conte nos comentários se você gostaria de passear pelo país da bota nesse período!
Lembre-se de cadastrar seu e-mail no campo abaixo do artigo, para receber as atualizações do blog e acompanhar tudo de interessante que vai ser postado por aqui durante esse ano!
Ci vediamo!
São eventos muito curiosos em cada país e com certeza gostaria muito de estar em alguma cidade italiana onde acontece essa festa e ganhar uns docinhos também. Grazie professor Silvano.
Muito interessante! Gratidão!
Sou tua aluna no curso, na 12a semana e muito satisfeita com minha resolução de aprender italiano, aos 78 anos! Voltarei à Roma falando italiano!
A cultura italiana é muito rica e bonita. Estou adorando os teus post. Obrigada.
Amei conhecer a história da Bruxa Befana, eu gostaria muito de estar presente nesta incrível comemoração