top of page
  • Silvano Formentin

Festa della Befana: A tradição da Epifania na Itália

Você já conhece a história da bruxa mais adorada pelos italianos?


Na Itália, as celebrações de final de ano não terminam com o Capodanno (Ano-Novo). No dia 6 de janeiro, uma festa muito celebrada e esperada (principalmente pelas crianças) toma conta das ruas: é a Epifania, também conhecida como Festa da Bruxa Befana!


A Epifania faz parte do calendário religioso e é muito comemorada em diversos lugares, pois representa a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Aqui no Brasil, o dia conhecido popularmente como “Dia de Reis” é simplesmente o dia de desmontar a árvore de natal.


Na Itália, a data tem uma proporção maior, pois nesse dia também é celebrada a “Festa della Befana”, uma comemoração dedicada à uma personagem muito adorada pelas crianças. A história dessa personagem, a boa bruxa Befana, é o que eu vou contar nesse artigo! Confira!


A Lenda da Bruxa Befana

Decoração da Bruxa Befana na Itália

A origem da lenda da Befana é incerta. Alguns dizem que ela surgiu no período pré-cristão, na época do Império Romano, onde camponeses cultuavam uma deusa chamada Diana, para que ela trouxesse abundâncias às colheitas e tornasse o solo mais fértil.


Já os cristãos, atribuem a origem da Befana a uma lenda, onde uma simpática velhinha ajuda os Reis Magos a encontrarem o caminho certo até o menino Jesus. Perdidos na estrada rumo à Belém, eles e pediram auxílio a uma senhora.


Agradecidos com a informação, eles a convidaram para seguir viagem junto e ir a encontro da Sagrada Família. Ela não aceitou, mas se arrependeu mais tarde e, sem saber quem era o menino iluminado que havia nascido, saiu distribuindo presentes nas portas de diversas casas, na esperança de, assim, presentear o menino Jesus.


Desde aquele dia, na noite do dia 5 para o dia 6 de janeiro, a bruxa Befana sai pelas ruas, distribuindo doces para as crianças que se comportaram bem durante o ano. Para as que foram mal comportadas, ela deixa pedaços de carvão!


As celebrações


A Befana é celebrada de diversas maneiras na Itália! É muito comum os moradores enfeitarem as portas de suas casas e fachadas de suas lojas com bonecos representando a Befana — isso possibilita avisar a ela que ali mora uma criança que aguarda o seu doce!


A igreja, por exemplo, organiza a passagem da Befana nas casas da cidade. Para isso, um voluntário(a) se veste como a bruxinha, com uma vassoura na mão e um lenço na cabeça.


Acompanhada por um grupo animado, a “Befana” vai passando pelas casas e oferecendo doces para as crianças., perguntando aos pais se ela merece doce ou um pedaço de carvão! As crianças levadas recebem o chamado “carbone”, uma espécie de caramelo que imita o carvão.

Em Borgaccio di Spoleto (Perugia-Umbria), a “Befana” desfila pelas ruas a cavalo, distribuindo os doces. Em Veneza, é realizada a “Regata delle Befane” onde várias pessoas se vestem com as roupas típicas da famosa bruxa e disputam uma corrida de barcos pelo Canal Grande!


Essa é uma atividade muito engraçada, que reúne centenas de espectadores! Com certeza deve ser muito divertido assistir diversas “velhinhas” remando com velocidade pelos canais de Veneza, não é mesmo?



Outros eventos da Epifania


O dia da Befana é também o dia da Epifania, e por isso, as comemorações e homenagens à bruxa também dividem espaço com as celebrações aos Reis Magos!

Em Firenze, por exemplo, no dia 6 de janeiro é realizada a tradicional “Cavalcata dei Re Magi”, onde várias pessoas vestidas com roupas características, fazem um cortejo à cavalo, que atravessa todo o centro histórico da cidade até chegar à Piazza del Duomo, onde os indivíduos que representam os Reis Magos depositam presentes no presépio!


Em Veneza, é na Epifania também que pessoas representando os Reis Magos desfilam caracterizadas pelo balcão da Torre dell´Orologio, na Piazza San Marco!


Esses são eventos que carregam anos de tradição e atraem muitos turistas, junto com a querida Befana!


Uma data especial


A verdade é que as crianças adoram a bruxa e aguardam ansiosos para receber os doces, mas a Festa della Befana é uma celebração que contagia pessoas de todas as idades! Essa é uma tradição de décadas na Itália, e que também representa a riqueza cultural do país!


Além da festa da bruxa, os eventos de Epifania relacionadas aos Reis Magos também são muito interessantes e que com certeza encantam os espectadores!


O dia 6 de janeiro é uma data mais do que especial para visitar a Itália, não é mesmo? Me conte nos comentários se você gostaria de passear pelo país da bota nesse período!


Lembre-se de cadastrar seu e-mail no campo abaixo do artigo, para receber as atualizações do blog e acompanhar tudo de interessante que vai ser postado por aqui durante esse ano!


Ci vediamo!












1.242 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 comentarios


Izaura Oliveira
Izaura Oliveira
14 feb 2022

São eventos muito curiosos em cada país e com certeza gostaria muito de estar em alguma cidade italiana onde acontece essa festa e ganhar uns docinhos também. Grazie professor Silvano.

Me gusta

Iolanda Maria Ornelas Vaz
Iolanda Maria Ornelas Vaz
29 ene 2022

Muito interessante! Gratidão!


Me gusta

deapippi13
25 ene 2022

Sou tua aluna no curso, na 12a semana e muito satisfeita com minha resolução de aprender italiano, aos 78 anos! Voltarei à Roma falando italiano!

Me gusta

saletemcdl
13 ene 2022

A cultura italiana é muito rica e bonita. Estou adorando os teus post. Obrigada.

Me gusta

Andreza Gonçalves
Andreza Gonçalves
13 ene 2022

Amei conhecer a história da Bruxa Befana, eu gostaria muito de estar presente nesta incrível comemoração

Me gusta
bottom of page