top of page
  • Silvano Formentin

Festa della Mamma, o dia das mães italiano!

Veja como os italianos celebram esse dia tão especial


O mês de maio no Brasil carrega um dia muito especial: o dia das mães, celebrado no segundo domingo do mês. Na Itália, essa celebração acontece na mesma data e também tem um significado muito importante, afinal, esse é o dia de celebrar a figura das madri.


Como as tradições italianas são muito ligadas à família e à comida, essa data é mais um pretexto para reunir os familiares para uma boa refeição. O almoço de dia das mães, tão comum no Brasil, também é realizado na Itália.

Mãe e filha no Coliseu

Além disso, os italianos costumam presentear suas mamma com uma rosa vermelha. Para aquelas mães que já faleceram, rosas brancas são oferecidas como uma forma de homenagem. Nas escolas, as crianças fazem trabalhos artísticos especiais e também escrevem poemas dedicados às suas mães.


Além desse lado afetivo, a Festa della Mamma na Itália também carrega outros significados importantes. O governo aproveita essa data para realizar campanhas de conscientização que se relacionam com os direitos da mulher, como por exemplo, ações voltadas à saúde feminina e à prevenção do câncer de mama.


A origem da Festa dela Mamma


Atualmente, o dia das mães na Itália é comemorado na mesma data que outros lugares do mundo, incluindo o Brasil. Mas, nem sempre foi assim. A Festa della Mamma antigamente era celebrada no dia 8 de maio, fazendo relação com o dia da “Madre della Chiesa”, ou seja, a mãe da Igreja.


A celebração como conhecemos hoje só foi iniciada na Itália na década de 50. Isso aconteceu quando Raul Zaccari, senador e prefeito de uma comuna chamada Bordighera, na região da Ligúria, realizou uma festa no segundo domingo de maio, no ano de 1956.


Isso acabou contagiando as demais cidades da região, e depois do país. Por isso, em 1958, Zaccari e os demais senadores aprovaram um projeto de lei que garantiu a oficialização do dia das mães na Itália.

Desde então, essa data vem sendo comemorada anualmente e é muito aguardada pelos italianos. Você já sabia a história da Festa della Mamma? O que achou da maneira que os italianos celebram essa data tão especial? Me conte sua opinião nos comentários!


Além disso, lembre-se de cadastrar o seu e-mail no campo abaixo do artigo. Dessa forma, eu vou poder te avisar cada vez que uma novidade surgir no blog, e você não vai perder nada!


Para todas as mães, do Brasil e da Itália, eu desejo um Feliz dia das mães! Que esse dia seja repleto de momentos felizes junto aos filhos e a toda família!


Um abraço! Arrivederci!

670 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page