top of page
  • Silvano Formentin

5 Filmes italianos ótimos para assistir na Quarentena

Quando pensamos em assistir um filme, não pensamos no quanto eles podem nos ensinar. Principalmente um idioma.

Existe uma maneira de “estudar” (entre aspas, pois a gente nem percebe que está estudando) que eu considero uma das mais divertidas e eficazes: assistir à filmes.


Sim, isso mesmo! Os filmes devem estar com áudio em italiano e sem legenda, e isso tem um motivo: treinar a audição.


pessoa com controle na mao para escolher filme na televisão

Existem diversas maneiras de aplicar esse tipo de estudo por imersão quando queremos aprender uma nova língua, mas a ideia é se cercar de estímulos da língua escolhida, tanto em texto quanto em áudio, para acostumar nosso cérebro com as palavras e sons diferentes.


Meus alunos gostam muito dessa técnica por ser simples, eficaz e prazerosa.

Mas, agora, vamos à uma lista com 5 filmes do cinema italiano para você aprender enquanto se diverte (em italiano, per favore):


1) La Vita è Bella (1998)

Segunda guerra mundial. Um pai e seu filho são levados para um campo de concentração nazista. A mãe, não sendo judia, se oferece para ir voluntariamente junto com a família, mas acaba se separando deles. O filme mostra como o pai, em um esforço para esconder a realidade de seu filho, faz a criança acreditar que eles estão participando de um jogo divertido e desafiador.


É um clássico emocionante.

Já fiz um artigo falando só sobre esse filme, confira no link abaixo, é imperdível:


la vita è bella- filme que retrata a segunda guerra

2) Benvenuto Presidente (2013)

Um cidadão comum é, por um engano, eleito presidente da Itália. No entanto, pela sabedoria e honestidade, ele logo ganha a simpatia da população. É uma comédia leve e divertida, para ver com a família.


3) Amici Miei (1975)

Mostra a amizade de quatro amigos de infância que, mesmo depois de muitos anos, continuam fazendo brincadeiras e pregando peças uns aos outros.

Dois outros filmes foram lançados depois, formando uma trilogia de enorme sucesso.


4) Il Postino (1994)

Pablo Neruda, o poeta chileno, após ser exilado de seu país, passa a viver em uma pequena ilha na Itália. O protagonista, no entanto, é Mario, um dos poucos habitantes do lugar que sabem ler e escrever e, por isso, fica encarregado de levar as cartas que chegam para o poeta.


O filme mostra a amizade que se forma entre o rapaz e Pablo, que ensina poesia a seu novo amigo para ajudá-lo a conquistar uma garota. História, fotografia e trilha sonora, esse filme tem tudo!


5) Caffè Sospeso (2017)

Há uma tradição, nascida em Nápoles, chamada de caffè sospeso (café suspenso). A prática consiste em comprar seu café e deixar outro pago para alguém que necessite. Tema inicial deste documentário que se passa na Itália, na Argentina e nos Estados Unidos, o café suspenso é um hábito de gentileza e caridade.


pote de vidro com comprovantes de caffe sospeso

Apesar do nome, o documentário fala muito mais de pessoas do que de café em si, e vale muito a pena assistir. Esse filme, assim como Benvenuto Presidente (o segundo filme da nossa lista), está disponível na Netflix (na data da publicação desse artigo).


tela de computador mostrando pagina inicial da netflix

Para uma experiência completa de aprendizagem, caso você tenha realmente vontade de aprender italiano, existe uma técnica para usar essa ferramenta de imersão: assista ao filme 3 vezes.


Na primeira vez com legendas em português, na segunda com legendas em italiano e na terceira sem legendas. Em todas as 3 vezes com áudio em italiano, claro. Se por acaso você não seja iniciante nos estudos em italiano, descarte a primeira vez com legendas em português.


E lembre-se: é só uma ferramenta de auxílio e imersão, é necessário também que, para aprender mais rápido, você esteja fazendo um bom curso e usando outras ferramentas de imersão (assunto para outro artigo).


Esses são apenas alguns dos filmes, direto da Itália, que eu recomendo para que você assista. É claro que também podemos assistir filmes dublados, mas a experiência, como você deve saber, não será a mesma.


Gostou da lista? Já assistiu algum? Acha que outros filmes deveriam estar nessa lista? Me conte o que achou e escreva a sua dica de filme aqui embaixo nos comentários.

Arrivederci!

8.857 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page