top of page
  • Silvano Formentin

A exuberante fonte dos desejos em Roma

Conheça a famosa Fontana di Trevi


Construída encostada no edifício histórico conhecido como Palazzo Poli é onde encontramos a belíssima e mais famosa fonte de Roma, a Fontana di Trevi, um dos principais pontos turísticos da cidade.


Fontana de Trevi em Roma

Com cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura, essa é a maior fonte de Roma. A história da sua origem nos leva para o ano de 19 a.C., quando a famosa fonte era o ponto final do menor aqueduto de Roma, conhecido como Aqua Virgo, ativo há mais de dois mil anos.


Esse aqueduto remonta à época do Imperador Augusto, quando o arquiteto Marco Vipsânio Agripa o construiu para abastecer as Termas de Agripa, no Campo Marzio, com as águas da bacia de Salone, na via Collatina.


A fonte de água que abastece o aqueduto fica a cerca de 20km de distância, e o caminho é percorrido quase que inteiramente de forma subterrânea, sendo o único aqueduto romano que ainda está em funcionamento.


O aqueduto romano foi então restaurado diversas vezes, e a majestosa Fontana di Trevi que conhecemos hoje só foi construída muitos anos depois. Em 1453, o Papa Nicolau V ordenou que fosse consertado o aqueduto e construído uma pequena fonte. A origem do nome se deu devido à localização da fonte, no encontro de três ruas, tre vie.


Anos mais tarde, em 1629, o Papa Urbano VIII, insatisfeito com a aparência da fonte, encomendou um projeto ao escultor e arquiteto Lorenzo Bernini, porém o projeto foi abandonado quando o papa faleceu.


Durante o Renascimento e o período Barroco houveram diversas competições e projetos financiados por papas para a construção de fontes, e esse também foi o caso da Fontana di Trevi, com a competição realizada pelo Papa Clemente XII em 1731.


A aparência final da Fontana di Trevi é o resultado de muitos anos de obras. Projetada por Nicola Salvi, que se inspirou em muitos detalhes do projeto anterior, de Bernini, a fonte só foi finalizada em 1762 por Giuseppe Pannini, após o falecimento de Nicola Salvi.


A impressionante cena retratada na fonte é uma homenagem ao poder do mar e leva esculturas de artistas diferentes, como o imponente Netuno esculpido por Pietro Bracci e as estátuas da Saúde e Abundância de Filippo della Valle.


Além de sua beleza ímpar, a fonte ficou muito famosa também pelo destaque cinematográfico. Uma das mais marcantes cenas do cinema italiano é ambientada no monumento, no filme La Dolce Vita, de Federico Fellini, em 1960.


Mas o filme onde nasceu a famosa tradição de jogar moedas na fonte foi “A Fonte dos Desejos”, de 1954. A comédia romântica ainda leva a música Three Coins in a Fountain, de Frank Sinatra, em sua trilha sonora. Segundo a tradição, caso a pessoa jogue uma moeda na fonte, ela voltará à Roma futuramente.


Inspirada pelo filme, a lenda ainda recebeu variações. Se jogar duas moedas na fonte, a pessoa encontrará o amor de sua vida. E caso jogue uma terceira moeda, o casamento com essa pessoa amada estará garantido.

Milhares de moedas são jogadas diariamente na fonte para fazer pedidos! Mas segundo a tradição, você precisa seguir os passos corretamente. Para que o pedido funcione, você deve jogar a moeda virado de costas, por cima do ombro, com os olhos fechados.


Como a Fontana é uma das principais atrações turísticas da cidade de Roma, ela costuma estar sempre muito movimentada. Caso prefira visitá-la em um horário menos tumultuado, opte por conhecê-la no início da manhã.


Com toda essa atenção dos turistas que disputam espaço próximo à fonte, ansiosos para seguirem a tradição de jogar suas moedas, é possível imaginar que a arrecadação de euros seja significante, certo?


Em um ano, são aproximadamente 1 milhão e meio de euros arrecadados na Fontana di Trevi!


Durante a madrugada, funcionários da prefeitura retiram as moedas utilizando um aspirador.


As arrecadações das moedas jogadas pelos milhões de turistas que visitam a famosa fonte são direcionadas para a entidade beneficente Caritas, organização social da Igreja Católica.


O dinheiro arrecadado com as moedas é usado para ajudar diversas famílias em dificuldades econômicas, assim como moradores de rua e imigrantes atendidos pela entidade católica.

Quando você for conhecer a Fontana di Trevi, lembre-se de aproveitar para visitar outras belas fontes pela região, como a Fontana della Barcaccia e a Fontana dei Quattro Fiumi.


A bela Fontana della Barcaccia fica na Praça da Espanha, uma das mais famosas de Roma. Em frente à praça há uma escadaria de 136 degraus, que dá acesso direto a Igreja Trinità dei Monti, construída no início do século 16, em estilo gótico.


A fonte barroca foi uma encomenda do Papa Urbano VIII e se destaca pelo formato de barco. Foi esculpida por Pietro Bernini com a participação de seu filho, Gian Lorenzo Bernini e assim como a Fontana di Trevi, também é alimentada pelas águas do aqueduto Aqua Virgo.


Já a Fontana dei Quatto Fiumi você poderá conhecer quando visitar a Praça Navona, local que, no ano de 80 d.C., era um estádio construído pelo Imperador Domiciano, dedicado às competições atléticas.


A fonte foi esculpida por Gian Lorenzo Bernini em 1651, após seu belo projeto ganhar o concurso elaborado pelo Papa Inocêncio X. A Fontana dei Quatto Fiumi prestigia quatro rios em diferentes continentes do mundo, o Rio Nilo, Ganges, Danúbio e Rio da Prata.


Após conhecer a fonte dos desejos, você provavelmente sente uma conexão mais profunda com a história e a cultura da Itália. Agora, imagine-se explorando as ruas de Roma e pedindo informações em italiano com naturalidade. Isso será possível graças ao Desafio 15 dias de italiano explorando Roma!


Clique no botão abaixo, inscreva-se e receba 15 dias de aulas de italiano gratuitamente:




1.958 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 comentarios


lufampeixoto
06 mar

Tive a honra de conhecer algumas cidades da Itália.

Roma, Vaticano. Veneza, Florença, Padova, Assise. Napoli.

Todas maravilhosas.

O museu do Vaticano guarda a história de muitos povos.

Os maiores pintores . Escultores .

Etc.

Encantador.

Me gusta

bibilice311
10 nov 2023

Eu tive o prazer de conhecer a A Fontana di Trevi, fiquei encantada e realizei este sonho...Quero voltar lá...Foi tudo deslumbrante no meu passei à Itália e o outro lugar incrível que conheci foi o Coliseu...Me senti dentro de um livro de história...

Me gusta

Irani Silva
Irani Silva
30 jun 2020

Adorei conhecer um pouco da história de Roma. Cada dia mais encantada como os romanos construíram essa cidade, tão bela. Obrigada, professor pela oportunidade.

Me gusta

marcia.lara.09
marcia.lara.09
25 jun 2020

Adorei o post. Já vou conhecendo um pouco a Itália, antes da minha visita in loco.

Quero conhecer todas essas fontes e também o Coliseu!

Me gusta
bottom of page