top of page
  • Silvano Formentin

Um passeio pela Galleria degli Uffizi

Venha conhecer este belíssimo museu de arte em Firenze


Após escrever sobre pontos turísticos de Roma, a amada cidade eterna, chegou a hora de mudar de ares e conhecer outra belíssima cidade italiana. Pensei então em pegar o trem e partir rumo à romântica região da Toscana, onde está a cidade que é o berço do Renascimento italiano, Firenze.

A história de Florença é intimamente ligada à história da arte renascentista e a cidade faz brilhar os olhos de qualquer visitante, proporcionando uma inesquecível experiência cultural. Ao visitar Florença é impossível deixar de conhecer um dos maiores museus da Itália, a Galleria degli Uffizi.


O museu é também um dos mais famosos e antigos do mundo e é onde está reunida a maior e mais importante coleção de obras de arte de artistas renascentistas que existe!


A Galleria degli Uffizi foi projetada pelo arquiteto Giorgio Vasari, por encomenda do duque de Florença, Cosimo I de Medici, em 1560. A intenção do duque era reunir no edifício os escritórios (uffizi) dos mais importantes magistrados da cidade, facilitando assim o controle da cidade.


A construção ficou completa somente em 1580, quando quem comandava Florença era o duque Francesco I, um grande apreciador da arte e que decidiu reservar um dos andares do palácio para as obras de arte pertencentes à família Medici. A partir disso o local começou a ser um museu particular da família.


Somente em 1769, com o fim do poder de comando da família Medici, a Galleria degli Uffizi finalmente abre as portas ao público, tornando-se então o primeiro museu da Itália.

A coleção do museu reúne, em cerca de 50 salas dedicadas à arte, inúmeras esculturas e pinturas de valor inestimável. Ao longo dos ambientes é possível admirar incríveis obras de Giotto, Botticelli, Rembrandt, Leonardo da Vinci, Caravaggio, Michelangelo e diversos outros grandes artistas da história da arte.

Os belos corredores da Galeria são adornados com esculturas romanas, afrescos, bustos e estátuas da família Medici, e o acervo do museu ainda inclui coleções de desenhos e estampas.


Ao visitar as salas do museu, nos sentimos abraçados por um misto de emoções. É na Galleria degli Uffizi que podemos encontrar a única tela pintada por Michelangelo que sobreviveu até os dias de hoje, o quadro de moldura redonda e com cores vibrantes conhecido por Doni Tondo, ou Doni Madonna.



Michelangelo costumava se destacar pela pintura de afrescos, como os da Capela Sistina, mas tinha na escultura sua verdadeira paixão. Isso torna a cena da Sagrada Família representada no quadro Doni Madonna ainda mais incrível e surpreendente, por se tratar de uma peça tão rara feita pelo gênio em meados de 1505.


E por falar em obras icônicas, não posso deixar de citar o famoso quadro do artista florentino Sandro Botticelli, “O Nascimento de Vênus”, pintura célebre feita em 1485. A obra retrata Afrodite e nela é possível contemplarmos na cena o nascimento da deusa do amor e da beleza.



Outra raridade que você encontrará em seu passeio são as pinturas de Leonardo da Vinci, que possui uma sala especialmente dedicada a ele. Lá é possível apreciar obras de quando o famoso da Vinci ainda era apenas um jovem artista com talento promissor e aprendiz do pintor Verrocchio.


Nos quadros “Anunciação” e “Batismo de Cristo” é possível observar o trabalho em conjunto do aluno e seu mestre.




Em meados dos anos 1850, 28 estátuas de mármore foram inseridas nos nichos dos pilares, ao lado de fora da Galeria, com a representação de alguns talentosos gênios da Toscana, como Giotto, Nicolau Maquiavel, Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, Donatello e Michelangelo.




Durante o passeio, você também pode aproveitar para relaxar tomando um café no terraço da galeria e assim apreciar a belíssima vista da cidade, com a cúpula do Duomo de Florença aparecendo bem próxima para você fotografar!

Agora que você já conheceu um pouco sobre o que poderá encontrar na Galleria degli Uffizi, se desejar também pode dedicar um tempo para explorar o site do museu e se deslumbrar com as obras de inúmeros artistas. Você pode acessar a galeria virtual clicando aqui.


Espero que esse breve passeio tenha inspirado você a conhecer a encantadora cidade de Florença, e que lá você reserve um tempo em seu roteiro de viagem para se maravilhar com a beleza das obras de arte que encontrará na fascinante Galleria degli Uffizi.


Não esqueça de deixar aqui nos comentários qual é o próximo ponto turístico ou a cidade que você gostaria de conhecer na Itália, e assim viajaremos juntos por esse belo país!

536 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page