• Silvano Formentin

Lançamento do podcast mais completo sobre cultura italiana


Dia nove de dezembro poderia ser uma segunda-feira como todas as outras, mas não será!


Já é quase unânime: segunda é dia de promessas e desmotivação.


Infelizmente, a maioria de nós começa a ficar triste no domingo, pensando no início da semana e em todos os seus afazeres.

Em todas as promessas acumuladas para a segunda-feira.


Mas para mim esse modo de ver a vida nos limita e frustra e eu quero mudar o início da sua semana. Não só da próxima semana!


Você deve estar pensando: mas Silvano, prometer a si mesmo coisas para segunda-feira é ruim, porque você está fazendo isso?


Primeiro para te dar tempo! Tempo para você refletir se o que está adiando é algo que você realmente deseja ou é uma promessa vaga para agradar aos outros.


Segundo, eu não estou adiando este projeto para semana que vem. Ele foi pensado para fazer você refletir e será lançado em uma segunda, propositalmente, para testar quem quer começar a semana de forma diferente ou adiando projetos.


Quero que você comece a próxima semana tendo certeza na sua escolha de fazer algo diferente, e o mais importante, algo melhor.

Se você me acompanha há algum tempo, já percebeu que, seja nos vídeos ou por textos, não estou aqui só para ensinar italiano.


As minhas redes sociais são canais para eu compartilhar muitos conteúdos sobre aprendizado, turismo, imigração, e claro, idioma italiano.

E com o podcast Italiano com Silvano não será diferente.


O que o podcast Italiano com Silvano terá de especial?

Ele será um canal para troca mais intensa sobre cultura italiana.


Um conceito que gosto sobre cultura é de Edward B. Tylor:

“Todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.


E dentro deste tema, vamos falar sobre turismo na Itália, história da imigração italiana, cidadania italiana, sem deixar de lado o idioma. Tudo de uma forma descontraída e trazendo muitas dicas de como desenvolver suas habilidades.

Uma mudança nítida estará na forma de como você vai consumir este conteúdo: por áudio.


O modelo de podcast vem crescendo nos últimos tempos e eu não poderia deixar de compartilhar com meus alunos e com as pessoas que me seguem, estes conteúdos de uma forma que seja mais acessível e prática.



As vantagens de ouvir podcasts são a praticidade, já que podem ser ouvidos em qualquer situação e podem ser baixados no celular para ouvir off-line sem praticamente usar quase nada da memória do seu telefone. São grátis e sem anúncios incômodos.


Ao assinar o meu podcast, os episódios liberados serão automaticamente baixados em seu dispositivo quando ele estiver conectado à internet. Assim eles ficarão guardados na sua “biblioteca” para serem ouvidos quando você quiser, ainda que não tenha conexão naquele momento (muito útil, não é?).


Na maioria dos aplicativos de podcast você pode escolher se os episódios serão baixados automaticamente ou se você prefere apenas ser notificado de um novo episódio e depois decidir se baixa ou não manualmente.


Costumo compartilhar que precisamos pensar a forma como fazemos as coisas e que precisamos mudar alguns aspectos das novas vidas, então seguirei com meu propósito de fazer as coisas de maneiras diferentes e cada vez mais espalhar conhecimento.


Sei que muitas pessoas gostam de me ver, e acompanhar por escrito o que estou falando e isso não deixará de ser feito, mas o podcast foi pensado para que eu acompanhe você em outros momentos.


Quero que você possa acompanhar estes conteúdos enquanto está preparando a sua refeição ou da sua família, enquanto está indo para o trabalho (mas sem perder a atenção no trânsito), enquanto está se preparando para descansar para um novo dia, ou ainda no seu momento de descanso após o almoço de domingo.


Tem coisa melhor do que transformar um momento de ócio em um momento de aprendizado leve e descontraído? Muitas vezes eu faço isso antes de dormir ou enquanto preparo o almoço (sim, eu faço o meu almoço quase sempre), ouvindo o Cortella, o Pondé, o Dr. Dayan e os meus próprios vídeos.


Essas são apenas algumas opções e você poderá adaptar conforme sua rotina e hábitos.


Onde você vai encontrar meu podcast?


Os episódios estarão disponíveis em uma aba no canto superior direito aqui no blog, no Spotify, podcast da Apple e na plataforma Anchor.


E se você pensou em adiar para ver mais que um episódio seguido, eu já estou preparado!


Nossa semana vai começar com SEIS EPISÓDIOS recheados de muito conteúdo para você “maratonar”, começando a semana com muito mais informação e entretenimento.



Mas vou dar aqui um resumo do tema do primeiro episódio:


Primeiro, vou falar de forma mais detalhada que tipo de conteúdo você vai encontrar nos episódios do podcast Italiano com Silvano.


Vou contar também um pouco da minha jornada até me tornar professor de italiano, minhas dificuldades e o que fiz para superá-las e chegar até aqui.


E não poderia faltar: frases úteis em italiano para uma situação especial, que absolutamente 100% das pessoas que vão à Itália passam logo no primeiro dia.


E não, não é simplesmente como dar bom dia e falar obrigado.


Espero que você tire um tempo para você, reflita sobre seus objetivos e comece a próxima segunda-feira com uma nova visão das suas metas.


E se sua meta for aprender mais sobre cultura e língua italiana eu estarei te esperando com o podcast: Italiano com Silvano!



Arrivederci!

362 visualizações1 comentário

NUNCA MAIS PERCA UMA POSTAGEM!

Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades, além de dicas e aulas gratuitas!

Siga-me também nas redes sociais

  • Instagram

© 2019, Silvano Formentin

  • Ícone preto do Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Ícone preto do Instagram