top of page
  • Silvano Formentin

O que nenhum guia turístico te conta: 5 atrações secretas de Roma para visitar

Conheça aqui 5 atrações surpreendentes da Cidade Eterna e que fogem do roteiro da maioria dos turistas!


Roma é uma cidade muito interessante e repleta de história. Os principais pontos turísticos são conhecidos mundialmente, e claro que merecem uma visita, mas a magnífica "cidade eterna" possui muitas atrações secretas e curiosas.


Essas informações não estão presentes na grande maioria dos guias turísticos e por isso não são tão visitadas. Veja bem: não por elas serem desinteressantes, bem pelo contrário, mas sim porque poucas pessoas sabem da existência dessas atrações.


Por isso, no artigo de hoje eu vou te mostrar alguns lugares incríveis e secretos de Roma que passam despercebidos pela maioria dos turistas, inclusive dos próprios italianos de outras regiões. Confira!


1 — Via Piccolomini


Todos já percebemos que, ao nos distanciarmos de um objeto, temos a impressão de que esse objeto vai ficando cada vez menor. Mas, e se existisse uma forma de fazer esse efeito ao contrário? E justamente fazer isso com a majestosa cúpula de São Pedro...


Sim, meus amigos, é possível, e é incrível. Quanto mais nos afastamos da cúpula da basílica, mais grande ela parece ficar, mas esse efeito quase mágico só é possível em uma rua praticamente desconhecida pelos turistas, a via Piccolomini.


A Via Piccolomini se encontra em uma posição um pouquinho mais elevada do que o resto da cidade, nas proximidades da colina del Gianicolo. Essa rua é perfeitamente alinhada com a cúpula de São Pedro e quanto mais nos afastamos, maior a cúpula nos parece, como se estivesse crescendo bem diante dos nossos olhos.


É até difícil descrever, mas se você tiver a oportunidade de visualizar esse efeito, verá que é um espetáculo raríssimo e que dá um nó no cérebro.


Esse feito acontece devido a disposição dos edifícios e ao local elevado de observação dessa rua. Enfim, a via Piccolomini é um local secreto onde você pode ver esse efeito fascinante da cúpula mais famosa do mundo a ainda aproveitar o local para uma bela noite romântica.


Confira abaixo um vídeo onde é possível observar o efeito ótico:


2 — La prospettiva del Borrimini


O segundo local secreto é mais um efeito ótico que passa despercebido pelos turistas! Se trata da la finta prospettiva del Borrimini, em português a falsa perspectiva de Borrimini.


Tudo começou no ano de 1632, quando o cardeal Bernardino Spada adquiriu um palácio, chamado atualmente de Palazzo Spada, e pediu ao arquiteto Francesco Borrimini que reformasse o edifício para que ele ficasse com características do estilo barroco.


Ali o grande Borrimini fez a sua mágica, transformando o corredor de 8 metros que dá acesso ao jardim em um corredor de 37 metros, -ou pelo menos aparenta ter 37 metros, já que é pura ilusão de ótica.


Borrimini construiu uma sequência de colunas que diminuem de tamanho ao avançarem pelo corredor adentro. O piso também vai se elevando gradativamente e tudo isso cria uma perspectiva falsa que faz com que um corredor de 8 metros pareça ter 37.


Para realizar esse grande efeito, Borrimini contou com a ajuda de um matemático, o padre Giovanni Maria da Bitonto. Ao visitar o local você vai perceber como esse efeito é incrível e como causa curiosidade aos turistas.


O Palazzo abriga um museu e você pode aproveitar para ver belíssimas obras dos séculos 16 e 17. Além disso, é bem tranquilo, pois não é destino da maioria dos turistas que desconhecem o efeito ótico de Borrimini.


3- Il Buco Della Serratura

Il buco della serratura, em português, "o buraco da fechadura”, é uma atração que fica na Piazza dei Cavelieri di Malta, localidade próxima do Circus Maximus. Ela não passa de um antigo portão de um convento, cuja fechadura permite espiar a cúpula da Basílica de São Pedro!


A igreja se encaixa perfeitamente no buraco, e essa com certeza é uma vista curiosa e interessante. Ela rende fotos especiais, e é claro, um passeio muito divertido!


Tudo isso, sem as famosa filas e aglomeração de turistas, afinal, poucas pessoas sabem da existência desse curioso buraquinho, com uma das vistas mais impressionantes...


4- La chiesa di Sant’Ignazio di Loyola


Em Roma existem mais de 900 igrejas, uma mais impressionante que a outra, mas essa em especial tem mais um efeito ótico interessante, principalmente se levarmos em conta que foi feito há tanto tempo, em 1626.

A igreja esconde uma ilusão incrível, a chamada “finta cupola”, que funciona da seguinte forma: Perto do altar, procure um círculo no piso de mármore. Fique parado bem em cima do círculo e olha para o alto, para o teto da igreja.


Você vai ver a sua belíssima cúpula. Até aí tudo certo, mas ainda olhando para o alto, dê um passo em qualquer direção e veja o que acontece... a cúpula se deforma diante de seus olhos.


Mas, por que isso ocorrer? Na verdade, a cúpula não existe! é uma obra de arte, uma pintura 3D incrivelmente realística feita pelo pintor, professor e arquiteto jesuíta Andrea Pozzo, um dos principais artistas da arte barroca Católica.


Lembre-se: se quiser ver o efeito ótico você precisa estar exatamente no local onde está marcado o círculo no piso, de qualquer outro lugar a mágica não acontece. A entrada na Igreja de Santo Inácio é gratuita e fica a apenas 270 metros do Panteão, 3 minutos a pé em direção a Fontana di Trevi.


5 — Via Arco dei Banchi

Já imaginou passar por um túnel e, ao olhar para cima, enxergar um céu repleto de estrelas? Mais uma vez, essa experiência curiosa e impressionante é possível em Roma!


Estou falando da Via Arco dei Banchi, uma ruazinha coberta por um arco que liga a Via Paola com a Via del Banco di Santo Spirito com uma pequena passagem de pedra. O diferencial aqui é o teto, pintado com um belo tom de azul e com inúmeras pequenas estrelas!


Seja de dia ou à noite, se você passar por esse arco de Roma, se sentirá debaixo de um céu repleto de estrelas!


Roma, a cidade de muitos encantos


Acho que depois desse artigo, você conseguiu perceber como as atrações de Roma vão muito além do Coliseu e da Fontana di Trevi, não é mesmo? É claro que esses locais mais famosos valem a visita, mas também é encantador passear por ruas menos movimentadas e desvendar esses verdadeiros segredos da cidade...


Me conte nos comentários se você já conhecia algum destes lugares do artigo, e qual deles mais ficou curioso(a) para conhecer!


Lembre-se de cadastrar seu e-mail no campo abaixo do artigo, caso ainda não tenha feito isso, para receber as novidades aqui do blog diretamente no seu e-mail!


Nos vemos no próximo post! Arrivederci!



9.267 visualizações19 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page