• Silvano Formentin

Os bloqueios mentais estão dominando a sua vida?

Você costuma desistir de algo sem antes tentar, ou achar que não é capaz?

Bloqueios da mente representados em ilustração

Uma das grandes dificuldades que enfrentamos ao começar algo novo são as barreiras da mente. Mesmo que de forma inconsciente, criamos uma auto sabotagem a partir de diversas crenças limitantes que absorvemos ao longo da vida.


Um bloqueio mental é uma forma de repressão que nosso cérebro elabora, muitas vezes para nos preservar de alguma frustração. Por exemplo: você tem a oportunidade de aprender um novo idioma, mas pensa que pode investir tempo e dinheiro estudando e no fim não aprender nada. Assim, é melhor nem tentar, não é mesmo?


Infelizmente essa é a mentalidade de muitas pessoas, que estão se privando de viver algo incrível, de evoluir em diversos aspectos da vida e até mesmo de realizar sonhos! Mas, será que é possível evitar os bloqueios mentais? É sobre isso que vamos conversar nesse artigo!


Todos enfrentamos obstáculos


Em primeiro lugar, é importante deixar claro que todo ser humano enfrenta algum tipo de dificuldade na vida, em um período ou outro. Portanto, saber que certa coisa será mais difícil para você do que é para outra pessoa, não deve ser motivo para desistir – ou deixar de tentar.


Além disso, não temos como saber o nível de dificuldade de algo antes de experimentar! Como já mencionei antes, os bloqueios mentais programam o nosso cérebro para nos fazer pensar que não somos bons o suficiente, quando na verdade, temos uma excelente capacidade de adaptação e aprendizagem!


Para demonstrar essa questão, eu gostaria de compartilhar com vocês a história da Silvania, aluno do meu Curso de Italiano. Ela possui uma deficiência visual, e sempre quis aprender italiano.


No lugar dela, você investiria em um curso online, mesmo sabendo da sua dificuldade em lidar com computador, celular e demais ferramentas, devido a condição da sua visão? Bom, ao invés de identificar um obstáculo, a Silvania identificou uma oportunidade, e veja só o que aconteceu:



Nunca é tarde para tentar


Um dos bloqueios mentais que eu me deparo muito é a ideia de que existe uma idade limite para aprender algo novo. Essa é apenas mais uma situação em que o nosso cérebro age para nos sabotar!


Pensamos que uma idade avançada é empecilho para tentar coisas novas – afinal, a terceira idade não é uma idade para inovar, certo? Errado! Essa é a época perfeita para estimular o corpo e amente com desafios!


Foi isso que fez o Pedro, mais um dos meus alunos que confio no Método Formentin e se tornou fluente em italiano em oito meses! Deixando de lado a ideia de que ele não tinha mais idade para estudar, ele se dedicou ao método e o resultado você pode assistir no vídeo abaixo!



Nunca é tarde para tentar... de novo!


Um dos bloqueios mentais mais difíceis de serem quebrados acontece quando alguém tenta algo novo e o resultado não é satisfatório. Ela se dedica, gasta tempo, dinheiro ou disposição, e no final o resultado passa longe do esperado.


Essa é uma situação complicada, afinal, se a pessoa já tentou e falhou, por que tentar novamente?


Bom, nessa situação nos deparamos com duas opções: desistir por completo ou tentar de novo, com uma nova abordagem. Quando se trata de uma meta relacionada aos estudos, por exemplo, na grande maioria dos casos o resultado insatisfatório não se dá por culpa do aluno, mas sim do método de ensino utilizado!


Foi algo desse tipo que aconteceu com a Dania, mais uma de minhas alunas. Ela já havia tentado aprender italiano anteriormente, e não havia conseguido se tornar fluente. Com certeza essa é uma situação frustrante, e em um momento como esse, desistir do sonho de falar italiano parece algo aceitável a ser feito.


A Dania, entretanto, resolveu tentar novamente, com um método de estudos diferente, e hoje, fala italiano perfeitamente. Ela é uma prova de que não precisamos – e não devemos! -desistir dos nossos sonhos. Confira a história dela no vídeo:



Lembre-se: você domina a sua vida!


Acreditar que é capaz é uma escolha! Você pode pensar que não tem capacidade de fazer determinada coisa e aceitar, ou pode confiar no seu potencial e – pelo menos – tentar!


Quando acreditamos que somos inteligentes, capazes e merecedores, ativamos um grupo de neurônios no cérebro que agem gerando muito mais confiança em nós mesmos.


O primeiro passo para não deixar as barreiras da mente dominarem você, é identificá-las! Saiba quais são as crenças limitantes que você carrega e trate-as dessa mesma forma: elas são crenças que te limitam, e por isso, não devem ser levadas a sério.


Espero que esse artigo tenha feito você refletir, ao menos um pouco! Se você já tirou um tempo para pensar se carrega algum bloqueio na mente, aqui vai a minha pergunta: quais são esses bloqueios? Você já analisou e entendeu essas barreiras que estão te impedindo de realizar sonhos?


Como sempre, não esqueça de comentar aqui! Lembre-se também de cadastrar seu e-mail no campo abaixo do artigo para ser notificado sempre que uma novidade surgir por aqui.

Arrivederci!

162 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo