top of page
  • Silvano Formentin

Os encantos da Piazza della Signoria

Conheça um pouco mais sobre essa praça, um verdadeiro símbolo histórico de Florença!

Entre o rio Arno e a Igreja Santa Maria del Fiore, está localizado um verdadeiro tesouro de Florença: a Piazza della Signoria! Essa é uma praça repleta de obras de arte, e que também conta com alguns prédios históricos impressionantes!


Esse é um passeio imperdível a todos que visitam a belíssima Florença, e por isso, no artigo de hoje eu vim contar um pouco sobre a história e as atrações dessa praça! Confira!


A história


Durante o Império Romano, o local onde hoje se encontra a praça, contava com uma instalação termal. Ali se encontravam aqueles edifícios famosos da Roma Antiga, que continham diversas piscinas com água quente para que as pessoas se higienizassem de forma gratuita, mas que também eram importantes pontos de socialização.


Já no início da Idade Média, as termas desapareceram e foram substituídas por diversas tendas de artesãos e comerciantes.


Dessa forma, a praça sempre esteve conectada com o povo fiorentino, sendo um local de confraternização e reunião.


A arte

Fonte de Netuno na Piazza della Signoria

Essa é uma praça repleta de esculturas e edifícios deslumbrantes. Para começar, é ali que se encontra a espetacular fonte de netuno. Ela é conhecida pelos fiorentinos como “Biancone e foi originalmente encomendada do artista Bartolommeo Bandinelli para ser a primeira fonte pública da cidade!


Como Bandinelli já era muito idoso, acabou morrendo antes de iniciar o projeto. Dessa forma, foi realizado um concurso para escolher quem seria o novo responsável pela fonte. Quem levou a melhor foi Bartolomeu Ammannati, um artista de Settignano, que era, inclusive, um amigo muito próximo de Michelangelo.


Ele trabalhou na obra entre 1563 e 1565, esculpindo um bloco de mármore original, com a ajuda de seus assistentes. Ammannati se inspirou no rosto do grão-duque Cosimo I de Médici para esculpir o rosto de Netuno. Além disso, ele continuou trabalhando em detalhes da fonte por mais dez anos! Ao longo desse tempo, foram acrescentados cavalos marinhos de mármore, e vários outros personagens.


Além disso, é na Piazza della Signoria que se encontra a Loggia dei Lanzi! Esse é simplesmente um museu à céu aberto bem no meio de Florença!


A loggia nada mais é do que uma galeria que contém inúmeras esculturas, e está localizada bem no meio da Piazza. Lá, é possível admirar estátuas do período romano e obras-primas do século 16. Ela abriga, inclusive, esculturas realizadas pelos famosos artistas Cellini e Giambologna!


A loggia foi construída entre 1376 e 1382 com o objetivo de sediar assembleias e outras cerimônias públicas da República de Firenze.  Depois de 2 séculos, a mando de Cosimo I de Medici, se transformou em um espaço expositivo, onde as pessoas podiam admirar obras de arte.


Uma das mais impressionantes esculturas da Loggia é o rapto das sabinas, de Giambologna. Essa escultura é uma das mais famosas dele, e é muito fácil entender o motivo quando olhamos para ela: foi esculpida em um único bloco de mármore, em 360 graus. Isso significa que ela pode ser admirada de todos os lados!


Ela tem mais de 4 metros, e foi finalizada em 1583. A inspiração foi a história do rapto das sabinas, que é muito famosa. Essa lenda conta que Rômulo, da lenda de Rômulo e Remo, o primeiro governante de Roma, desejava esposas para os homens da cidade, fazendo assim, a população crescer.


Para isso, ele pediu aos homens de um povoado próximo – Os Sabinos – que cedessem suas mulheres para viver em Roma e criarem famílias por lá. Como eles negaram, os romanos realizaram um festival como desculpa para atrair às sabinas à cidade, e no meio da comemoração, as raptaram.


Se não bastasse isso, a praça também é lar de alguns edifícios históricos, como o Palácio Vecchio! Atualmente, é onde funciona a prefeitura de Florença. Dentro do palácio, funciona também um museu com obras de arte de Bronzino, Michelangelo, Vasari e diversos outros artistas.



A Piazza della Signoria fica em um ponto central de Firenze. Essa é uma região bem turística, com vários hotéis e restaurantes. A Piazza por si só já é repleta de atrações incríveis: no mesmo lugar você pode ver diversas esculturas, admirar uma belíssima fonte e ainda visitar o museu do Palazzo Vecchio.


Mas, se quiser estender o seu passeio, a Galleria Deggli Uffizi, um dos museus mais famosos de toda a Itália, ficam bem próximos da praça! Eu já escrevi um artigo sobre ela, e você pod eler clicando aquI! Além disso, você também pode visitar a Ponte Vecchio, uma das principais atrações de Florença!


Tenho certeza que agora você já entendeu por que esse é um passeio indispensável a quem visita Florença, não é mesmo? Me conte nos comentários: qual atração da Piazza della Signoria você mais ficou com vontade de admirar?


Lembre-se também de cadastrar seu e-mail no campo abaixo do artigo, para ficar sempre por dentro das novidades do blog!


Arrivederci!

1.524 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page