• Silvano Formentin

De Santos à Bruxas: conheça os personagens natalinos da Itália

Descubra mais sobre São Nicolau, Santa Lucia e Befana, figuras celebradas no fim de ano dos italianos.


Os italianos são muito apegados à família, e, por isso, gostam muito de celebrar as datas comemorativas em conjunto. O natal, sendo uma das datas mais importantes não poderia ficar de fora, e apesar de essa época do ano por lá ter algumas semelhanças com a nossa, existem muitas diferenças culturais bem interessantes.


Por exemplo, você sabia que na Itália, além do famoso Papai Noel, existem outros personagens natalinos adorados pelas crianças e cultuados já há muitos anos?



Hoje eu vim apresentar a você três figuras importantes nas festas de fim de ano dos italianos, e um pouco da tradição que elas carregam.


1 - São Nicolau


O dia de São Nicolau é comemorado por toda a Europa no dia 6 de dezembro, e foi para a cidade italiana de Bari que seus restos mortais foram transferidos no ano de 1807 - e onde atualmente se encontra a Basilica di San Nicola.

A história conta que ele ajudou três moças pobres, cujo pai não tinha dinheiro para alimentar ou pagar o dote para que se casassem.


Ele então jogou pela chaminé três sacos de moedas de ouro, que caíram dentro de meias que secavam na lareira. Daí vem a tradição de pendurar meias ou deixar sapatos nas janelas, ato praticado pelas crianças que esperam acordar com doces deixados pelo Santo.


Sua imagem e história de vida o popularizaram como um homem dócil, gentil e generoso, e hoje em dia São Nicolau é cultuado na Itália principalmente na região de Trento.



2 - Santa Lucia


A Santa Lucia de Siracusa é uma mártir que perdeu os olhos, e por isso é considerada protetora das doenças relacionadas à visão. Além de ser bastante cultuada pelos fiéis na Itália, ela também inspirou outras tradições, como a de presentear as crianças na noite entre 12 e 13 de dezembro.


Diz a lenda que durante a madrugada, Santa Lucia montada em seu burro e acompanhada do cocheiro Castaldo sai distribuindo doces e presentes para as crianças que foram bem comportadas durante o ano.


Ela sempre tem o cuidado de não ser vista, por isso, quem tentar ficar acordado para espiá-la recebe um punhado de cinzas nos olhos. É costume também deixar uma espécie de oferenda para as visitas: café para a Santa, pão para o cocheiro e farinha para o burro.



3 - Bruxa Befana

As comemorações natalinas na Itália só acabam em janeiro, após os festejos da Epifania, quando acontecem procissões e festividades em todo o país. Você pode ler mais sobre esta e outras datas comemorativas da Itália neste artigo.


É também nesse dia, em 6 de janeiro, que se celebra o dia da Befana. Apesar de ser uma bruxa, essa figura é muito amada pelos italianos e muito esperada pelas crianças. Isso porque elas acreditam que a velhinha leva doces às casas dos que se comportaram bem.


É costume deixar meias penduradas a espera dos doces - ou de pedras de carvão, no caso de a criança ter sido desobediente durante o ano.


A origem da tradição da bruxa Befana é incerta, mas muitos acreditam que ela surgiu a partir da história dos reis magos, que se perderam a caminho de Belém e pediram ajuda a uma senhora. Agradecidos, eles a convidaram para seguir viagem junto e ir a encontro da Sagrada Família. Ela não aceitou, mas, mais tarde, arrependida e sem saber a direção certa, saiu distribuindo presentes nas portas de diversas casas, na esperança de encontrar o menino Jesus.


Até hoje a festa de Befana é comemorada no dia 6 de janeiro, dia em que os Reis Magos teriam chegado até o menino Jesus com seus presentes. Essa data para os brasileiros passa quase despercebida - aqui, é o dia de desmontar a árvore e as demais decorações de natal, e apenas isso. Na Itália é diferente, além da maioria das lojas fechar no dia da festa, as meias também são comercializadas nos dias anteriores, algumas até já recheadas com guloseimas.


Passar o natal e o fim de ano na Itália com certeza é uma experiência incrível, ainda mais conhecendo a história e as tradições desse lugar tão rico em cultura. Sabendo falar italiano, então, a sua visita se torna ainda mais especial!


Você já conhecia a história do São Nicolau, Santa Lucia ou da Befana? Me conte nos comentários! Não se esqueça também de deixar seu e-mail no campo logo abaixo do artigo para não perder as novas postagens do blog! Vamos te enviar novidades e conteúdos gratuitos toda semana.


Ci vediamo!

226 visualizações2 comentários

NUNCA MAIS PERCA UMA POSTAGEM!

Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades, além de dicas e aulas gratuitas!

Siga-me também nas redes sociais

  • Instagram

© 2019, Silvano Formentin

  • Ícone preto do Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Ícone preto do Instagram