top of page
  • Silvano Formentin

Por que eu ensino italiano?

A história de como aprendi italiano e como me tornei professor


Hoje decidi compartilhar uma parte muito especial da minha história, de onde surgiu o meu desejo de ensinar e compartilhar com todos a língua e a cultura italiana.


Você deve saber que eu sou professor de italiano e amo o que faço, mas isso nem sempre esteve nos meus planos. Nesse artigo, eu vou contar o que despertou essa paixão em mim, e como cheguei até aqui.

Desde criança sempre fui muito ligado à Itália e cultivava o sonho de visitar esse belo país, em especial as cidades de Genova e Veneza. Em casa, via minha nona e nono conversarem em italiano, o que também me fez crescer com um afeto muito grande por esse idioma.


Por isso, em 2007 fui atrás do meu sonho de reconhecer minha cidadania italiana e finalmente conhecer a Itália. Larguei meu emprego de servidor público e embarquei nessa aventura.


Claro que eu sabia que me adaptar na Itália sem falar italiano seria muito difícil, então antes da viagem estudei a língua durante alguns meses.

O problema é que o método que eu utilizei foi um muito tradicional, com conteúdos que não são aplicados no dia a dia - especialmente a gramática.


Por isso, cheguei na Itália compreendendo só algumas coisas e falando bem pouco italiano. Foi aí que entendi que a forma como eu havia estudado no Brasil, apesar de ter me trazido algum conhecimento não me ajudava a me comunicar de fato.


Fui para a cidade de Turim, e lá fiz minha cidadania. Depois disso, me mudei para a região do Lago de Garda em busca de emprego, e foi então que o fato de não saber falar italiano me prejudicou muito.


Em qualquer agência de empregos, as chamadas agencia di lavoro, me perguntavam se eu sabia falar o italiano, afinal, esse era um requisito fundamental para qualquer vaga. Assim que eu revelava que falava pouco, perdia as minhas chances.


Essa situação se repetiu muitas vezes, e enquanto isso, meu dinheiro acabava. No momento mais crítico, usei o que me restava para pagar o aluguel do mês, assim, pelo menos o lugar para morar eu não perderia.

Isso me deixou com literalmente uma moeda no bolso. Sem ter como comprar alimentos, me vi em frente a uma igreja onde o padre servia almoço para moradores de rua.


Envergonhado, fiquei sem coragem de entrar quando a comida começou a ser servida, mas o padre, me vendo observar de longe entendeu que eu também precisava daquela refeição, e por isso me convidou a entrar.


Esse momento emblemático até hoje me emociona, pois foi a situação mais difícil que passei na Itália. O meu sonho de morar naquele país estava se transformando em pesadelo, pois por não conseguir me comunicar eu não estava conseguindo me sustentar.


Naquele ponto, a decisão mais óbvia era voltar para o Brasil, mas eu optei por lutar pelo meu sonho mais uma vez.

Em casa, comecei a estudar italiano – mais que isso, comecei a pesquisar sobre maneiras eficientes de se aprender um novo idioma.


Aos poucos, fui descobrindo que técnicas funcionavam, e de que maneira eu conseguia aprender mais. Devido à uma grande necessidade de aprender, acabei desenvolvendo ferramentas e estratégias que ajudam no aprendizado de qualquer língua.


O resultado disso foi que finalmente aprendi italiano, e, com isso, consegui um emprego. Trabalhei em Milão e um ano depois fui para a Alemanha, onde trabalhei por mais dois anos, antes de voltar ao Brasil por questões familiares.


Como me tornei professor


De volta ao Brasil, fui convidado por alguns amigos para dar aulas presenciais de italiano, algo que eu nunca tinha imaginado fazer apesar de sempre ter admirado os professores.


Aceitei o desafio, e foi assim que descobrir uma das maiores alegrias da minha vida: ensinar! Nas aulas comecei a aplicar com meus alunos as estratégias que criei enquanto estudava na Itália, dando início assim ao método Silvano Formentin.


Aos poucos, fui compartilhando esse método com mais e mais alunos e me encantando cada vez mais com a felicidade de transmitir conhecimento! Por causa disso, depois de um tempo dando aulas presenciais, decidi viver disso e me esforçar para ensinar a língua italiana para o máximo de pessoas possível.

Foi assim que surgiu o Curso de Italiano Silvano Formentin, produto que eu criei com muito carinho, reunindo todo o conhecimento que eu adquiri ao longo dos anos, tanto em italiano como em métodos e práticas de ensino.


Alguns anos já se passaram, e eu sigo muito feliz com as minhas decisões e com a minha trajetória. Ver meus alunos de várias partes do Brasil (e até do mundo) realizando o sonho de falar italiano me emociona todas as vezes, e me faz ter certeza de que todo o esforço que fiz valeu a pena.


Hoje em dia, além do meu curso completo, que é pago, eu disponibilizo vários outros conteúdos gratuitos na internet. Você pode acompanhar as minhas redes sociais e meu canal no Youtube!


Além disso, se você colocar seu e-mail no campo logo abaixo do artigo, eu posso te avisar toda vez que publico alguma novidade aqui no blog! Dessa forma, você não perde nenhum artigo.


Me conte nos comentários se você já conhecia a minha história, ou se gostou de conhecer. É sempre um prazer compartilhar minha trajetória com vocês!


Arrivederci!

543 visualizações9 comentários

Posts recentes

Ver tudo

9 Comments


José Amaral
José Amaral
Apr 19, 2023

Estimado Professor Silvano. Eu já sabia de sua história. Mas não a conhecia assim , linearmente. Acredite : você é um belo exemplo de que , por vivermos uma só vez , devemos lutar para fazer aquilo que amamos. José Otacilio

Like

vovoneth
Apr 19, 2023

Olá querido. Eu não consegui acompanhar as aulas. Estou na Itália desde 22/02/2023. Vim pra casa de amigos brasileiros que moram aqui em Milão há mais de 25 anos. Fiquei apaixonada pela Itália. Sou CIDADÃ ITALIANA, mais não falo ITALIANO. Se falasse não voltaria para o Brasil. Estou prestes a completar 69 anos, acho que já não dá mais pra aprender. Amei tudo aqui. Volto amanhã para o Brasil. vou tentar aprender com você algumas palavras, pois se Deus me der a chance, quero vir outra vez. Linda a sua história.

Um grande abraço

Like

alvaroasc
Apr 18, 2023

Che bella storia di superazione personale e lavorativa. Su metodo è troppo buono e mi sono uno studente più a studiare il idioma con Silvano. Grazie per tutto.

Like

celiamarilda
Apr 25, 2021

Que aventura! Muito interessante sua história ligada a sua ida à Itália!!! Parabéns! Só não entendi, por que, depois de tanto esforço despendido pra aprender italiano, para a Alemanha.... por 2 anos! Por que?

Obrigada!

Like

Nilza Trevisan
Nilza Trevisan
Mar 24, 2021

A Professor é sempre um prazer ler sobre sua trajetória, uma trajetória de garra determinação.

Não tinha entrado ainda no seu blog.

Sou sua aluna do curso online , estou na semana 24 . Mi sono molto felice , credo che nessuno ho pensato imparare L'italiano, mi piaceva sentire l'italiano , i suoi musici , la gastronomia .Sette anni fa io e mio marito siamo andati in Italia mi sono ennamorata,,ho discesa di imparare l'italiano.

Ho 67 anni io non parlava niente l'italiano, e per me è una grande sfida perche non ho studiato né il portughese , sono sposata molto giovane e non ho concluso i studi, se bene che questo è un'altra storia.

Mio sogno é tornare in…


Like
daniela teixeira
daniela teixeira
Apr 09, 2021
Replying to

💖

Like
bottom of page