• Silvano Formentin

A Torre de Pisa vai cair?

Segundo alguns engenheiros, a icônica Torre de Pisa está com os dias contados.


Depois de quase 12 anos interditada, a famosa torre de Pisa, no norte da Itália, voltou a receber turistas em 2002

A torre pendente de Pisa é um campanário localizado atrás da catedral da cidade italiana de Pisa.


Embora destinada a ficar na vertical (lógico), a torre começou a se inclinar pro sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e também a um solo mal compactado e muito fraco, de areia e argila. 


Esse tipo de solo é comum em Pisa. Toda a cidade tem um solo muito instável, e existem inclusive outras construções por lá que também sofreram inclinações


Construída toda em mármore branco, ela pesa incríveis 14 mil e 500 toneladas, que é o equivalente a 3.100 elefantes adultos, ou a 97 baleias azuis. 

Também não é pequena não: do solo ao topo, a torre mede 56,70 metros, bem maior que o Cristo redentor, por exemplo, que mede 38 metros.


A Torre de pisa possui 18 metros de diferença do Cristo Redentor, o equivalente a um prédio de 6 andares

As 3 fases de construção da Torre de Pisa


Sua construção foi realizada em três fases ao longo de 177 anos. A fase inicial foi entre 1173 - 1178, quando a obra foi paralisada por quase um século, por causa de guerras entre Pisa e Genova, Lucca e Florença.


Só muito tempo depois, em 1272, um arquiteto tentou sem sucesso compensar a inclinação da torre. Em 1284 a construção foi novamente interrompida devido à derrota dos pisanos pelos genoveses na Batalha de Meloria. Por fim, o sétimo andar foi concluído em 1319 e a sino-câmara foi adicionada apenas em 1372, 199 anos após o início da construção.


Para evitar que ela caísse por terra, entre 1990 e 2001 a torre passou por um trabalho de restauração bem complexo, fazendo com que a inclinação de 5,5 graus fosse reduzida para 3,9. 


Mesmo assim, futuramente será necessária uma nova reforma, porém a tecnologia pra manter a torre de pé ainda não existe, por isso os engenheiros deram um “prazo de validade” para a famosa torre pendente.


Bom, se você pretende um dia visitar esse curioso monumento italiano, não se preocupe, ela não vai cair assim tão fácil. Mas só graças ao esforço enorme que durou 11 anos e corrigiu um pouco a sua inclinação e fortaleceu a sua base. 



Foto da Piazza del Duomo, onde está a famosa torre

8 curiosidades sobre a Torre de Pisa


1 - Possui em torno de 296 degraus. 


2 - A torre possui sete sinos, um para cada nota musical. O maior deles foi instalado em 1655.


3 - Galileu Galilei, segundo uma tradição, deixou cair duas balas de canhão de massas diferentes de cima da torre para demonstrar que a sua velocidade de queda era independente da sua massa. 


4 - Em 27 de fevereiro de 1964, o governo da Itália solicitou ajuda para impedir a queda da torre. Foi, no entanto, considerado importante manter a inclinação, devido ao papel vital que este elemento desempenha na promoção do turismo de Pisa. Uma força tarefa multinacional, composta por engenheiros, matemáticos e historiadores, reuniu-se a fim de discutir os métodos de estabilização. Vários métodos foram propostos, incluindo a adição de 800 toneladas de contrapesos.


5 - Houve uma controvérsia sobre quem foi o arquiteto que projetou a torre, alguns nomes aos quais o projeto foi atribuído foram: inicialmente os de Guglielmo e Bonanno Pisano e posteriormente, Diotisalvi, mas na verdade não existe um registro oficial de nenhum deles, originando assim essas especulações. 


6 - Em 1987 a Torre de Pisa foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO. 


7 - Em maio de 2008, após a remoção de mais 70 toneladas de terra, os engenheiros anunciaram que a torre tinha sido estabilizada e que havia parado de se mover pela primeira vez em sua história.


8 – Quando a torre vai cair? Os engenheiros declararam que a torre de pisa ficará estável durante pelo menos 200 anos. Ou seja, se você está lendo esse artigo no ano de 2208, não suba na torre, apenas tire algumas fotos de longe que já está ótimo.


E você, já visitou Pisa? Já tirou aquela foto clássica "segurando" a torre?


Veja esse vídeo do meu canal no youtube onde eu explico todos esses fatos sobre a Torre e no final ainda dou várias dicas de frases em italiano que serão muito úteis na sua viagem!



Não esqueça de se inscrever no canal para não perder nenhum conteúdo. Até o próximo artigo.

 

NUNCA MAIS PERCA UMA POSTAGEM!

Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades, além de dicas e aulas gratuitas!

Siga-me também nas redes sociais

  • Instagram

© 2019, Silvano Formentin

  • Ícone preto do Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Ícone preto do Instagram