top of page
  • Silvano Formentin

Uma experiência em Roma

Permita-se viajar para a capital da Itália através desse texto!

foto do coliseu completo ao fim da tarde
O Coliseu é apenas um exemplo dos encantos da capital italiana

Você está em Roma. O sol brilha alto no céu quando você se senta a uma mesa sob a sombra de um guarda-sol para almoçar, num agradável começo de tarde de primavera.


Os aromas inconfundíveis de massa fresca, tomates maduros, orégano e azeite de oliva enchem o ar, fazendo sua boca salivar.


O cardápio está em italiano, mas isso não é problema para você. O problema é escolher o que comer, dentre tantas opções que parecem deliciosas. Uma taça de vinho e um prato de bucatini all’Amatriciana parecem boas escolhas. O molho Amatriciana, você lê no cardápio, é um molho de tomate com guanciale e queijo pecorino romano. 


Buongiorno”, cumprimenta o jovem garçom, “come posso aiutarti?”

Você faz seu pedido, esforçando-se para acertar a pronúncia nessa língua cantada que é considerada uma das mais belas do mundo. Sorte que, assim como o português, o italiano vem do latim, aproximando as duas línguas e facilita a fala. 


Enquanto espera pela comida, se distrai vendo as fotos que tirou no Coliseu. É impossível vê-lo sem sentir o peso de toda a história que o envolve. Você se perde imaginando as batalhas, que ali ocorreram enquanto o povo romano assistia, os imperadores, que se sentaram em suas arquibancadas, e os gladiadores, que morreram na arena.


foto ruínas coliseu, em primeiro plano há uma grade
Essa é sua visão, da janela do restaurante

Após conhecer e sentir um pouco da história de Roma, você deve decidir para onde vai em seguida. Afinal, por mais que a cidade seja encantadora, a Itália é um país de inúmeras belezas e você também quer conhecê-las. 


Andar de gôndola e conhecer a Piazza San Marco em Veneza, a cidade mais romântica do mundo. Mergulhar no mundo da moda em Milão. Apreciar a arte na Galleria degli Uffizi, o palácio que abriga um dos mais antigos e famosos museus do mundo, no berço do Renascimento Cultural: Florença. São tantas cidades, tantas atrações, tanta história e tanta arte que você se sente perdido.



Visitar a Itália é uma experiência que fica muito melhor quando se sabe falar a língua italiana. Poder pedir informações aos moradores locais, conhecer a cultura a fundo, ouvir as histórias e entender de que tratam as músicas. Experimentar uma das culinárias mais saborosas do mundo sem precisar traduzir o cardápio. As pequenas coisas que fazem uma viagem incrível se tornar especial. 


Muito além da viagem


Mas não é apenas em uma viagem à península itálica que o conhecimento dessa língua é vantajoso. Estudar italiano pode abrir portas na vida profissional, afinal o conhecimento de outras línguas é um grande diferencial para as empresas que procuram profissionais capacitados.


Um benefício que pouca gente conhece é que aprender uma nova língua é uma das melhores maneiras de melhorar e manter a saúde e a capacidade do cérebro e da memória. Quando você aprende uma nova língua, seu cérebro cria novas conexões e fortalece as antigas para poder assimilar os novos sentidos que as coisas ganham. Afinal, uma mesa deixa de ser apenas uma mesa: passa a ser também um tavolo. Aprender italiano é rejuvenescer o cérebro.


mulher idosa sorrindo em primeiro plano, segundo plano há casas desfocadas
Aprender italiano em qualquer idade faz bem para o cérebro

Além disso, estudar essa língua é estudar história e arte, já que o país foi o berço do Renascentismo e concentra grande parte do patrimônio artístico mundial. Entender italiano é entender as peças de teatro, poesias e literatura, músicas e óperas mais ricas do mundo. Essa língua é tão bela e romântica que uma obra original em italiano pode transmitir sentimentos que uma versão traduzida não transmite.


E o melhor de tudo: como a língua italiana vem do latim, assim como o português, é relativamente fácil de aprender para nós brasileiros. A fluência nessa língua de tanta cultura e beleza pode ser conquistada em apenas alguns meses! 


Voltando ao Coliseu…


“Ecco ciò che avete ordinato”, o garçom diz, colocando o prato de massa e a taça de vinho na mesa.

O cheiro está incrível, mas você não começa a comer imediatamente. Em vez disso, pergunta a ele para onde um turista deveria ir após visitar Roma. Ele ri e responde, em um italiano rápido e cantado:


“É difícil escolher, mas como sou fã de arquitetura gótica, eu iria para Milão conhecer a Duomo di Milano. É uma construção magnífica”.

“Eu estive lá algumas vezes. E ela é tão grande que, a cada vez que vou, reparo em algum detalhe que não havia reparado antes. É a maior catedral da Itália, com espaço para 40 mil pessoas!”, o jovem garçom se empolga, agitando as mãos em gestos que mostram a imensidão da Duomo


“Tem mais de 3.400 estátuas! E no alto, sobre a maior torre, está a Madonnina! Abençoando a catedral e todos que a visitam. É uma estátua de mais de 4 metros, folheada a ouro!”, ele está em êxtase, como se pudesse ver a catedral à sua frente. 

foto da catedral de Milão, com estrelas em segundo plano
A imponente catedral, situada na praça central da cidade de Milão
“A Duomo é como uma jóia, seu mármore branco cintila durante o dia. Para mim, é a própria entrada para o Paraíso.”, ele diz, suspirando. 

“Grazie!”, você agradece, sem palavras após ouvir a descrição da Duomo di Milano. O garçom sorri e se dirige à outra mesa, enquanto você experimenta o vinho e ouve a voz de Andrea Bocelli, que sai do pequeno rádio do restaurante. É um lindo dia em Roma, e você aproveita os benefícios de saber italiano.


Que tal aprender italiano e realizar esse sonho?


Eu não sei se você estará, de fato, visitando Roma nos próximos meses. Mas não tenho dúvidas de que seria ótimo saber italiano. Você não concorda?

Utilizando o meu método, eu e dezenas de alunos conseguimos obter a fluência em italiano em apenas oito meses.

A boa notícia é que, após entender a diferença que saber italiano pode fazer na vida das pessoas, eu transformei na minha missão ensinar italiano para todos que queiram aprender. 


Para isso, criei páginas no Facebook e Instagram, além de um canal no YouTube, onde dou dicas e aulas, tudo totalmente gratuito.

Se você quer aprender italiano, eu recomendo muito que me siga nessas redes sociais, para receber todos os meus conteúdos e aprender sem pagar nada.  Te espero lá, Arrivederci!

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page