• Silvano Formentin

Um passeio pela Galleria dell'Academia

O que você sabe sobre esse impressionante museu de Florença?

David de Michelangelo na Galleria dell'Academia

A Galleria della’Academia está localizada a cerca de 10 minutos de caminhada da catedral Santa Maria del Fiori. Ela é a primeira academia de desenho da Europa, e hoje abriga algumas das mais famosas obras de Michelangelo, assim como alguns trabalhos de Boticceli e Gianbologna!


Esse é um passeio imperdível para quem deseja conhecer Florença e admirar toda a arte e cultura que a cidade tem a oferecer. Por isso, eu preparei esse artigo com informações especiais e algumas curiosidades sobre esse ponto turístico encantador! Confira!


A história da Galeria

Sala da Galleria dell'Academia

A Galleria dell’Academia surgiu no ano de 1784 como um espaço de estudos para os alunos da l’Accademia delle Belle Arti. A academia foi uma instituição que começou sendo um espaço de reunião para artistas da época, focada em ensinar a arte do desenho.


Em 1784, o grão-duque Pietro Leopoldo remodelou a academia, e tornou o seu ensino gratuito e público. Assim, l’Accademia ele Belle Arti passou a ensinar pintura, escultura, arquitetura, ornamentação e entalhe.


Os estudantes, então, passaram a frequentar dois edifícios da região: o Hospital di San Matteo e algumas salas adjacentes ao hospital, onde funcionava o Convento di San Niccolò di Cafaggio. Os estudantes faziam isso pois, nesses locais, estavam expostas diversas obras antigas, que serviam como modelos para os seus estudos e trabalhos.


Por causa disso, Pietro Leopoldo decidiu transformar esses dois estabelecimentos e criar a Galleria dell’Academia, como forma de oferecer um espaço para os estudantes pesquisarem e aprimorarem os seus desenhos e pinturas.


A partir daí, a Galleria foi aos poucos se enchendo de obras de arte recolhidas de alguns conventos e monastérios da região. Ao longo dos anos, esse espaço acabou por abrigar obras de diversos artistas importantes, e se tornou um dos espaços mais impressionantes da Itália!


As obras da galeria

Escultura de Michelangelo

Esse museu conta com a exposição de muitas obras de arte. Por exemplo, é lá que se encontra a Galeria dos Cativos. Essa é uma ala que recebe esse nome pois ali estão expostos os famosos Cativos de Michelangelo (também chamados de Os quatro prisioneiros, ou escravos).


São quatro esculturas inacabadas, que estavam sendo feitas por Michelangelo para ornamentar o túmulo do papa Júlio II. Como não foram finalizadas, elas passaram a decorar o Jardim de Bóboli até que foram transferidas para a Galleria dell’academia.


Além dessas 4 esculturas, a Galeria dos Cativos também abriga uma réplica da Pietá, obra de Michelangelo que se encontra na Basílica di San Pietro.


Outra ala muito interessante da Galleria, se chama Sala do gótico internacional. Lá, estão expostas obras da metade do século XV, período em que o estilo gótico italiano era muito encontrado em Firenze. É possível admirar obras de Gherardo Starnina, Giovanni Toscani, entre outros pintores anônimos.


Dentro da Galleria, temos também uma sala dedicada a expor as obras dos alunos do pintor e arquiteto italiano Giotto. Essa sala é chamada de “Sala dos Giottescos”.


Existe, também, a Sala do Duecento e do Trecento, que como o próprio nome já indica, expõe obras dos séculos XIII e XIV. São as obras mais antigas da Galleria, e em sua maioria, são pinturas provindas das igrejas e conventos fiorentinos dessa época.


Se não bastasse tudo isso, a Galleria dell’Academia também é lar de uma das esculturas mais famosas do mundo: O David de Michelangelo!


Se você deseja conhecer mais sobre a história dessa obra de arte, e aprender algumas curiosidades sobre ela, pode ler o artigo especial que eu preparei sobre o David de Michelangelo, clicando aqui!


Visitação


A Galleria dell’Academia fica aberta de terça à domingo, das 8 da manhã até as 6h50 da tarde e se encontra fechada sempre às segundas-feiras, no primeiro dia do ano e no dia 25 de dezembro.


O preço do ingresso para adultos é de 12 euros, para jovens de 18 a 25 anos, de 13,20. Menores de 18 anos não pagam nada para visitar o museu.


Uma visita guiada na Galleria costuma custar cerca de 30 euros.


Para aproveitar melhor o seu passeio, existem alguns lugares pelas redondezas que também vale a pena conhecer!


A catedral de Florença, conhecida popularmente como Catedral del Duomo fica há apenas 500 metros da Galleria dell’academia.


A Piazza del duomo, aos arredores da Catedral e também há 500 metros da Galleria é um verdadeiro centro religioso e espiritual de Florença. Nela você também pode visitar o Museo dell’Opera del Duomo.


Espero que você tenha gostado desse passeio virtual pela magnífica Galleria dell’Academia! Se você já teve a oportunidade de visitar esse lugar maravilhoso, me conte nos comentários!

Além disso, se você ficou com vontade de passear pelos corredores dessa galeria, me conte qual das obras você gostaria de admirar primeiro!


Lembre-se também, de cadastrar o seu e-mail no campo logo abaixo do artigo. Dessa forma, você não perde nenhuma novidade postada aqui no blog!


Arrivederci!

564 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo