top of page
  • Silvano Formentin

Conheça Pompeia: A cidade que renasceu das cinzas

Era mais um dia comum para os 20 mil habitantes de Pompeia; cidade fundada no século VII a.C., o local era rota estratégica durante o período romano, localizada em uma área fértil onde dispunha de um importante centro comercial.


Próximo a Nápoles (região da Itália conhecida como Campânia), Pompeia teve seu processo civilizatório iniciado na Idade do Bronze (entre 3.000 e 1.200 a.C.)


No dia 24 de agosto de 79 d.C. os habitantes seguiam suas atividades rotineiras quando foram surpreendidos pela erupção do Monte Vesúvio, a região foi tomada por uma enorme quantidade de cinzas, pedras e lava, onde foi soterrada por detritos vulcânicos.



A erupção do Vesúvio não atingiu somente Pompeia, mas também outras cidades como Herculano, Oplontis e Estábia.


Área atingida pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. Image from: CellCode


A região permaneceu esquecida durante séculos, somente em 1748 foram iniciadas as primeiras escavações, onde foi possível recriar a vida cotidiana no Império Romano, fornecendo informações valiosas sobre a arte, arquitetura, religião e costumes da época.


Mesmo depois de 275 anos, as descobertas arqueológicas não param de surpreender pesquisadores do mundo todo, a região é conhecida como o sítio arqueológico mais antigo da Europa.


A cerca de 240 km de Roma, essa região é rica em histórias e significado, sendo uma das atrações turísticas mais populares da Itália, atraindo milhões de visitantes todos os anos.


O que fazer em Pompeia?

5 pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer:


1) Explorar as ruínas: passear pelas casas, templos e teatros nos dá a real perspectiva de como os moradores viviam naquela época. A cidade é incrivelmente bem preservada.



2) Visitar o Anfiteatro: mais de 20.000 espectadores assistiram com entusiasmo as disputas entre gladiadores entre outros espetáculos.



3) Mosaicos da Villa dei Misteri: conhecida como um dos afrescos mais famosos da Arte Romana, retratam cenas da mitologia grega. Este conjunto foi encontrado em uma região luxuosa de Pompeia e retrata o Ritual de Dionísio, deus grego do vinho, da agricultura e do êxtase.



4) Museu Arqueológico Nacional: Com uma extensa coleção procedentes das ruínas de Pompeia e Herculano, o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles (MANN) é um dos mais antigos e importantes do mundo, onde abriga uma variedade surpreendente de artefatos, incluindo esculturas e pinturas.



5) Parque Nacional do Vesúvio: oferece trilhas e vistas incríveis do Golfo de Nápoles, rendendo lindos registros fotográficos. O parque foi criado em 1995 e funciona todos os dias, inclusive nos finais de semana.



Visitar os principais pontos turísticos de Pompeia é sem dúvida uma experiência única para quem aprecia história, arte e arquitetura. Além das belezas naturais da região e da renomada gastronomia local, a região é especializada em vinhos, massas, frutos-do-mar e claro, a tradicional pizza de Nápoles.


Convencido em colocar a antiga Pompeia em sua rota turística?


Para uma experiência ainda mais imersiva, nada melhor que poder falar italiano com os moradores locais. Coisas simples como poder entender os guias turísticos, ler o cardápio e pedir seu prato favorito fará toda a diferença em sua viagem.


Com o método correto é possível aprender italiano de forma fácil e divertida, clique aqui, acesse o conteúdo gratuito para viagem e aproveite ainda mais sua visita à Itália.


Se você já conhece a região, deixe aqui nos comentários o que você mais gostou da cidade das cinzas.


Até a próxima,


Arrivederci!






4.380 visualizações12 comentários

Posts recentes

Ver tudo

12 comentarios


Izaura Oliveira
Izaura Oliveira
02 may 2023

Visitei Pompeia em 2006 a primeira vez, fiquei muito impressionada com tudo que vi e novamente em 2014 pude retornar e apreciar mais um pouco de tanta história e cultura daquele lugar e daquela época. Vale muito a visita. Parabéns pelo trabalho de divulgar a língua e a cultura italiana.

Me gusta

Carlos Alberto Vilarinho
Carlos Alberto Vilarinho
21 abr 2023

Muito interessante a historia de Pompeia!Acho que vale a pena visitar!

Me gusta

Marlene Rocha
Marlene Rocha
16 abr 2023

Professor as histórias da Bell"Itália são Surpreendentes ,seu trabalho em expandir conhecimento é brilhante! ainda não conheço "O PAIS DA BOTA" histórias sim em livro ,e muitas inclusive em seus vídeos!

Me gusta

f.ivete
12 abr 2023

Muito bacana o conteúdo, prof. Parabéns! Sou aluna do seu curso. Amo. Forte abraço.

Me gusta

Sibele D'Amico
Sibele D'Amico
12 abr 2023

Não conheço, mas amei o seu conteúdo.

Me gusta
bottom of page