top of page
  • Silvano Formentin

As delícias da culinária romana

Para além dos monumentos históricos, sua experiência em Roma também precisa passar pela gastronomia!


Você provavelmente já sabe que uma boa visita à Roma deve contar com visitas aos belos monumentos e edifícios históricos da cidade. Mas, assim como visitar os maiores cartões postais, sua viagem só vai ser completa se você experimentar as delícias da gastronomia romana – e, acredite, são várias!


Por isso eu reuni aqui algumas dicas e curiosidades para você que vai visitar a capital da Itália e quer aproveitar ao máximo as delícias que Roma pode oferecer.

Antes de mais nada, é importante lembrar que os italianos no geral são muito exigentes com a comida. Eles apreciam a boa qualidade dos ingredientes e respeitam a tradição das receitas. Muitas famílias gostam de produzir o seu próprio vinho, azeite ou molho de tomate, por exemplo.


Os romanos, é claro, cultivam as tradições culinárias da sua cidade. Por isso, eu vou te mostrar agora os pratos típicos que você pode – e deve – experimentar durante a sua estadia em Roma.



Para começar, um prato de massa tradicional de Roma é o chamado Cacio e Pepe. Ele é preparado apenas com um molho que leva queijo de ovelha Pecorino Romano e pimenta preta. Mas não se deixe enganar: apesar de levar só esses ingredientes, ele é um prato muito respeitado e defendido pelos chefs italianos, que dizem que é preciso muito estudo para fazer o cacio e pepe perfeito.

Cacio e pepe

Sua origem é bem antiga, pois este é um prato que surgiu na época em que os pastores precisavam desbravar os campos do Lazio (região que abriga a capital, Roma) e levavam consigo ingredientes que davam sustento e não precisavam de refrigeração: pasta, queijo e pimenta.


Um prato de massa muito famoso não só em Roma, como no mundo todo, é a carbonara! Eu já falei sobre a origem dessa delícia aqui no blog. Confira algumas curiosidades sobre a carbonara clicando aqui.


Além das pastas, outro prato típico de Roma é o Pollo alla cacciatora, um frango refogado e temperado no vinho, geralmente acompanhado de azeitonas e alecrim. Você pode encontrar esse prato de frango nas versões in bianco (sem molho de tomate) e rossa (com molho de tomate).


Para os que gostam de carne vermelha, existem os polpette al sugo, famosas bolhinhas de carne moída bem temperadas e servidas com molho de tomate.

Você pode experimentar também o abbacchio romano. Esse prato é feito com carne de cordeiro abatido ainda bem jovem, por isso a carne é muito mais rosada e macia. Além da carne, o abbacchio leva também batatas cozidas e molho.


Outro prato bem clássico de Roma chama-se saltimboca alla romana. O prato ganhou esse nome graças à expressão “salta in bocca”, ou seja, é algo tão delicioso que praticamente “salta para a boca”. Ele é feito com rodelas de carne de vitelo envoltas por presunto cru e sálvia. Esses ingredientes são cozidos por alguns minutos na frigideira com um toque de vinho branco. Uma delícia, uma verdadeira iguaria digna dos paladares mais apurados.

Ainda falando sobre carnes vermelhas, temos também o coda alla vaccinara, prato ensopado de rabo de boi cozido com vários vegetais, legumes e temperos, como alho, cenoura, batata e salsão. As sobras desse ensopado também podem ser utilizadas como um molho, em outro prato de massa chamado rigatoni al sugo di coda.


Já para quem gosta de experimentar algo um pouco mais diferente, pratos com tripas com molho e queijo também são típicos de Roma. O chamado Trippa alla romana é feito com tripas cortadas em fatias ao molho de tomate, queijo pecorino e hortelã.

Temos também as carciofi ala romana, ou seja, as alcachofras romanas. Elas são cozidas, temperadas com alho e hortelã, podendo também ser recheadas com carne! Esse prato é um acompanhamento bem comum nas cozinhas romanas, especialmente durante a primavera, época da colheita da alcachofra.


Para além dos restaurantes, sendo Roma uma cidade grande, e como é de praxe nas capitais, também possui algumas opções de comida de rua.

Os mais comuns são os supplì, deliciosos bolinhos de arroz fritos recheados com mozzarella, o panino con la porchetta, que são sanduíches recheados com carne suína, o bacalhau frito e o trapizzino, que é uma espécie de sanduíche triangular com diversas opções de recheio.


Vale muito a pena provar essas delícias, pois a comida de rua em Roma também faz parte de sua história. Ela nasceu da tradição das fraschette nos castelos romanos e nos condados ao redor de Roma. As fraschette eram lugares onde se vendia e degustava vinho novo. Nesses lugares, os clientes costumavam trazer comida de casa para apreciá-la enquanto bebiam.


Com tantas delícias assim, aposto que você ficou com vontade de experimentar ao menos uma delas, não é mesmo? Me conte nos comentários qual vai ser o primeiro prato que você vai pedir quando estiver em Roma!


Não esqueça também de cadastrar o seu e-mail no campo logo abaixo do artigo, para que eu possa avisar você cada vez que uma novidade é publicada aqui no blog!


Arrivederci!


881 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page