• Silvano Formentin

As comemorações do Giorno della Liberazione em meio à pandemia

Veja como os italianos vão comemorar essa data em 2021


Dia 25 de abril é um dia muito especial na Itália! É um feriado onde se celebra o Giorno della Liberazione italiana, dia em que o regime nazifascista se extinguiu no país. Nesse dia, os italianos celebram a força da resistência do seu povo frente às adversidades da segunda guerra mundial.

Festa della liberazione

Eu já escrevi um artigo contando tudo sobre a história dessa data, e você pode ler clicando aqui. Hoje, eu vim te trazer um panorama de como esse feriado vai ser celebrado na Itália, já que as passeatas comemorativas e as reuniões pelas ruas não poderão acontecer.


Esse já está sendo o segundo ano em que várias comemorações tradicionais estão com uma “cara nova”, não só na Itália como no mundo todo. A pandemia do COVID-19 transformou também essa celebração que sempre foi repleta de concertos e exposições.

Pessoas na Festa della Liberazione

O comum para essa festividade na Itália é a confraternização nas ruas, onde acontecem shows, apresentações culturais e desfiles. Uma canção muito popular que surgiu no ano da liberação italiana e que é entoada até os dias de hoje é a famosa “Bella Ciao”. Os italianos adoram ir às ruas e cantar juntos essa música, em celebração aos partigiani – bravos soldados que lutaram para expulsar as tropas nazifascistas da Itália.


Esse ano, entretanto, isso não será possível. A verdade é que a Itália foi um dos países da Europa que melhor conseguiu lidar com a chamada segunda onda de contaminações por coronavírus, mas ainda assim, as novas variantes do vírus seguem preocupando as autoridades.


Por isso, aglomerações seguem sendo proibidas, incluindo as reuniões em bares, ruas e calçadas, que compõe o espírito da celebração do Giorno della Liberazione. Além disso, a Itália está impondo regras mais rígidas sobre os turistas de outros países. Todos os visitantes internacionais precisam passar por uma quarentena de 14 dias antes de adentrar o país, e isso acaba afetando o turismo e as festividades de um modo geral.


Mas é claro que os italianos não vão deixar essa data tão importante passar em branco, não é mesmo? Já no ano de 2020, o governo lançou uma campanha incentivando a comemoração da data em casa. A população pendurou bandeiras da Itália em suas janelas, e no dia 25, saíram em suas varandas e sacadas de seus apartamentos para cantarem juntos a canção “Bella Ciao”.

Pessoas nas janelas na Festa della Liberazione

Neste ano, o mesmo deve se repetir. A orientação segue sendo de garantir o distanciamento social, por isso, cada cidadão deve encontrar um jeito de celebrar e prestar sua homenagem à resistência italiana dentro de casa!


Conhecendo o povo italiano, sabemos que eles encontrarão uma maneira de repetir as belíssimas homenagens feitas no ano passado, com ainda mais esperança e amor à história do seu país.


Por aqui, as recomendações em relação ao COVID-19 são as mesmas, portanto, evite aglomerações e use sempre máscara. Assim como nossos irmãos italianos, devemos nos unir e enfrentar essa fase juntos.


O que você achou sobre a forma que a população da Itália encontrou de celebrar essa data, que é tão especial a eles? Me conte nos comentários! Lembre-se também de inscrever seu e-mail no campo abaixo do artigo. Dessa forma, eu poderei te avisar cada vez que uma novidade surgir aqui no blog!


Arrivederci!

409 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo