top of page
  • Silvano Formentin

Multa na Itália: O que você precisa saber antes de alugar seu carro e ninguém te conta


Cuidado, você pode ser multado!


Pensando em alugar um carro na Itália? Antes você precisa saber sobre as Zona de Tráfego Limitado e evitar a desagradável surpresa de multas que variam entre €80 e €300.


Alugar um carro na Itália é uma ótima alternativa para quem deseja uma melhor experiência, possibilitando maior conforto e mobilidade pelo país.



O que são ZTLs (Zona a Traffico Limitato 🇮🇹)


São áreas da região central de algumas cidades e vilas italianas criadas para reduzir o trânsito de áreas de grande circulação, como centros históricos e culturais, permitindo assim uma melhor experiência para os visitantes.


Muitos turistas são surpreendidos por falta de informação prévia e são multados automaticamente ao entrarem nessas áreas, onde a cobrança é efetuada mesmo para aqueles que já deixaram o país.


Em caso de multa, a polícia italiana entrará em contato com a locadora que fornecerá o endereço utilizado no cadastro para o qual a multa será enviada.



Como identificar as ZTLs?


As zonas restritas são dotadas de câmeras por todos os lados, tornando o sistema extremamente eficiente. Ao entrar em áreas restritas você será automaticamente multado.


Muitos turistas não estão cientes da existência das ZTLs, não entendem as placas ou ainda ignoram os locais proibidos.



As placas são de fácil visualização onde as informações devem ser lidas atentamente. Em alguns casos não é possível virar (esquerda e direita) e nem seguir em frente, onde a única alternativa é manobrar, retornar e procurar uma rota segura.


Os únicos veículos que podem circular pelas ZTLs são os dos residentes, serviços públicos e veículos autorizados para o transporte de pessoas com deficiência.



Verifique se seu hotel está em uma Zona de Tráfego Limitado


Você poderá ser multado mesmo como hóspede acessando o hotel de sua escolha. É necessário solicitar ao hotel que a matrícula do seu veículo seja registrada junto às autoridades locais durante a sua estadia.


Normalmente esse serviço é gratuito, mas vale a pena se informar antes da sua viagem para evitar qualquer tipo de transtorno.


Outro ponto importante é se informar com a sua locadora de veículo que poderá sanar eventuais dúvidas residuais.


Se você já possui autorização para acessar seu hotel que está localizado em uma ZLT, é importante reforçar que isso não significa que você possa dirigir em todas as ZTLs da cidade, portanto, tenha cuidado e evite as áreas de tráfego restrito.


Dica do Silvano:


Geralmente os aparelhos de navegação (GPS) não incluem as ZTLs, as regras de circulação variam conforme a cidade e estão sujeitas a alterações.


Para garantir uma experiência única pela Itália, esteja atento às placas e evite multas indesejadas. Ter pelo menos o italiano básico para viagens irá fazer toda a diferença em sua viagem.


Além disso, você pode acessar o site e consultar as zonas proibidas da Itália antes de iniciar sua viagem, e evitar surpresas desagradáveis.


Agora você já sabe como evitar ser multado, é só aproveitar as belezas que só a Itália tem e aproveitar essa experiência única.


Me conta aqui nos comentários se você já sabia das zonas limitadas ou se foi pego de surpresa quando esteve na Itália.


Para você que está planejando a sua viagem ao país da bota, espero ter ajudado a economizar alguns euros!



Grande abraço,

Arrivederci!


2.946 visualizações9 comentários

Posts recentes

Ver tudo

9 Comments


Jesus Dias
Jesus Dias
Jun 14, 2023

Já estive na Itália e recebi uma multa por transitar em área proibida!!! Siena 97,90 Euros. Mais 45 Euros que a locadora de automóveis cobrou, referente a taxa de envio de dados. kkkkkkkkkkk

Like

bosco.scabbia
Apr 25, 2023

JÁ ESTIVE NA ITÁLIA POR DIVERSAS VEZES. CONHECI ROMA, VATICANO, NÁPOLIS, CAPRI, BARI, POMPÉIA, PISA, ASSIS, CÁSSIA, FLORENÇA, RAVENA, VENEZA, MESTRE, ROVIGO (TERRA DE MIEI NONI)) E REGIÃO, VERONA, PÁDUA, MILÃO, VICENZA, PIACENZA, TURIM, ETC.

NUMA DESSAS VIAGENS, ALUGUEI UM APARTAMENTO E O CARRO DAQUI DO BRASIL MESMO. PASSEI POR LUGAREJOS TÍPICOS LINDÍSSIMOS. DEPOIS DE ALGUNS MESES, RECEBI UMA MULTA AQUI NO BRASIL E JÁ NEM ME LEMBRO O PORQUÊ DA MULTA.

VIAJEI DE NAVIO, SAINDO DE VENEZA, PASSANDO POR BARI, DEPOIS GRÉCIA, TURQUIA, CROÁCIA (QUE EU JÁ CONHECIA DE OUTRAS VEZES).

SI IO SO PARLARE L'ITALIANO? UN PUÓ MA IO HO PARLATO MOLTO CON LEI.

HELENA SCABBIA MORAES

OGGI 3A. CLASSE CON MIO PROFESSORE SILVANO

Like

a.c.favaro
Apr 22, 2023

Cheguei da Itália ontem e devo ter levado inúmeras multas. Sabia da restrição, mas imaginei que só houvesse uma placa luminosa identificando as ZTL, nessas eu não entrei, mas as demais só vim a verificar no final da viagem. E mesmo nas luminosas, cuidado com "ZLT INATIVA"

Like

sandratrettel
Apr 21, 2023

Informação importante ,

Obrigada


Like

Rogerio Orsolini
Rogerio Orsolini
Apr 21, 2023

Fui multado duas vezes em Piza... A multa chegou aqui no Brasil...

Like
bottom of page