• Silvano Formentin

As mais belas cidades da Itália

Arte, cultura, história e belezas naturais em 11 destinos encantadores


Claro que existem milhares de cidades incríveis na Itália, e seria impossível conseguir elencar todas elas em uma lista. Mas na última aula ao vivo resolvi citar algumas das cidades que eu gostei muito de conhecer na Itália e que na minha opinião são destinos imperdíveis para você visitar.

Também contei com a ajuda dos alunos que estavam acompanhando a live para juntos complementarmos a lista com outros locais fantásticos. Venha conferir nossas escolhas!

Venezia

Veneza é um destino fascinante, que encanta pela arte e arquitetura, além de ser uma cidade mundialmente conhecida pelos canais que a tornam tão singular, atraindo assim inúmeros turistas sonhadores que desejam um romântico passeio de gôndola.


Existem diversas atrações turísticas belíssimas em Veneza, como o Grande Canal com a famosa Ponte de Rialto, e a Praça de São Marcos, a única praça da cidade, onde está localizada a Basílica de São Marcos e o seu imponente Campanário.

Milano

Morei em Milão e tenho um carinho especial por esse lugar, posso dizer que se trata de uma cidade encantadora! Bem organizada e conhecida por ser a capital da moda e design, Milão tem uma influência muito forte na indústria mundial.


Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Catedral de Milão, na Piazza del Duomo, uma das maiores catedrais do mundo e importante exemplo do estilo de arquitetura gótico. Em Milão você pode apreciar o afresco “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, a icônica obra do Renascimento que enfeita a igreja de Santa Maria delle Grazie. Escrevi sobre essa pintura no artigo que falo sobre patrimônios mundiais da UNESCO, você pode ler mais curiosidades sobre ela clicando aqui.

Roma

É impossível não mencionar nessa lista o destino mais popular da Itália, a capital Roma, também conhecida como a Cidade Eterna. A arte romana atrai diariamente milhares de visitantes, que buscam apreciar e conhecer a riqueza que se expressa em uma variedade de campos artísticos.

São inúmeros pontos turísticos como praças, fontes, museus, galerias, igrejas e monumentos da Roma Antiga. Eu já escrevi um artigo todo dedicado a essa bela cidade, que você pode ler clicando aqui, além de diversos outros aqui no blog, falando sobre locais incríveis que você pode visitar lá.

Firenze

Na romântica região da Toscana está a cidade que respira arte e é o berço do Renascimento italiano, Florença.

A história de Florença é intimamente ligada à história da arte renascentista e a cidade faz brilhar os olhos de qualquer visitante, proporcionando uma inesquecível experiência cultural.


Ao visitar Florença é impossível deixar de conhecer locais como um dos maiores museus da Itália, a Galleria degli Uffizi, e também a Catedral de Santa Maria del Fiore, na Piazza del Duomo.

Verona

Também morei nessa bela cidade italiana, que é conhecida como la piccola Roma, por possuir monumentos do período do Império Romano, como a Arena de Verona, um anfiteatro semelhante ao famoso Coliseu que se mantém em uso para óperas e espetáculos até os dias de hoje!

Verona é uma cidade muito romântica, cenário da história de Romeu e Julieta, e certamente merece ser colocada em seu roteiro.

Torino

Turim é um relevante polo econômico europeu e chama a atenção pelos Palácios e Museus que podem ser visitados pela cidade, inclusive o segundo maior museu egípcio do mundo está lá, com uma gigantesca coleção!

A Catedral de Turim abriga o famoso Santo Sudário, item de importante valor para o catolicismo.


Na paisagem da cidade, chama a atenção a Mole Antonelliana, edifício de 167 metros de altura que hoje é o Museu Nacional do Cinema, e permite que os visitantes subam e contemplem a linda vista da cidade e dos Alpes.

Napoli

Nápoles é uma populosa cidade no sul da Itália com grande importância artística, reunindo uma belíssima arquitetura, além de ser a casa da primeira pizzaria do mundo e onde foi criada a famosa pizza margherita!

O centro histórico da cidade é declarado como patrimônio mundial pela UNESCO e um dos pontos turísticos a se conhecer lá é a encantadora Galleria Umberto I. Em Nápoles está o vulcão Vesúvio, que também atrai visitantes do mundo todo.


Positano


Positano é uma pequena cidade próxima a Nápoles e um dos principais cartões postais da Itália. Fica na Costa Amalfitana e possui uma paisagem fascinante, fazendo qualquer um suspirar, com montanhas cobertas por belas casas coloridas em contraste com o azul do mar. É um lugar para ser explorado a pé e apreciado com calma.

Siena

Siena fica na encantadora Toscana e reúne uma grande riqueza cultural e artística na cidade, que ainda mantém seu ar medieval.

Você pode visitar o Palazzo Pubblico com seu famoso campanário na Piazza del Campo, a praça principal da cidade. O Duomi di Siena é outro ponto turístico clássico que merece a sua atenção, a catedral encanta com sua arquitetura no estilo romântico-gótico.


Imola

Em Imola você pode conhecer o Rocca Sforzesca, castelo medieval localizado no centro da cidade que é um excelente exemplo de arquitetura fortificada entre a Idade Média e o Renascimento.


Para os fãs de automobilismo, é imperdível a visita ao Autodromo Enzo e Dino Ferrari e ao monumento ao piloto Ayrton Senna.


Assisi

Famosa por ser a cidade natal de São Francisco de Assis, a charmosa cidade medieval de Assis possui como um dos principais pontos turísticos o belíssimo castelo Rocca Maggiore.

O grande destaque desse destino religioso é a Basílica de São Francisco de Assis, classificada pela UNESCO como patrimônio da humanidade, onde é possível admirar afrescos que contam cenas da vida do frade.

Como eu disse, seria impossível reunir em um único artigo toda a beleza que podemos encontrar na Itália, mas gostei de compartilhar algumas de minhas escolhas e também a de meus alunos aqui. Você pode conferir a aula completa onde eu ensinei frases citando belas cidades da Itália clicando aqui.

Me conte nos comentários se você gostou dessa lista e me diga quais dessas belas cidades despertaram a sua curiosidade e você gostaria de ler mais a respeito, assim eu posso fazer um artigo especial aqui no blog!

Deixe seu e-mail no campo logo abaixo do artigo e nunca mais perca uma postagem do blog! Você receberá as novidades, dicas e conteúdos gratuitos, semanalmente!

Arrivederci!

343 visualizações5 comentários

NUNCA MAIS PERCA UMA POSTAGEM!

Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades, além de dicas e aulas gratuitas!

Siga-me também nas redes sociais

  • Instagram

© 2019, Silvano Formentin

  • Ícone preto do Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Ícone preto do Instagram