• Silvano Formentin

Roma, a fascinante cidade milenar

Conheça a Capital da República Italiana


Quando falamos sobre a Itália, é impossível não mencionar seu destino mais popular, a capital Roma, também chamada de Cidade Eterna.


A cidade de Roma é a capital da região do Lácio e também capital da República Italiana, sendo a maior cidade da Itália, com 1.285,3 km² de área.


Com uma população de 2.844.395 habitantes em 2019, Roma é o município mais populoso da Itália e o terceiro maior da União Europeia, depois de Berlim e Madri. É também a cidade europeia com a maior superfície de áreas verdes.


Conhecer a vasta história romana, que reúne séculos de conquistas e até hoje encanta a humanidade com seu rico legado cultural, nos faz compreender a grandiosidade e importância dessa cidade, berço da civilização ocidental.


A história da Roma Antiga se divide em três grandes períodos históricos, que vão da Monarquia, entre os anos de 753 a.C. a 509 a.C., a República, entre 509 a.C. a 27 a.C., e finalmente o período do Império Romano, com a cidade de Roma sendo a capital entre os anos de 27 a.C. a 330 d.C.


A expansão romana é marcada por grandes batalhas, como as Guerras Púnicas, que ocorreram durante o período da República, quando os romanos passaram a ter uma marinha e iniciar a expansão fora da península Itálica.


Durante o processo de conquista e expansão territorial, os romanos absorveram da cultura grega muitas referências artísticas e costumes que podemos ver na cultura romana, então a preservação histórica permitiu o estudo da cultura grega também.


Também pode-se dizer que a admirável grandeza do Império Romano se manifestou com a construção de aquedutos, ruas pavimentadas e esgotos. Já escrevi algumas curiosidades sobre a fantástica rede de estradas romanas e você pode ler o artigo clicando aqui.


Hoje, a relevante arte romana atrai diariamente milhares de visitantes à Cidade Eterna, que buscam apreciar e conhecer a riqueza que se expressa em uma variedade de campos artísticos como a literatura, pintura, escultura, música e arquitetura.


A importância histórica, monumental, artística e religiosa da cidade a torna um dos principais e mais populares destinos turísticos do mundo e a cidade mais visitada da Itália.


São inúmeros pontos turísticos como praças, fontes, museus, galerias, igrejas e monumentos da Roma Antiga.


De acordo com o site Sightmap, Roma é a segunda cidade mais fotografada do mundo depois de Nova York.


O local mais visitado em Roma é o Anfiteatro Flávio, conhecido popularmente como Coliseu, o principal cartão postal da cidade e símbolo do Império Romano.


Teve 7,5 milhões de visitantes em 2019 e é uma das mais extraordinárias obras da arquitetura e engenharia romana, que permitiram a construção de um monumento imponente e funcional para lutas de gladiadores e até mesmo batalhas navais!


Tem capacidade para 75.000 visitantes e sua inauguração é datada de 80 d.C., durante o regime do imperador Tito, e permaneceu em uso por quase cinco séculos, quando teve seu último espetáculo em 523 d.C.


O mármore da fachada e de algumas outras partes do Coliseu, que por muito tempo ficou abandonado, foi utilizado na construção de outro importante local histórico em Roma, a Basílica de São Pedro, no Vaticano.


Hoje, ambos fazem parte dos monumentos italianos listados como Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO, e continuam a impressionar pela grandiosidade e atrair turistas de todo o mundo.


A contribuição do turismo constitui em cerca de 12% do PIB da cidade de Roma, que respira arte e cultura, enchendo os olhos dos visitantes que tem o privilégio de conhecer essa incrível cidade, que transborda a história de um passado glorioso.


Quando falamos em história de Roma, é impossível não mencionar a lenda da fundação da cidade, que conta que a cidade foi fundada em 21 de abril de 753 a.C. pelos gêmeos Rômulo e Remo.


Diz a tradição que os gêmeos, filhos do Deus Marte, foram abandonados pelo tio, o rei Amúlio, em um cesto no rio Tibre, fadados à morte.


Felizmente, foram encontrados por uma loba, que os amamentou e criou até que fossem encontrados por um pastor chamado Fáustulo. Fáustulo levou os gêmeos para casa e os criou com sua esposa, Aca Laurência.


Anos mais tarde, Rômulo e Remo decidiram construir uma cidade no local onde haviam sido encontrados pela Loba, nas margens do rio Tibre, mas depois de uma discussão, tragicamente Rômulo matou seu irmão e se tornou o primeiro Rei de Roma.


Na sua viagem à Itália você certamente verá diversas estátuas que representam a loba e os gêmeos. É possível ver a bela escultura original em bronze da Loba Capitolina nos Museus Capitolinos, na Piazza del Campidoglio, em Roma, mas existem diversas réplicas espalhadas pela Itália e pelo mundo.


Outro ponto turístico que vale a pena visitar é a Fontana di Trevi. É a maior e mais famosa fonte de Roma e encanta pelo seu estilo barroco.


Aproximadamente 3.000 euros em moedas são jogados diariamente na fonte para fazer pedidos! Segundo a lenda, você voltará à Roma futuramente caso siga a tradição de jogar uma moeda de costas, com os olhos fechados.


O Fórum Romano, no centro da cidade, foi o principal centro comercial da Roma Imperial e é outro destino imperdível para quem gosta de admirar a fascinante arquitetura da Roma Antiga.


Outro local impressionante é a grandiosa estrutura do Panteão, na Piazza della Rotonda, templo construído durante o período imperial em homenagem aos diversos deuses romanos, uma das mais bem preservadas construções romanas antigas, com sua cúpula ainda intacta.



O monumento permaneceu em uso durante toda a sua história e continua sendo utilizado até hoje como igreja católica dedicada à Nossa Senhora dos Mártires, com missas celebradas no local aos domingos e dias santos, e também casamentos.


Quanto à religião, é importante mencionar que Roma, coração do cristianismo católico, é a única cidade no mundo que tem em seu interior um país inteiro, o enclave do Vaticano. Por esse motivo também pode ser considerada capital de dois estados.



O Vaticano tem tantas particularidades que vale a pena eu escrever um artigo à parte, assim poderei dar a devida atenção a esse local tão especial no centro de Roma.


Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre essa cidade que foi a primeira grande metrópole da humanidade, o coração de uma das mais importantes civilizações antigas, e que influenciou a sociedade, cultura, idioma, arte, filosofia, religião, lei e costumes dos séculos seguintes.


Imagino que agora você já esteja até pensando no que espera visitar por lá!


Me conte nos comentários qual o destino que você considera imperdível em Roma e que outras cidades você gostaria de conhecer.

NUNCA MAIS PERCA UMA POSTAGEM!

Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades, além de dicas e aulas gratuitas!

Siga-me também nas redes sociais

  • Instagram

© 2019, Silvano Formentin

  • Ícone preto do Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Ícone preto do Instagram