Piazza Navona, a mais famosa praça de Roma
História e cultura no centro da cidade
É um costume comum dos italianos se encontrarem em praças e isso faz parte do cotidiano deles. Mas além de estarem presentes no dia a dia dos romanos, essas praças fazem parte da história do país. Dentre as diversas praças que podem ser encontradas em Roma algumas se destacam, e hoje vamos conhecer um pouco mais sobre uma das principais e mais bonitas praças da cidade, La Piazza Navona.
Pra entender um pouco mais da origem dessa praça e também do seu nome vamos viajar até a Roma de 86 d.C. Época do imperador Tito Flavio Domiciano, que fez parte da dinastia Flaviana, período que foi marcado por um programa de obras públicas e construções grandiosas, como por exemplo o Coliseu, que teve início através de seu pai Tito Flavio Vespasiano. Você pode inclusive conhecer algumas curiosidades sobre o Coliseu em meu outro artigo do blog, clicando aqui.
O imperador Domiciano, mesmo tendo fama de cruel segundo alguns historiadores, foi responsável por diversos programas culturais para o povo. Entre suas ideias estava a de um local que atendesse às competições de atletismo, que na época não tinham um espaço específico para acontecer.
O local escolhido foi o Campo de Marte, uma área pública de Roma que foi muito usada durante o governo de seu pai Vespasiano para o treinamento de militares.
Inspirado em espaços gregos, Domiciano foi o responsável pelo primeiro estádio atlético permanente para competições esportivas em Roma. O estádio tinha capacidade para 30 mil espectadores, um espaço realmente grande para sua atividade. Para fins de comparação, o Coliseu atraía um público maior e suportava entre 50 e 80 mil pessoas.
Além de ter o nome de Estádio de Domiciano, o local também era conhecido como Circo Agonal, do latim Circus Agonalis, pois a palavra "agones" significava “jogos”. Partindo do termo agones, a pronúncia foi se modificando com o tempo, transformando “agones” em "in agone" depois em "innagone", "innavone", "navone", até que finalmente, como chamamos hoje, Navona.
Mas então você pode estar se perguntando, afinal, estamos falando sobre o Estádio de Domiciano ou sobre a Piazza Navona? A resposta é que a atual praça fica exatamente no mesmo local onde era o Estádio, inclusive tem até o mesmo formato!
Hoje, cerca de 4 metros e meio abaixo da Piazza Navona, existe uma área arqueológica com as ruínas que restaram do grande Estádio de Domiciano. O local é tão surpreendente que foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e você pode visitá-lo quando estiver em Roma.
Com o passar dos anos, belas construções foram feitas ao redor da Praça Navona, como por exemplo o Palazzo Pamphilj, que hoje é sede da embaixada Brasileira. Ele foi construído a partir de casas da família Pamphilj, que era uma das famílias papais muito conhecida em Roma nos séculos XVI e XVII.
Nessa época, o Palácio era grandioso, porém o centro da praça era simples, com uma pequena e frágil fonte. Mas quando Giovanni Battista Pamphilj se tornou o Papa Inocêncio X e sua família ganhou ainda mais prestígio, ele encomendou uma série de obras para embelezar a praça e o principal destaque foi La Fontana dei Quattro Fiumi.
Após elaborar um concurso, o papa contratou o artista Gian Lorenzo Bernini para dirigir e realizar o trabalho da fonte pois ficou impressionado com o seu projeto.
A fonte foi construída em 1651 e representa os maiores rios conhecidos até aquele momento. As quatro grandes esculturas retratam os rios Danúbio, Ganges, Rio da Prata e Rio Nilo e acompanham elementos de cada um dos quatro continentes representados.
No alto da escultura está o brasão de mármore da família Pamphilj e uma pomba carregando um ramo de oliveira no bico.
Além dessa imponente obra de Bernini a praça também conta com mais duas fontes, ambas projetadas por Giacomo Della Porta, por volta de 1575. Ao sul está La Fontana del Moro e ao norte fica a La Fontana del Nettuno.
Essas três fontes trazem um ar refrescante à praça, que sempre foi um espaço para diversão, festivais e movimentos culturais, onde ainda hoje é possível apreciar artistas de rua como músicos e pintores. O local também é repleto de bares e restaurantes bastante convidativos.
Por muitos anos, nos meses de agosto, a praça era inundada para que formasse o Lago di Piazza Navona, permitindo assim a diversão do povo romano durante o verão.
Ainda podemos ver que a cultura está muito presente no local e a praça já foi cenário de grandes e famosos filmes como “Anjos e Demônios”, de 2009, e o filme “Para Roma com Amor” comédia de 2012 dirigida por Woody Allen.
É uma das mais belas e famosas praças de Roma e continua sendo marcada pela cultura e pela história, merecendo assim uma visita especial. O acesso à praça é gratuito, mas lembre-se de também visitar o subsolo, rico em detalhes arqueológicos, uma verdadeira viagem no tempo.
O ingresso para conhecer as ruínas do Estádio de Domiciano pode ser comprado online ou na bilheteria local e a visitação conta com um guia que explica a história dos esportes da antiguidade greco-romana, como luta, corrida, lançamento de disco e de dardo, e ainda mostra a história do estádio, apresentando toda sua organização, estrutura, arquibancadas e estátuas que faziam parte do local.
Na praça você também encontra a igreja barroca de Sant'Agnese in Agone e também pode visitar o Palazzo Pamphilj, que hoje é sede da embaixada brasileira na Itália e conta com uma pinacoteca onde estão expostas obras de grandes mestres como Rafael e Caravaggio. O ingresso para a visita é comprado no próprio local e não é comum encontrar filas.
Também na praça, perto da Fontana del Moro, você pode conferir o Museo di Roma que possui mais de 12 mil objetos, entre quadros, esculturas, fotografia e outros artefatos que ajudam a recontar a riquíssima história da cidade. Além disso, o museu ainda abriga exposições temporárias de arte.
E se você está na Piazza Navona não pode deixar de conhecer o Pantheon. Já escrevi sobre essa belíssima obra arquitetônica e você pode ler meu artigo clicando aqui. O local fica a cerca de 400 metros da Piazza Navona.
Espero que você tenha ficado animado em conhecer essa praça em Roma. Me conte nos comentários se você já conhecia a Piazza Navona e qual outro local turístico italiano você tem interesse em conhecer, assim poderei escrever sobre outros monumentos e te mostrar mais sobre esse belíssimo e amado país.
Fiquei muito surpresa com a história da Piazza Navona, já achava a praça linda, agora quero conhecer o subterrâneo também. Bela matéria!