top of page
  • Silvano Formentin

As principais vantagens de reconhecer a cidadania italiana

Venha conhecer os principais benefícios de ter a cidadania italiana reconhecida


Reconhecer a cidadania italiana é o sonho de muita gente. São milhares de brasileiros descendentes de italianos e que por esse motivo possuem o direito de reconhecer a cidadania jus sanguinis.


Se você faz parte desse grupo, considere-se uma pessoa de sorte! Mas por acaso você já se questionou se vale a pena reconhecer a cidadania italiana?


foto de passaporte italiano

Hoje venho aqui te dizer que sim. Vou contar para você o que considero como as principais vantagens de ter a cidadania italiana reconhecida e o porquê de este ser um benefício de valor imensurável para tanta gente.


Poder morar e trabalhar na Europa:

Ter a oportunidade de morar e trabalhar no exterior é uma experiência enriquecedora que agrega em seu currículo e traz também satisfação pessoal.


Possuir a liberdade de escolher qualquer um dentre os 28 países que fazem parte da União Europeia já é uma vantagem e tanto! Com a cidadania italiana você também possui o benefício de poder morar nos diversos países que fazem parte da Área Schengen.


O Espaço Schengen é um tratado de livre circulação entre países, muitos deles não fazem parte da União Europeia, mas a cidadania italiana te permite viver lá também, sem precisar de um visto específico para isso.


Poder viajar

Não necessariamente você precisa obter o tão almejado passaporte vermelho após reconhecer a sua cidadania, pois este trata-se de um documento de viagem. O reconhecimento da cidadania italiana por si só já é de imenso valor, mas é importante também mencionar os benefícios de ter o passaporte europeu.


Assim como poder morar e trabalhar em diversos países da União Europeia e viajar livremente pelos países da Área Schengen, a cidadania italiana também te permite uma maior facilidade na hora de viajar e diminui a burocracia, pois com o passaporte italiano não será necessária a emissão de visto para muitos países.


Até mesmo para viajar para países fora da Europa, como Estados Unidos, Canadá e Japão, tendo passaporte italiano, você não precisará de visto de viagem, alguns deles apenas solicitarão uma autorização, sendo rapidamente feita a partir de um formulário online.


No momento de desembarcar nestes países você também sentirá a diferença de estar munido com o passaporte italiano, pois a fila nos aeroportos é diferenciada para cidadãos europeus.


O passaporte italiano é, inclusive, mais “forte” que o americano, no que se refere ao número de países onde é possível entrar sem a necessidade de visto, permitindo o acesso a 188 nações.


Tornar-se um cidadão europeu

Mais do que poder viajar, as vantagens de ter sua cidadania italiana reconhecida abrangem também os inúmeros benefícios de ser um cidadão europeu.


Você poderá usufruir, por exemplo, do sistema de saúde público não só da Itália, mas dos diversos países que fazem parte da União Europeia. Poderá também contar com o sistema de educação oferecido por estes locais, assim como qualquer outro serviço público disponível aos cidadãos europeus também estará disponível para você.


Pode inclusive fazer concurso, empreender, candidatar-se a cargos públicos e políticos. Sim, você terá os mesmos direitos de qualquer outro cidadão europeu, como se tivesse nascido naquele país!


Poder estudar na Europa

Sabemos a importância do conhecimento nas nossas vidas e ter certamente a oportunidade de estudar em uma universidade europeia é o desejo de milhares de pessoas.


Estudar fora é uma experiência riquíssima que te possibilita abrir portas. Como cidadão europeu você poderá estudar na Europa e ter acesso facilitado e menos burocrático a algumas das mais renomadas faculdades do mundo, o que sem dúvida é uma conquista incrível.


Você também poderia estudar na Europa sem ser cidadão europeu, mas uma das grandes diferenças neste caso é o preço. Em muitas universidades os valores diferem para quem é estudante estrangeiro e para quem é cidadão europeu, então como cidadão brasileiro você pagaria muito mais para ter acesso a mesma faculdade.


Conquistar um sonho

Sejam quais forem suas aspirações para o futuro, o significado de ser reconhecido como cidadão italiano é a realização de um sonho e também um retorno às suas origens.


Como a cidadania italiana é transmitida por jus sanguinis, essa conquista ainda te permitirá passar a cidadania para os seus filhos, uma herança de valor incalculável que mudará a vida deles e permitirá que usufruam das mais diversas oportunidades.


Você poderá proporcionar uma maior qualidade de vida para você e sua família caso opte por escolher outro país para viver.


Graças a essa conquista, seus descendentes também poderão morar ou estudar fora do país, ter mais agilidade durante viagens e viverem com a indescritível vantagem de serem cidadãos europeus.


Vivenciei essas diferenças após reconhecer a minha cidadania italiana e morar na Alemanha e espero que você também tenha a oportunidade de viver essa experiência.

Ter acesso a produtos com qualidade superior e menor preço, viver em um local com maior segurança e infraestrutura e receber um salário que pode te proporcionar conforto também são diferenciais a serem considerados.


Se você possui o sonho de reconhecer a cidadania italiana, é importante se atentar também à importância de saber falar italiano para enfrentar possíveis barreiras durante a jornada. Recentemente escrevi um artigo falando sobre imersão no idioma italiano, você pode começar a aprender e colocar em prática desde já, antes mesmo de estar na Itália. Você pode ler o artigo clicando aqui.


Espero que o meu texto tenha inspirado você a correr atrás dos seus sonhos e buscar reconhecer a tão sonhada cidadania italiana e, com ela, mudar sua vida.


Me conte nos comentários qual o principal benefício da cidadania italiana na sua opinião e se você já tem a cidadania italiana reconhecida ou se ainda é um sonho a ser realizado.


Arrivederci!

9.607 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page