top of page
  • Silvano Formentin

A Itália em números | Turismo e arte

Conheça números sobre o turismo na Itália e suas belas cidades


Fiquei tão animado com o artigo anterior que resolvi continuar conhecendo a Itália através de seus números. Caso você não tenha lido o primeiro artigo ainda, pode acessar ele clicando aqui e descobrir comigo algumas curiosidades gerais sobre bem-estar e cultura italiana de uma forma diferente.


Teto da Capela Sistina

Para continuar nessa jornada através dos números, resolvi buscar informações acerca de outros aspectos da Itália que chamam a atenção do mundo todo e movimentam o turismo do país: a história e a arte!


A Itália concentra em seu pequeno território cerca de 75% do patrimônio artístico mundial, distribuído por toda a península.


Com muitos séculos de história, a Itália é considerada o berço da civilização ocidental, dada a sua relevância cultural e histórica. O período entre os séculos XIV e XVI é conhecido como Renascimento e na Itália foi um momento de grandes realizações.


Foi um período de muita riqueza científica, filosófica e artística. A literatura, pintura, música, arquitetura e escultura são campos expressivos da época, com obras que encantam até os dias de hoje.


Durante a Renascença Italiana houve o surgimento de importantes nomes como Maquiavel, Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo e Rafael Sanzio, considerados gênios italianos, que se destacaram em diversas áreas.


Santa Ceia de Leonardo da Vinci

A Itália foi moldada durante centenas de anos de arte, história e cultura abundante, o que resultou em um país tão cheio de tesouros, com diversos monumentos e locais classificados como Patrimônio Mundial.


A Itália e a China são os países com maior número de lugares que fazem parte da Lista de Patrimônio da Humanidade protegidos pela UNESCO, com 55 registros cada um. Inclusive, já falei sobre 2 destes locais em um artigo aqui do blog, clique aqui para conhecer.


No Bel Paese, 50 destes patrimônios tratam-se de bens culturais, sendo apenas 5 locais classificados como bens naturais. Existem ainda mais 41 lugares candidatos para entrar na lista!


Toda essa riqueza artística e histórica atrai milhares de pessoas ao país, que buscam conhecer a cultura italiana através do turismo. A Itália é o quinto país mais visitado do mundo, tendo recebido 62,1 milhões de turistas em 2019.


Em quarto local da lista temos a China com 62,9 milhões de visitantes, em terceiro os EUA com 79,6 milhões e turistas, em segundo a Espanha com 82,7 milhões e o país com o maior número de visitantes é a França, com incríveis 89,4 turistas em 2019.


A cidade de Roma é a capital do país e é o destino turístico mais popular da Itália, sendo a 16ª cidade mais visitada do mundo. Com 10,1 milhões de turistas em 2019, é a 3ª cidade mais visitada na União Europeia, perdendo apenas para Londres e Paris.


O local mais visitado da Itália é o Coliseu, em Roma, com 7,5 milhões de visitantes em 2019, sendo um dos monumentos da já citada lista de Patrimônios Mundiais, com sua construção datada de 80 d.C e capacidade para 75.000 visitantes.





Em segundo lugar, está a Galeria degli Uffizi, em Florença, que concentra uma rica coleção de obras do Renascimento, com 4,4 milhões de visitantes. Na galeria é possível prestigiar obras de artistas como Caravaggio, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Andrea Mantegna, Ticiano, Parmigianino, Peter Paul Rubens, Rembrandt, e Sandro Botticelli.


Em terceiro lugar, com 3,9 milhões de viajantes, temos um destino turístico impressionante, a cidade de Pompeia, com sua área arqueológica constituída por ruínas da antiga cidade, atingida pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C.


Muitos viajantes também buscam a Itália pelo turismo religioso, interessados em visitar locais sagrados e de importância histórica.


Como é um país muito ligado à fé, cerca de 75% da população italiana é católica e a nação concentra o maior número de paróquias do mundo, com 25.610 em todo seu território.


Existem inúmeros destinos de peregrinação na Itália. Dentro do território italiano, o principal destino religioso é o Vaticano, sede da Igreja Católica, sendo esse o menor Estado soberano do mundo, com área territorial de 44 hectares e população de apenas 618 pessoas.


desenho aereo da area ocupada pelo vaticano

O Vaticano fica no coração de Roma, tem o Papa como a autoridade máxima e reúne fé, história e arte de uma forma única.


No Vaticano está localizado o mais importante templo católico, a Basílica de São Pedro. Ela possui 23 mil metros quadrados, tem capacidade para até 60 mil fiéis e atrai cerca de 5 milhões de turistas anualmente.


A Basílica de São Pedro reúne admiráveis obras de arte, como a famosa escultura Pietá, e se destaca pela beleza arquitetônica, com sua cúpula projetada por Michelangelo.


Pieta de Michelangelo

Também no Vaticano, outro local muito visitado são os Museus Vaticanos, um conglomerado de diversos museus onde é possível visitar também a belíssima Capela Sistina.


A capela recebe até 20 mil visitantes diários, com exceção desse período em que estamos vivendo a pandemia da Covid-19. É famosa por sua arquitetura e por ser decorada por pinturas dos maiores artistas da Renascença.


Falando em arte, outro importante setor artístico de destaque é o cinema italiano, que é apreciado em todo o planeta. A Itália é o país mais premiado com o Oscar de filme estrangeiro, com 14 premiações e 28 indicações.


A moda italiana também tem grande relevância! A prestigiada Semana de Moda de Milão acontece semestralmente na cidade, que é considerada uma das capitais mundiais da moda e sede de renomadas grifes de luxo, como Gucci, Dolce & Gabbana, Versace, Valentino, Prada e Armani.


Como pudemos ver, existem muitas razões para os turistas, sejam eles estrangeiros ou da própria Itália, visitarem o Bel Paese e conhecerem sua arte, cultura e história. Imagino que você também já está pensando no que espera visitar por lá.


missa na basilica de sao pedro vaticano

Conhecer todos esses números italianos me deixou muito feliz! Ao admirar sua cultura pude me sentir um pouquinho mais perto da bela Itália.


Me conte nos comentários o que você achou de poder conhecer mais esses números da Itália e que outras curiosidades você gostaria de conhecer.

416 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page