• Silvano Formentin

As delícias da culinária Veneziana

Além dos monumentos históricos e os festivais marcantes, Veneza também é muito lembrada pela sua incrível culinária!

Que Veneza é repleta de monumentos históricos, paisagens belíssimas e uma cultura incrível, você já deve ter percebido por alguns artigos aqui do blog... Agora, tem uma questão que contribui para elevar ainda mais o status dessa cidade como um dos melhores destinos turísticos do mundo!

Eu estou falando da culinária, das delícias típicas de Veneza que, é claro, são inesquecíveis... afinal, se trata de comida italiana, não é mesmo?


Na artigo de hoje, eu vou te mostrar os 5 pratos típicos mais famosos de Veneza, e mostrar as principais delicias que traduzem todo o requinte e tradição da culinária veneziana. Vem comigo!


1- Bigoli in salsa

Nada mais é do que um prato de massa com molho delicioso! Estamos falando de culinária italiana, então, é claro que não poderia faltar uma bela pasta nessa lista, não é mesmo?


Bigoli é uma especialidade preparada em toda a região do Vêneto. É uma massa acompanhada com um molho que pode, muitas vezes, ser feito de carne ou peixe.


O temperado com peixe, à base de cebola e anchovas, é muito típico no Natal. Os bigoli são feitos com farinha de trigo e têm uma espessura de cerca de 2 milímetros. A massa ganha uma consistência firme e o molho é bem cremoso.


2- Risi e bisi


Um dos pratos mais consumidos pelos venezianos nativos é o risi e bisi! Esse é um prato super tradicional e pode se apresentar com muitas variações. Ele não é nem um risoto, nem uma sopa: é uma mistura entre os dois e é uma delícia!


Esse era o prato servido aos Doges, consumidos todo dia 25 de abril em homenagem à festa de San Marco, padroeiro de Veneza. O arroz – em italiano, risi, era estritamente de Veronese, e as ervilhas, as bisi, eram de Lumignano, na província de Vicenza.


Por isso, o típico Risi e Bisi é feito com arroz Veronese e com as ervilhas de Colognola ai Colli, ou com as de Baone da região de Pádua. A receita é simples e até mesmo patenteada!


Sua patente foi solicitada em 2013 pelo município de Scorzè, e está registrada na Câmara de Comércio de Veneza! O resultado final é um equilíbrio cremoso e saboroso de arroz com ervilhas... Incrível para um dia de inverno, concorda?


3- Fegato alla Veneziana

Este é um dos pratos típicos de Veneza mais famosos da Itália, e é MUITO tradicional e amado pelos locais. Conhecido também como fígado à veneziana, é uma receita bem rápida de ser feita e é muito saborosa, já que leva em seu preparo a deliciosa caramelização da cebola que, durante o cozimento, acaba ficando adocicada.


O contraste de sabor entre o sabor forte do fígado e o doce da cebola, é uma combinação de sucesso! O fígado utilizado é o de porco, mas o prato também pode ser feito com fígado bovino. A carne é cortada em tiras de tamanho médio e cozida juntamente com a cebola branca, estritamente de Chioggia, cortada em rodelas finas.


Na Roma antiga, este prato era combinado com figos, que também servia para amenizar o gosto ferroso do fígado, mas o jeito típico de preparo é com cebolas refogadas. O modo de preparo deste prato pode variar, mas além do fígado e da cebola ele geralmente leva azeite, manteiga, salsinha e pode ser servido junto com polenta!


4- Moeches

Agora, uma opção para quem adora frutos do mar... e não vê problema em gastar um pouquinho a mais em uma refeição que eu só posso descrever como LUXUOSA! Você já ouviu falar dos moches?


Bom, moches são pequenos caranguejos, típicos das lagoas de Veneza, que só podem ser consumidos duas vezes por anos, durante os primeiros dias quentes da primavera e os últimos do outono, pois nesta época esse pequeno caranguejo perde a carapaça e fica mole. Moech, no dialeto Veneziano significa muito mole. Ele é considerado uma das comidas mais caras encontradas em Veneza e seu preço pode chegar a 90 euros por quilo! O modo de preparo das Moeches, é bem simples e prático, pois cada porção de Moeche é passada em dois ovos batidos e empanadas em farinha de trigo, como se fosse à milanesa! disso, eles são servidos junto com polenta. Uma delícia, não é?


5- Fritole

Bom, depois de todas essas delícias... chegou a hora da sobremesa, não é mesmo?


Nesse quesito, Veneza também não fica para trás, pois é o lar do delicioso fritole, também conhecidos como fritola veneziana! Essa é uma massa doce frita, muito vendida durante a época do carnaval de Veneza. Esse doce típico Veneziano, é considerada uma das receitas mais antigas já encontradas em documentos que documentavam e citavam a gastronomia, lá pelo século XIV.


É um prato típico do Carnaval Veneziano e seus fabricantes eram chamados de Fritoleri. Por ser uma receita antiga e muitos ingredientes serem escassos na época, a massa era feita de forma simples e com ingredientes simples, era usado fermento de cerveja, leite ou água, farinha, açúcar granulado, ovos, passas e pinhões.


Ao longo do tempo, esta massa passou a levar a adição de frutas, principalmente maçãs, pois isto deixava a massa mais macia.


Muitos anos depois, esse delicioso doce segue sendo um símbolo da cidade... Então, se você for ao carnaval de Veneza não deixe de experimentar essa guloseima!


Veneza: A cidade dos encantos gastronômicos


Se tem algo nesse mundo que o italiano domina é a arte de comer bem e, obviamente, isso se reflete em sua maneira de cozinhar, o que se tornou um símbolo da paixão dos italianos pela boa comida.


Dessa forma, a culinária de Veneza é uma mistura de receitas históricas, preparadas para Doges e outros membros da nobreza, e receitas que aproveitam os ingredientes locais.


Desde pratos chiques até os mais simples, existem pratos típicos da cidade capaz de agradar os mais diferentes paladares. Me conte nos comentários qual desses 5 pratos você mais ficou com vontade de provar!


Lembre-se, é claro, de cadastrar seu e-mail no campo abaixo do artigo, caso ainda não tenha feito isso! Dessa forma, você será notificado quando uma novidade surgir por aqui!


Arrivederci!

171 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo