top of page
  • Silvano Formentin

Onde comer em Florença?

Conheça um espaço recheado com a melhor gastronomia de Florença!

Eu tenho certeza que você, mesmo sem conhecer muito sobre a culinária de Firenze já deve imaginar que ela é repleta de delícias, não é mesmo? Afinal, estamos falando da principal cidade da Toscana, região conhecida mundialmente pelos vinhos, pães, azeites...


Na artigo de hoje, além de te mostrar os principais alimentos e pratos que compõem a culinária típica de Florença, eu vou te contar tudo sobre um local muito interessante, onde você pode se deliciar com essas comidas ao mesmo tempo em que visita um espaço histórico e muito importante para a cidade!


Estou falando do Mercado Central de Firenze! Assim como os mercados públicos das capitais do Brasil, o Mercato Centrale nada mais é do que um grande espaço de comércio de iguarias florentinas, um espaço de mais de 3 mil metros quadrados dedicados à gastronomia com certeza merece ser visitado, e eu vou te contar tudo sobre ele agora! Vem comigo!


Onde comer em Florença: O mercado central

Interior do mercado central de Florença

A história do Mercato Centrale começa no ano de 1865, quando a capital do reino da Itália foi transferida de Torino para Florença. Por esse motivo, Firenze se tornou uma cidade muito mais importante e visitada, e em decorrência disso, várias reformas foram feitas no centro da cidade.


O objetivo, é claro, era melhorar a estrutura da cidade de um modo geral, para receber melhoras as instituições do governo e suas respectivas autoridades.


O Mercato Vecchio, antigo mercado de Florença, datado do século 16, foi demolido na segunda metade do século 19 para abrir caminho para a Piazza della Repubblica, e assim surgiu a necessidade de um novo mercado, que fosse coberto.


Para isso, um quarteirão inteiro conhecido como “Camaldoli di San Lorenzo”, que ficava nos arredores da Basílica de San Lorenzo e no quadrilátero entre dell’Ariento via, via Panicale, Via Clara e Santo Antônio, foi demolido e então surgiu o novo mercado municipal.


O escolhido para ser responsável pelo projeto foi o arquiteto Giuseppe Mengoni, que também projetou a belíssima galeria Vittorio Emanuele II, em Milão! Giuseppe se inspirou no mercado central de Florença, e trouxe para a obra materiais altamente inovadores para a época: ferro e vidro.


Em 1870 a construção começou, e em 1874, com a Exposição Mundial da horticultura, o Mercato Centrale di Firenze foi inaugurado. Ele só começou a ser utilizado, de fato, dois anos depois, com mais de 500 comerciantes!


Em 1881, a organização interna do mercado mudou completamente, o que acabou gerando uma diminuição considerável do número de vendedores e, a longo do tempo, isso acarretou a decadência do mercado.


Com o objetivo de restituir aos cidadãos um dos lugares mais significativos da cidade, o mercado central de Florença foi reformado e, hoje em dia, é um dos espaços gastronômicos mais bacanas e movimentados de Florença!


Fachada do mercado central de Florença

Ao passear pelo mercado atualmente, você pode encontrar restaurantes, pizzarias, cervejarias, padarias, cafeterias, livrarias, sorveterias, açougues, bancas de frutas, verduras, legumes, especiarias, queijos, peixes, frutos do mar, massas, chocolates, vinhos, e até mesmo uma escola de culinária!


O mercado está disposto em 2 andares: o térreo, com cara de mercado de rua, que concentra as bancas de frutas, verduras, legumes, especiarias, queijos, salames, peixes, frutos do mar, vinhos, carnes e algumas poucas opções de sanduíches e comida pronta bem econômicos.


Ali, na área de carnes é possível observar que os florentinos assim como todos os toscanos, comem muita carne de caça como javali, veado, lebre, coelho, faisão e ainda várias aves, como pomba.


Essa é a parte mais tradicional do mercado, mas não se engane: o segundo andar representa toda a modernidade da cozinha italiana, unindo ela à toda a tradição tão respeitada por toda a Itália!


Em 23 de abril de 2014 esse novo espaço foi aberto: um andar no Mercato Centrale, símbolo de boa gastronomia e vinho da toscana, com 3000 metros de superfície, 500 lugares, e 12 lojas dedicadas à gastronomia artesanal.


Todos os comerciantes dali passaram por uma seleção rigorosa, onde precisaram representar suas habilidades na culinária típica, desde às comidas de rua, até a massa, pão e pizza!


Além disso, eles também tiveram que aceitar uma rigorosa disciplina que, além de garantir a excelência da comida, reforça a necessidade de passar ao cliente a história, os conhecimentos e a tradição da culinária florentina.


Nesse andar você encontra um restaurante à la carte, uma pizzaria, uma escola de vinhos, uma enoteca, confeitaria, uma gelateria, uma padaria, uma queijaria, uma salumeria – que vende presuntos e embutidos, uma peixaria, que ainda serve peixe e frutos do mar fritos, uma quitanda de comida natural, e muito mais em um ambiente que combina a estrutura de mercado do século XIX com o extraordinário projeto de design.


Além da qualidade dos alimentos, o objetivo do mercado atualmente é oferecer uma rica variedade de serviços – cozinhas escola, escola de vinhos, livraria, banco, e até um serviço de entrega que ajudou muito o Mercato Centrale de Florença a se modernizar e se tornar um centro de atração em todas as horas e para todos os gostos.


Isso tudo significa que você pode comprar, degustar, saborear e ainda melhor, pode descobrir, ouvir, ler, falar e ser informado sobre a cultura gastronômica local!


Bom, acho que você já conseguiu perceber como esse é o local certo para se deliciar com as comidas mais típicas de Firenze, não é mesmo? Então, vamos agora descobrir quais são essas delícias que encantam os florentinos e os turistas já há muitos anos!


A culinária de Florença


A comida de Firenze é simples e abundante, baseada na produção local, com queijos quentes e carnes grelhadas. Os florentinos também são conhecidos por apreciar os grãos, geralmente juntos do azeite e da sálvia.


No coração da cozinha florentina, existem quatro ingredientes básicos: o pão, que é simples, sem sal, bem assado com uma crosta crocante e macio por dentro, o azeite de oliva extra-virgem, as carnes grelhadas, assadas ou cozidas ao vinho, como javali, veados e coelhos e, finalmente, o vinho em si.


Uma das entradas mais típicas de Firenze se chama Affettati Misti, e nada mais é do que uma tábua de carnes defumadas, como salames e presuntos, acompanhadas de pão. Os embutidos são muito apreciados por toda a toscana, e no mercato centrale de firenze, é muito comum ver as pessoas apreciando uma tábua com as mais diversas iguarias desse tipo.


No primeiro andar do mercado, além de degustar essas delícias, você pode também encontrar diversas lojas de embutidos e levar alguns para casa!


Outra comida muito típica das ruas de Firenze é o Lampredotto! Esse é um daqueles pratos folclóricos históricos da época medieval de Florença.


Os florentinos e os turistas parecem divididos quando se trata deste prato de comida de rua: alguns amam, alguns odeiam. Isso porque ele é um sanduíche feito com tripa finamente fatiada, ou seja, o intestino que foi fervido em caldo, temperado e servido em um prato ou em um sanduíche. Você pode pedir com molho vermelho picante ou molho de ervas verdes, ou até mesmo com pão molhado e um pouco de molho.


Essa comida é facilmente encontrada com vendedores ambulantes pela cidade, e no mercado central de Florença, você pode saborear um no segundo andar!


Outro lanche típico de rua em Firenze que você pode encontrar no segundo andar do mercado é o Tramezzino, uma espécie de sanduíche de formato triangular, feito com pão branco e sem casca com recheio de embutidos variados e queijos.


Seguindo adiante, um dos mais belos pratos principais de Firenze é a Bistecca alla Fiorentina, ou Bife Florentino. Trata-se de um grande pedaço carne bovina, feita no fogo, grelhada por fora e rosado por dentro, temperado com sal, pimenta, um toque de limão e tradicionalmente cozido sobre castanhas assadas para garantir um sabor defumado!


Mas atenção: não peça ao chef para cozinhar o bife ao seu gosto. Você não gostaria de ofender o chef ou a tradição florentina, já que o bife florentino é feito com a carne mal-passada, e somente dessa forma.


Esse é um excelente prato para compartilhar com um amigo, porque é o pedaço de carne é realmente muito grande.


Seu preço é por quilo, o que é indicado no cardápio, e é costume que o garçom traga a carne crua para a mesa antes que o cozinheiro a prepare, para que você possa admirar e aprovar o pedaço que está prestes a comer!


Na hora da sobremesa, é claro, não poderíamos deixar de falar do amado gelato. Obviamente, a Itália é famosa pelo sorvete, mas Florença, em particular, tem alguns dos melhor gelatos do país!


Além disso, a cidade possui a tradição do gelato artesanal, bem como combinações de sabores interessantes, feitos à mão. Ao procurar um bom gelato em Firenze, evite os vendedores que você vê nas ruas, tentando atrair turistas com montanhas de gelato colorido brilhante e artificial!


Os melhores e mais intensos sabores estão nas produções mais caseiras, com ingredientes naturais e de qualidade. Não se preocupe: no Mercato Centrale de Firenze você vai encontrar excelente opções de gelaterias para se deliciar com esse doce que encanta a todos!


Visitação


Bom, aposto que você está com um pouco de fome agora, não é mesmo? Ou então já está imaginando qual dessas delícias vai experimentar primeiro ao visitar Firenze e o Mercato Centrale!


Ele está localizado entre a Via dell'Ariento, Via Sant'Antonino, Via Panicale e Piazza del Mercato Centrale, ou seja, bem no coração de Firenze, numa área do centro histórico repleta de tradicionais restaurantes, bodegas e lojas de produtos de artesanato.


Este é um passeio altamente recomendado! Os turistas podem apreciar e conhecer um pouco sobre os costumes locais e escolher um dos diversos estabelecimentos para degustar os pratos toscanos numa divertida atmosfera tipicamente fiorentina.


Me conte aqui nos comentários qual dessas delícias encontradas no mercado central você mais ficou com vontade de experimentar! Lembre-se também de cadastrar seu e-mail no campo abaixo do artigo para ser notificado quando uma novidade aparecer por aqui!


Arrivederci!

2.893 visualizações20 comentários

Posts recentes

Ver tudo

20 則留言


mariolim
2023年5月05日

O seu blog e muito especial! Ja me sinto "viajando" pelas cidades da Itália, falando o italiano e "vivendo um pouco de tudo que nos e mostrado aqui. Obrigda pelo que ensinas e como ensinas. Bravo Professore Silvano Formentin! grazie! Arrrivederci, amici!

按讚

Izaura Oliveira
Izaura Oliveira
2023年4月24日

Com certeza experimentarei a tábua de frios, amo queijo, e também o gelato de pelo menos 3 sabores.

按讚

grcenina55
2022年12月04日

Fiquei com água na boca! Que maravilha de culinária! Obrigada! É um grande sonho conhecer esse país das maravilhas.

按讚

lucidiascunha
2022年11月22日

Adorei, suas aulas Professor Silvano, essa matéria então, excelente, fiquei babando, só em olhar os deliciosos pratos. Parabéns pela matéria.

Pretendo concluir o Curso completo de Italiano, mas no momento, estou sem tempo.

按讚

jomnsbravatti
jomnsbravatti
2022年11月21日

Gostei de tudo. Estive em Firenze mas não conheci o Mercato. Quem sabe eu retorno.

按讚
bottom of page