top of page
  • Silvano Formentin

Comidas “italianas” que na verdade são brasileiras!

Conheça aqui quais são as comidas “tipicamente italianas”, mas que na verdade, surgiram no Brasil!

Os imigrantes italianos trouxeram para o Brasil muito da sua cultura – e isso inclui a comida! São diversas receitas que já foram incorporadas no cardápio dos brasileiros, e algumas até adaptadas com alguns ingredientes diferentes.


A verdade é que, em alguns pratos, essas adaptações foram tão longe que em nada se assemelham ao que é encontrado na Itália. Inclusive, existem algumas receitas que com certeza você acha que são tipicamente italianas, mas nem ao menos existem no país da bota!


Veja agora quais são esses pratos “tipicamente” italianos, mas que na verdade são invenções brasileiras:


1- Pizza de pepperoni


Um dos sabores de pizza mais conhecidos no Brasil é o de pepperoni! Mas, na verdade, essa combinação veio da América do Norte, e não da Itália. “Peperone”, em italiano, significa pimentão. O salaminho apimentado como conhecemos, é uma invenção ítalo-americana, ou seja, foi criada pelos imigrantes italianos dos Estados Unidos.

Se você deseja comer uma pizza semelhante à nossa pizza de pepperoni brasileira enquanto estiver na Itália, pode pedir pelo sabor “al salamino” ou “pizza diavola”.


Além disso, não pense que as infinitas variedades de pizza encontradas aqui no Brasil, também existem por lá. Os italianos dão mais valor à massa e ao molho, por isso, não produzem pizzas com sabores extravagantes como estrogonofe, frango com catupiry, chocolate, e outras combinações encontradas pelo Brasil.


2- Espaguete à bolonhesa


Esse prato é um clássico das cantinas italianas pelo Brasil e pelo mundo – menos na Itália. Em primeiro lugar, esse prato típico da região da Bolonha jamais é servido com macarrão do tipo espaguete.

Por lá, eles acreditam muito na combinação perfeita entre molho e massa, por isso, o prato é servido com uma massa mais achatada, geralmente o tagliatelle.


Além disso, molho é na verdade chamado de ragu, e seu preparo é bem mais complexo. Ele leva carne de boi e porco misturadas, o molho de tomate tipicamente italiano, e é temperado com louro, para depois ficar cozinhando por aproximadamente quatro horas! O preparo é bem diferente, o que faz o sabor também ser!


3- Bife à parmegiana

Prato de bife à parmegiana

Esse prato tão amado pelos brasileiros, não veio de Parma, como o nome pode sugerir. Na verdade, a versão que conhecemos aqui no Brasil, feita com bife de carne de frango ou boi, sequer existe na Itália!


Por lá, o que existe e o chamado “parmigiana” que na verdade não leva nada de carne: é feito com beringela! Um prato italiano mais parecido com o nosso parmegiana é o “carne alla pizzaiola”, um bife servido com molho de tomate.




4- Palha Italiana

Para completar, uma sobremesa que leva “italiana” no nome, mas que na verdade é 100% brasileira! A receita leva biscoito crocante misturado com brigadeiro – e é claro, brigadeiro é uma invenção brasileira, e não existe na Itália.


O doce leva esse nome pois foi inspirado no salaminho de chocolate italiano, também feito com bolachas crocantes, mas que no lugar do brigadeiro leva uma espécie de ganache de chocolate. Além disso, os salaminhos são geralmente recheados, podendo levar nozes, pistache e frutas secas.


Mesmo não vindo diretamente da Itália, essas receitas com certeza carregam a belíssima culinária do país da bota como inspiração! Afinal, se tem um país cuja gastronomia é incrível, esse país é a Itália, não é mesmo?


O Brasil, é claro, não fica para trás, e a mistura dessas duas terras acabaram gerando os pratos que vimos nesse post. Qual deles é o seu preferido? Qual você ficou mais surpreso(a) de saber que não veio da Itália? Me conte tudo nos comentários!


Lembre-se também de cadastrar o seu e-mail no campo logo abaixo do artigo. Eu estou sempre pesquisando curiosidades e trazendo informações sobre a cultura e a história italiana aqui no blog, e dessa forma eu posso te avisar cada vez que uma novidade surgir por aqui!


Arrivederci!

24.797 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page