• Silvano Formentin

A mais famosa escadaria de Roma

O cenário de igreja, fonte e degraus da popular Piazza di Spagna


Roma é um destaque turístico mundial por ser um patrimônio histórico-cultural e suas obras primas espalhadas pela cidade comprovam essa fama e fazem jus ao título. A Cidade Eterna possui mais de duas mil fontes d’água por sua extensão e centenas de praças públicas.

Nas praças é onde o povo se encontra, e sua presença está no cotidiano dos moradores e visitantes da cidade. É um local popular que faz parte do costume dos romanos, que as frequentam mesmo que seja apenas para colocar a conversa em dia.

Certamente, o hábito ainda é conservado até os dias atuais, e um local de destaque é a Piazza di Spagna, uma das mais notáveis praças italianas. A praça tem um papel muito importante, pois é um local em que os italianos costumam frequentar há séculos para socializarem entre si.

A Piazza di Spagna, ou “Praça da Espanha”, é uma das praças mais conhecidas da capital italiana e está situada em uma das melhores regiões, localizada na elegante rua conhecida como Via dei Condotti. Essa parte da cidade é considerada uma excelente região para fazer compras.

A praça também é paralela com a Via Frattina e a Via del Babuino, onde é possível encontrar diversos palácios dos séculos XVII e XVIII.

O nome da praça foi modificado ao longo da história, antigamente a Piazza di Spagna era chamada de Piazza di Francia. A igreja que se encontra no alto do morro, Trinità dei Monti, foi construída entre os anos de 1502 a 1519 pelo rei francês Luigi XII. Em 1620, a Espanha instalou a sede de sua Embaixada na praça, o Palazzo di Spagna.

Desde o início do século XVII até os dias atuais, é lá que reside o Embaixador da Espanha na Itália. A restauração mais recente da escadaria foi em 1995 e da praça, em 2015.


A escadaria é a atração principal da Piazza di Spagna e possui 135 degraus. Foi inaugurada por intermédio do Papa Bento XIII em ocasião do Jubileu de 1725, no intuito de ligar a Igreja Trinità dei Monti, que fica no alto do monte, à praça.

As escadas foram projetadas por Alessandro Specchi e Francesco DeSanctis, representando uma típica obra barroca. Antes de sua construção, a escadaria rendeu diversas discussões sobre sua inclinação e a necessidade de urbanizar a região para ligar a igreja à praça.

Assim, DeSanctis contribuiu com a solução final: criarem a imponente escadaria que seria o elo entre o ambiente superior – a Igreja Trinità dei Monte – e a praça situada morro abaixo.

Há uma belíssima fonte logo na descida das escadarias, a Fontana della Barcaccia. Essa fonte foi esculpida em mármore e nela há água potável para consumo, como em diversas outras fontes espalhadas nas praças de Roma.

Os escultores dessa fonte foram Pietro Bernini e seu filho, Gian Lorenzo, grandes referências artísticas do período barroco. A obra foi encomendada pelo Papa Urbano VIII e realizada inicialmente por Pietro e, posteriormente, seu filho Gian Lorenzo a finalizou, em 1629.

Nota-se que, além da obra possuir uma riqueza de detalhes e simbologia, ela também é um grande feito de engenharia hidráulica para a época em que foi construída, visto que é uma fonte de água pura.

Repleta de significados e simbolismos, os italianos tem a Piazza di Spagna como um espaço público e lá é proibido o tráfego de veículos.

Muitas produções cinematográficas já utilizaram o local como cenário, como no caso do filme “A Princesa e o Plebeu”, estrelado por Audrey Hepburn e Gregory Peck, em 1953 .

Na época da primavera, as escadarias da Piazza tradicionalmente recebem cerca de 600 vasos de azaleias durante 30 dias. As cores chamativas das flores contrastam com o ambiente, chamando ainda mais a atenção para o ponto turístico.

Quando a floração termina, os vasos são recolhidos e devolvidos ao Parque de San Sisto, onde são cultivadas até o ano seguinte na mesma época, para a mesma finalidade.

Na frente da igreja Trinità dei Monti está o Obelisco Salutiano, obelisco romano que imita os tradicionais egípcios. Esse monumento copia as inscrições do Obelisco Flamínio, que hoje enfeita a Piazza del Popolo.

Os mercadinhos de Natal são tradicionais na Itália e ocorrem em várias cidades. Em Roma, na Piazza di Spagna, eles também enfeitam a praça na época natalina, tornando o ambiente ainda mais acolhedor e especial.

Nas proximidades do local é possível acessar locais tão incríveis quanto a praça. Caminhando cerca de 500 metros é possível chegar na Igreja de Santa Maria da Conceição, ou Santa Maria della Concezione dei Cappuccini.

Construída entre os anos de 1626 e 1631, a igreja é conhecida por abrigar um dos mais macabros tesouros de Roma. O seu interior está decorado por criptas que mostram os ossos de mais de quatro mil irmãos capuchinhos mortos no período de 1528 a 1870, expostos decorativamente.

Ainda próximo à Piazza di Spagna há a famosa Fontana di Trevi, a quase 600 metros de distância. Já escrevi sobre essa magnífica fonte em outro artigo do blog, que você pode ler clicando aqui.

A Piazza Colonna também é um ponto turístico próximo da Piazza di Spagna. Nesta praça, um espaço público em forma retangular dá luz a grandes edifícios, dentre os quais há o Palazzo Chigi, que hoje é a sede do Governo Italiano.

Caminhando pela Via del Babuino, o turista pode chegar na Piazza del Popolo, outro ponto famoso da cidade que também já mencionei aqui no blog e você pode ler sobre essa praça clicando aqui.

Esse foi um breve resumo sobre a Piazza di Spagna, fascinante cenário romano de inúmeras experiências e possibilidades, que a faz ser um dos ambientes mais procurados pelos turistas e mais frequentados pelos italianos.

Deixe seu e-mail no campo logo abaixo do artigo e não perca as postagens do blog! Você receberá as novidades, dicas e conteúdos gratuitos, semanalmente!

Me conte nos comentários qual é a principal atração que você deseja conhecer na Itália e qual outro local você gostaria de ler sobre aqui no blog.

Ci vediamo!

337 visualizações2 comentários

NUNCA MAIS PERCA UMA POSTAGEM!

Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades, além de dicas e aulas gratuitas!

Siga-me também nas redes sociais

  • Instagram

© 2019, Silvano Formentin

  • Ícone preto do Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Ícone preto do Instagram